Resumo
Introdução Partindo de uma concepção plural da adolescência e da necessidade de ampliar os espaços de escuta das pessoas que vivenciam esse processo, observa-se sinalizações da literatura sobre a necessidade de que estudos considerem o lugar de fala da população adolescente a respeito da saúde mental e da adoção de metodologias que a considerem na produção de conhecimento sobre si.
Objetivo Identificar as compreensões de adolescentes estudantes de ensino médio sobre saúde mental.
Método Pesquisa qualitativa, realizada junto a 15 adolescentes estudantes de ensino médio, que utilizou do método criativo de elucidação gráfica para a produção dos dados. Os adolescentes escolheram elementos presentes em suas vidas para representar suas perspectivas sobre saúde mental.
Resultados Os participantes abordaram a saúde mental de forma ampla, relacionada à sensação de bem-estar, às possibilidades de se relacionar e ter uma rede de apoio, bem como a realização de atividades significativas e prazerosas.
Conclusão Os resultados reforçam a necessidade de um conceito ampliado de saúde mental, contextualizado com as necessidades, desejos, experiências, cultura e história dos sujeitos. Além disso, destacam a importância do investimento em estratégias de pesquisa que garantam o lugar de fala de adolescentes.
Palavras-chave:
Adolescente; Saúde Mental; Metodologia; Criatividade; Visualização de Dados