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Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Volume: 28, Número: 3, Publicado: 2020
  • Occupational reconstructions: resources for social transformation in challenging times Editorial

    Frank, Gelya; Santos, Vagner dos
  • Aproximações às práticas da terapia ocupacional e sua relação com alguns princípios éticos dos direitos humanos Artículo Original

    Riquelme, Paulina Lara; Beltrán, Leidy Lagos; Nuñez, Cristian Valderrama

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo cujo objetivo foi analisar a relação entre as práticas da Terapia Ocupacional e três dos princípios éticos ou valores dos Direitos Humanos: autonomia, dignidade e igualdade, com base na experiência de terapeutas ocupacionais da cidade de Concepción, no Chile. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, com abordagem hermenêutica dialética. Onze terapeutas ocupacionais de ambos os sexos participaram do estudo, os quais trabalham no campo da saúde, educação e justiça. As informações foram produzidas por entrevistas semiestruturadas para duas delas e em um grupo de discussão no qual participaram nove terapeutas ocupacionais. As categorias foram analisadas por meio da análise do discurso. Os principais resultados indicam que os facilitadores para materializar os princípios éticos dos direitos humanos estão na intencionalidade e no desenvolvimento incipiente da consciência ocupacional no nível disciplinar. A maior dificuldade encontra-se nas condições materiais e simbólicas geradas pelo modelo capitalista neoliberal nas práticas institucionais. O desafio é promover a associatividade entre os atores envolvidos nos processos de intervenção, bem como promover o resgate de valores coletivos em práticas disciplinares.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta los principales resultados de un estudio cuyo objetivo fue analizar la relación entre las prácticas de Terapia Ocupacional y tres de los principios éticos o valores de los Derechos Humanos: autonomía, dignidad e igualdad, a partir de la experiencia de los y las terapeutas ocupacionales de la ciudad de Concepción en Chile. La metodología de investigación utilizada es cualitativa, con un enfoque hermenéutico dialéctico. Participaron en el estudio once terapeutas ocupacionales de ambos sexos. Los cuales se desempeñan en el ámbito de la salud, educación y justicia. La información se produjo realizando entrevistas semiestructuradas a dos de ellos, y en un grupo de discusión en el cual participaron nueve terapeutas ocupacionales. Las categorías se analizaron a través de análisis del discurso. Los resultados principales indican que los facilitadores para materializar los principios éticos de los derechos humanos se encuentran en la intencionalidad y el desarrollo incipiente de la conciencia ocupacional a nivel disciplinar. La mayor dificultad se encuentra en las condiciones materiales y simbólicas que genera el modelo capitalista neoliberal en los espacios institucionales de prácticas. El desafío es promover la asociatividad entre los actores involucrados en los procesos de intervención, así como fomentar el rescate de valores colectivos en las prácticas disciplinares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents the main results of a study whose objective was to analyze the relationship between Occupational Therapy practices and three of the ethical principles or values ​​of Humans Rights: autonomy, dignity and equality, based on the experience of occupational therapists from the city of Concepción in Chile. The research methodology used is qualitative, with a dialectical hermeneutical approach. Eleven occupational therapists of both genders participated in the study. They work in the field of health, education and justice. The information was produced by semi-structured interviews to two of them, and in a discussion group in which nine occupational therapists participated. The categories were analyzed through discourse analysis. The main results indicate that the facilitators to materialize the ethical principles of human rights are in the intentionality and the incipient development of occupational awareness at the disciplinary level. The greatest difficulty is found in the material and symbolic conditions generated by the neoliberal capitalist model in institutional practices. The challenge is to promote the associativity among the actors involved in the intervention processes, as well as to promote the rescue of collective values in disciplinary practices.
  • Candangos: teoria da reconstrução ocupacional como uma ferramenta para a compreensão de problemas sociais e ações transformativas na utópica cidade de Brasília Artigo Original

    Santos, Vagner dos; Frank, Gelya; Mizue, Ana

    Resumo em Português:

