Resumo
Introdução O ritmo acelerado da vida de hoje coloca as profissões de promoção de saúde em uma posição desafiadora, especialmente à luz de uma definição mais ampla de saúde. Investigadores tentaram definir o papel e o constante desenvolvimento da profissão de terapia ocupacional. Na Geórgia, onde a profissão de terapia ocupacional ainda está em desenvolvimento, alinhar a educação às necessidades da sociedade local é crucial para seu crescimento e impacto. Estudiosos tentaram definir o papel em desenvolvimento da terapia ocupacional, mas há poucas pesquisas que examinam como a formação profissional prepara profissionais para os desafios emergentes do seu contexto. Reconhecer o impacto de vários fatores na educação ajuda a profissão a tornar-se mais adaptável ao contexto local.
Objectivo Como o programa de formação em terapia ocupacional prepara os profissionais para as necessidades da comunidade no contexto da sociedade georgiana?
Métodos O programa educacional local de terapia ocupacional foi analisado por meio de pesquisa-ação crítico-participativa, a partir de uma perspectiva construtivista. Os métodos de ação e coleta de dados utilizados com diferentes membros da comunidade de aprendizagem foram: fotovoice, entrevistas semiestruturadas e World Café.
Resultados Três temas principais e quatro categorias surgiram dos dados coletados: 1. Aprender fazendo – pronto para o campo pediátrico a) Aprender fazendo – pronto para o mundo real b) Preparando praticantes de terapia ocupacional pediátrica 2. Tornar o aprendizado acessível aos alunos e apoiado pelos professores a) Falta de literatura acessível b) Apoio no campo e fora dele 3. Pertencer a uma comunidade profissional solidária.
Conclusão O processo de pesquisa-ação participativa levou à criação de um conhecimento compartilhado, que pode ser um ponto de partida para currículos e práticas de terapia ocupacional mais contextualmente relevantes. Esses achados contribuem para o desenvolvimento contínuo da educação em terapia ocupacional em contextos diversos, garantindo que os programas sejam responsivos às necessidades dos aprendizes e da prática profissional.
Palavras-chave:
Pesquisa-ação; Terapia Ocupacional; Educação
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