Grupos de trabalhadores acometidos por LER/DORT: relato de experiência

Worker´s groups affected by RSI/ WRMSD: report of experience

Camilla de Paula Zavarizzi Regina Mituyo Matsuo de Carvalho Maria do Carmo Baracho de Alencar Sobre os autores

Resumo

Objetivo

O presente artigo teve como objetivo apresentar as experiências de intervenções interdisciplinares em grupos com pacientes acometidos por LER/DORT e atendidos em um CRST do município de São Paulo.

Método

Trata-se de um relato de experiência de atendimentos em grupo, durante o período de fevereiro a novembro 2017. Os sujeitos acometidos por LER/DORT eram convidados a participar de grupos com enfoques terapêuticos e educativos, fechados e que ocorriam semanalmente. Houve o registro descritivo de cada encontro e os registros foram posteriormente analisados.

Resultados

No período ocorreram 8 grupos com 4 encontros cada e houve participação de 8 trabalhadores em cada grupo, com um total de 67 participantes. Os temas abordados foram: representações sociais sobre o trabalho, a saúde, a doença etc.; saúde e segurança no trabalho e formas de prevenção; LER/DORT e a organização no trabalho; orientação postural, repercussões do adoecimento no cotidiano e formas de ressignificação. A abordagem grupal permitiu que os trabalhadores compartilhassem seus anseios e medos de retornar ao trabalho, além de proporcionar trocas de experiências acerca das dificuldades frente às restrições físicas, incapacidades e vivências de sofrimento.

Conclusão

As abordagens grupais possibilitam a criação de estratégias coletivas que potencializam o enfrentamento das dificuldades e favorecem ressignificações das vivências e do sofrimento.

Palavras-chave:
Transtornos Traumáticos Cumulativos; Saúde do Trabalhador; Reabilitação

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br