    Resumo O ensino de uma agenda de transformação social nos cursos de terapia ocupacional nas universidades brasileiras é um projeto em andamento. Neste artigo: (1) introduzimos a teoria de Reconstrução Ocupacional; (2) contextualizamos a situação dos candangos – que são aqueles que construíram a utópica nova capital do Brasil, Brasília – com base na literatura; (3) descrevemos esforços para expandir a temática da inclusão social na Universidade de Brasília, Brasil; e (4) discutimos como a reconstrução ocupacional serviu de estrutura para o ensino, a pesquisa e a prática. A teoria de Reconstrução Ocupacional explica a transformação social como parte da filosofia e do conhecimento de base “ocupacional”. A teoria foi útil para orientar as experiências dos alunos e alcançar resultados de aprendizagem. Durante o curso, os alunos começaram a recontar suas próprias histórias, dialogando com seus familiares mais velhos para conhecer como os candangos lidavam com condições sociais problemáticas nos primeiros dias de Brasília. Eles foram desafiados a apresentar um caso de Reconstrução Ocupacional em forma de literatura de cordel – um livreto impresso de baixo custo; assim, movendo as histórias dos candangos para a esfera pública. O artigo conclui com uma reflexão crítica sobre as vantagens, limitações e possíveis aplicações futuras em currículos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Teaching an occupational therapy agenda of social transformation in Brazilian universities is an ongoing project. In this article we (1) Introduce the theory of occupational reconstructions; (2) Contextualize the candangos ’ – those who built the country’s new utopian Brazilian capital, Brasília - situation based on published literature; (3) Describe reforms to expand social inclusion at University of Brasília, Brazil; and (4) Discuss how occupational reconstruction served as a frame for teaching, research and practice. Occupational reconstruction theory explains social transformation as part of the philosophy and knowledge base of ‘occupation’. The theory was useful to guide the students’ experiences and reach learning outcomes. During the course, students began by recounting their histories while also contacting their elders to find out how the candangos dealt with problematic social conditions in Brasília’s early days. They were challenged to present a case of the occupational reconstruction as an example of literatura de cordel – a low-budget printed booklet ; thus, moving the candangos’ stories into the public sphere. The paper concludes with a critical reflection on the advantages, limitations, and possible future applications of the curriculum.
  • A interface das práticas de terapeutas ocupacionais com os atributos da atenção primária à saúde Artigo Original

    Silva, Rodrigo Alves dos Santos; Oliver, Fátima Corrêa

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução O diálogo específico da terapia ocupacional com a Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta fragilidades, o que requer compreensão em profundidade. Objetivo Identificar e analisar as práticas de terapeutas ocupacionais na APS e sua interface com os atributos essenciais e derivados desse nível assistencial. Método Pesquisa de métodos mistos (sequencial explanatória) por meio de três fases: Fase 1 – coleta de dados quantitativos e qualitativos por uma Internet Surveys com 105 terapeutas ocupacionais da APS; a Fase 2 – abordagem qualitativa a partir da Teoria Fundamentada em Dados, por meio de entrevistas e observações da prática com oito profissionais, oriundas da primeira fase; Fase 3 – discussão e análise dos resultados. Resultados Fase 1 – 93,3% das participantes foram mulheres, a maioria de capitais e regiões metropolitanas e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Quanto à orientação das suas práticas pelos atributos, foram identificados: atenção ao primeiro contato (92,3%), longitudinalidade (84,7%), integralidade (95,2%), coordenação do cuidado (83,8%), orientação familiar (90,4%), orientação comunitária (76,1%) e competência cultural (60,9%). Fase 2 – oito terapeutas ocupacionais do NASF-AB, de capitais e regiões metropolitanas do sudeste e nordeste, informaram o processo de trabalho na APS e sua análise indicou as seguintes categorias: características e fundamentação da prática, terapia ocupacional no apoio clínico e pedagógico e desafios da prática. Conclusão Foi possível constatar que as práticas de terapeutas ocupacionais fazem interface com os atributos da APS, o que indica sua pertinência e inserção nesse nível assistencial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The specific dialogue of occupational therapy with Primary Health Care (APS) has weaknesses, which requires in-depth understanding. Objective To identify and analyze the practices of occupational therapists in APS and its interface with the essential and derived attributes of this level of care. Method Research of mixed methods (explanatory sequential) through three phases: Phase 1 - a collection of quantitative and qualitative data by an Internet Surveys with 105 occupational therapists from APS; Phase 2 - qualitative approach starting the Grounded Theory, through interviews and observations of the practice with 8 professionals from the first phase; Phase 3 - Discussion and analyzing of results. Results Phase 1 - 93.3% of the participants were women, mostly from state capitals and metropolitan regions, and from the Extended Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Regarding the orientation of their practices by APS attributes, the following results were identified: first contact attention (92.3%), longitudinality (84.7%), completeness (95.2%), care coordination (83.8%), family orientation (90.4%), community orientation (76.1%) and cultural competence (60.9%). Phase 2 - Eight NASF-AB occupational therapists from southeastern and northeastern capitals and metropolitan regions reported the work process in APS and their analysis indicated the following categories: practice characteristics and rationale, occupational therapy in clinical and pedagogical support, and challenges of practice. Conclusion It was possible to verify that the occupational therapists’ practices interface with the APS attributes, which indicates their relevance and insertion in this level of care.
  • A saúde mental infantojuvenil sob a ótica de gestores da Atenção Básica à Saúde: possibilidades e desafios Artigo Original

