Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de independência no autocuidado da criança com Síndrome de Down e com cardiopatia congênita1 1 Este artigo foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado com parecer favorável, Protocolo nº 029858/2017.

Resumo

Introdução

O trabalho a ser realizado junto à criança Síndrome de Down (SD) com Cardiopatia Congênita (CC) deve ser efetivado por profissionais qualificados e deve proporcionar à criança condições para expandir suas capacidades, auxiliando-as a alcançar a independência nas atividades de autocuidado.

Objetivo

Delinear o perfil de independência nas atividades de autocuidado da criança SD que apresente CC na faixa etária de 3 a 7 anos e 6 meses e que receba acompanhamento ambulatorial em unidade de referência cardiológica na cidade de Belém, Pará, Brasil.

Método

Trata-se de um estudo quantitativo, do qual participaram 18 crianças, de gênero masculino e feminino, em acompanhamento no ambulatório de referência em cardiologia do estado do Pará. Para coleta de dados foram realizadas, junto aos pais/cuidadores, uma entrevista de informações pessoais e a parte I do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) referente às habilidades da criança para a as atividades de autocuidado.

Resultados

O estudo mostrou que as crianças com SD e CC apresentaram prejuízo na área de motricidade fina, o que interfere na realização de atividades como manuseio de fechos, abrir e fechar torneira, utilização de utensílios, entre outros.

Conclusão

Tanto a SD quanto a CC são condições que interferem no desenvolvimento de habilidades necessárias para a independência nas atividades de autocuidado. Dessa forma, o estudo demonstrou que o desempenho funcional nas atividades de autocuidado das crianças estudadas é inferior ao de crianças com desenvolvimento típico.

Palavras-chave:
Síndrome de Down; Cardiopatias; Autonomia; Autocuidado; Ambulatório

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br