    Lourenço, Mariana Santos De Giorgio; Matsukura, Thelma Simões; Cid, Maria Fernanda Barboza

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou identificar a compreensão de gestores de Unidades de Saúde da Família de municípios que não contam com CAPSij (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil), sobre saúde mental infantojuvenil, assim como a sua percepção sobre o entendimento que as equipes têm da saúde mental infantojuvenil. Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória de caráter qualitativo, aportada no referencial teórico das Políticas Públicas de Saúde, Saúde Mental, Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência e Atenção Básica (ABS). Participaram 21 profissionais da ABS, gestores de Unidades de Saúde da Família vinculadas a três municípios do Estado de São Paulo, de diferentes dimensões. Os participantes concederam entrevistas a partir de roteiros semiestruturados. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados indicaram, entre outros: (a) a crença dos participantes de que as experiências familiares, econômicas e sociais vivenciadas por crianças e adolescentes em seus contextos de vida têm impacto direto em sua saúde mental; (b) a não identificação de casos de saúde mental infantojuvenil pelos gestores das Unidades participantes; (c) a percepção divergente dos gestores quanto à compreensão das equipes sobre saúde mental infantojuvenil. Com base nos resultados, sinaliza-se que o fortalecimento das estratégias de matriciamento e/ou formação continuada, se planejados de forma contextualizada em função dos territórios, podem ser efetivos para apoiar as ações de cuidado em saúde mental na ABS para aqueles municípios com menos recursos humanos e institucionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify the understanding of managers of family health units that do not count on CAPSij (Child and Youth Psychosocial Care Center), about child and adolescent mental health, and their perception of the understanding of the team about child and adolescent mental health. This is qualitative descriptive-exploratory research, based on the theoretical reference of Public Health Policies, Mental Health, Psychosocial Care for Children and Adolescents, and Primary Health Care (PHC). Twenty-one Primary Care professionals participated, who were managers of Family Health Units linked to three municipalities in the State of São Paulo, of different dimensions. Participants were interviewed based on semi-structured scripts. The interviews were recorded, transcribed, and analyzed with a technique of the Collective Subject Discourse (CSD). Some of the results showed: (a) the belief of the participants that the family, economic and social experiences of children and adolescents in their life contexts directly affected their mental health; (b) the failure to identify cases of child and adolescent mental health by the managers of the participating units; (c) managers' divergent perception of the team's understanding of the child and adolescent mental health. Based on the results, it is suggested that if the strengthening of matriculation and/or continuing education strategies are planned in a contextualized way according to the territories can be effective to support mental health care actions in PHC for those municipalities with less human and institutional resources.
  • Sistematização dos procedimentos para a implementação da comunicação alternativa e ampliada em uma UTI geral Artigo Original

    Coelho, Patrícia Santos de Oliveira; Valle, Kelly do; Carmo, Gabriela Pereira do; Santos, Thainá Rodrigues de Melo dos; Nascimento, Janaína Santos; Pelosi, Miryam Bonadiu

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Descrever os procedimentos que antecederam a intervenção da terapia ocupacional em pacientes com dificuldades comunicativas internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método Pesquisa-ação realizada em uma UTI de um hospital de referência na cidade do Rio de Janeiro, no período de junho a dezembro de 2018, com pacientes com restrição de comunicação verbal, profissionais de saúde e familiares. Os instrumentos utilizados foram: 1) avaliação da condição clínica e a biografia do paciente; 2) registro sobre informações básicas à beira do leito; 3) protocolo de avaliação de habilidades comunicativas; 4) avaliação do perfil ocupacional do sujeito apoiada em um conjunto de pranchas de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA); e 5) escala de satisfação do paciente aplicada antes e após a intervenção. Resultados Dentre os procedimentos, destacaram-se as ações que antecederam a entrada do profissional na unidade e o delineamento de etapas que foram iniciadas com a busca ativa; a preparação do material e os cuidados necessários; o uso do protocolo de avaliação e as habilidades comunicativas; a avaliação do perfil ocupacional; a oferta e o treino do kit básico de pranchas de CAA; a avaliação da satisfação do paciente em relação à sua habilidade comunicativa; o registro no prontuário e a orientação aos familiares e profissionais de saúde. Conclusão Os dados mostraram que há uma série de procedimentos que antecedem a introdução da CAA e que devem ser consideradas e valorizadas pelo terapeuta ocupacional no favorecimento do gerenciamento da comunicação do paciente com restrição verbal em UTI.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To describe the procedures before the intervention of occupational therapy with patients having communicative difficulties and hospitalized in an Intensive Care Unit (ICU). Method Action research performed at an ICU of a reference hospital in the city of Rio de Janeiro, from June to December of 2018 in patients with restricted verbal communication, health professionals, and family members. We used the following instruments: 1) assessment form of the patient's clinical condition and biography; 2) registration of basic information at the bedside; 3) communication skills assessment protocol; 4) assessment of the patient's occupational profile supported by a set of Alternative and Extended Communication (AEC) boards; 5) patient satisfaction scale applied before and after the intervention. Results Among the procedures, we highlight the actions before the entry of the professional in the unit and the outline of steps that were started with the active search; the preparation of the material and the necessary care; the use of the assessment protocol and communicative skills in the hospital context; occupational profile assessment; the offering and training of the basic AEC board kit; the assessment of patient satisfaction regarding their communicative ability; the registration in the medical record and guidance to family members and health professionals. Conclusion The data showed that previous factors of the AEC should be considered and valued by the occupational therapist in favor of the management of communication of the patient with verbal restriction in the ICU.
  • Das modificações, os porquês e os significados das ocupações após a cirurgia cardíaca Artigo Original

    Maia, Emily Farias; Ventura, Tarciana Martins da Silva; Falcão, Luiz Fábio Magno; Souza, Airle Miranda de; Corrêa, Victor Augusto Cavaleiro

    Resumo em Português:

    Resumo As ocupações são ações realizadas durante a vida, que possuem forma, propósito e significado. O fato de ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca, assim como ao processo de pós-operatório, pode influenciar no engajamento dessas ocupações. A fim de investigar essa questão, o estudo buscou compreender como se apresentam as ocupações de pessoas no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, ancorada na Ciência Ocupacional, sendo realizada em uma unidade de assistência em fisioterapia e terapia ocupacional, tendo como participantes 25 pessoas que se encontravam no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Os resultados revelaram alterações em relação à forma, no propósito e significado das ocupações. Houve o seu afastamento ou modificação, seguidos da insatisfação quanto à sua realização, assim como a necessidade de se engajar em ocupações significativas. A pesquisa contribuiu para a construção de conhecimento científico sobre as ocupações de pessoas no pós-operatório cardíaco, destacando que esse processo é único e pode repercutir de diversas formas nas ocupações. Assim, ressalta-se sobre a importância da terapia ocupacional dentro desse contexto por possibilitar uma visão ampliada dessas pessoas, nos seus aspectos físicos, psíquicos, sociais e também ocupacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Occupations are actions carried out during life, which have form, purpose, and meaning. Having undergone cardiac surgery as well as the post-operative process can influence the engagement of these occupations. To investigate this issue, the study sought to understand how the occupations of people in the postoperative period of cardiac surgery are presented. This is qualitative, descriptive research, anchored in Occupational Science, carried out in an assistance unit in Physiotherapy and Occupational Therapy, with participants as twenty-five people who were in the postoperative period of cardiac surgery. The results revealed changes in the form, purpose, and meaning of the occupations. There was withdrawal or modification of these, followed by dissatisfaction with their performance, as well as the need to engage in significant occupations. The research contributed to the construction of scientific knowledge about the occupations of people in the cardiac postoperative period, highlighting that this process is unique and can have repercussions in different ways on occupations. Thus, it is emphasized on the importance of Occupational Therapy within this context as it allows an expanded view of these people, in their physical, psychological, social, and also occupational aspects.
  • Interações entre mães e seus bebês prematuros durante o período de hospitalização Artículo Original

    Mira, Andrea; Bastías, Rodolfo

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Existem vários fatores relacionados ao aumento da suscetibilidade de prematuros ao desenvolvimento, tais como o efeito da imaturidade neurológica e a separação precoce de seus pais. A Organização Mundial de Saúde declara a necessidade de fortalecer o papel dos pais e proporcionar maiores espaços de interação. Objetivo O presente estudo busca conhecer como as mães vivem as primeiras interações com os seus bebês prematuros durante a internação. Método Para atender ao objetivo desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa com abordagem fenomenológica. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com 11 mães, as quais foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Resultados As Mães compartilharam informações sobre como experimentaram seus primeiros contatos com os bebês e a relevância que estavam dando a essas interações e, por outro lado, enfatizaram como o contexto poderia limitar esses espaços de relacionamento. Conclusão Neste estudo, foi possível demonstrar a necessidade das mães interagirem com seus bebês durante a internação, o que traria efeitos positivos para ambas, destacando a necessidade das equipes de saúde promoverem o cuidado centrado na família.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Introducción Hay varios factores que se relacionan con la mayor susceptibilidad de los infantes de pretérmino de presentar dificultades en su desarrollo, tales como el efecto de la inmadurez neurológica, y la temprana separación de sus padres. La Organización Mundial de la Salud plantea la necesidad de fortalecer el rol de los padres y brindar mayores espacios de interacción. Objetivo El presente estudio busca conocer cómo las madres viven las primeras interacciones entre ellas y sus bebés prematuros durante la hospitalización. Método Para poder responder al objetivo de esta investigación se utilizó una metodología cualitativa con un enfoque fenomenológico. La recolección de datos se hizo a través de entrevistas en profundidad a 11 madres, las cuales luego fueron analizadas a través de la técnica de Análisis de Contenido. Resultados Las madres nos compartieron información respecto a cómo vivenciaron ellas sus primeros contactos con sus bebés y la relevancia que le fueron dando a estas interacciones, y por otro lado, ellas enfatizaron en cómo el contexto podría limitar estos espacio de relación. Conclusion en este estudio se pudo evidenciar la necesidad de las madres de interactuar con sus bebés durante la hospitalización, lo que tendría efectos positivos para ambos, lo que remarca la necesidad de que los equipos de salud promuevan una atención centrada en la familia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Several factors are related to the increased susceptibility of preterm infants to develop difficulties in their development, such as the effect of neurological immaturity, and the early separation of their parents. World Health Organization raises the need to strengthen the role of parents and provide greater spaces for interaction. Objective The present study seeks to know how mothers live the first interactions between them and their premature babies during hospitalization. Method To meet the aim of this research, a qualitative methodology with a phenomenological approach was used. Data collection was done through in-depth interviews with 11 mothers, which were then analyzed through the Content Analysis technique. Results The Mothers shared information about how they experienced their first contacts with their babies and the relevance they were giving to these interactions, and on the other hand, they emphasized how the context could limit these relationship spaces. Conclusion In this study, it was possible to demonstrate the need for mothers to interact with their babies during hospitalization, which would have positive effects for both, highlighting the need for health teams to promote family-centered care.
  • Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação Artigo Original

    Valverde, Amanda Aguiar; Araújo, Clarice Ribeiro Soares; Magalhães, Lívia de Castro; Cardoso, Ana Amélia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi examinar as habilidades de integração visomotora e destreza manual em crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Estudo descritivo transversal com 22 crianças de 7 a 11 anos com TDC, avaliadas com o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration Sixth Edition (VMI). A amostra contou com 4 meninas e 18 meninos. Considerando o percentil 25 no VMI como ponto de corte, 12 crianças apresentaram desempenho abaixo da média no domínio integração visomotora, 13 no domínio visual e 19 no domínio de coordenação motora. Foi observada correlação significativa entre o percentil de destreza motora e o percentil total do MABC-2, mas não entre os escores do MABC-2 e os diferentes domínios avaliados com o VMI. Os resultados sugerem que é necessário e importante o uso combinado de testes para melhor avaliação das crianças com TDC, a fim de detectar suas possíveis dificuldades na integração visomotora e destreza manual e suas implicações no desempenho de tarefas funcionais das crianças no dia a dia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to examine the visual-motor integration and manual dexterity skills in children with Developmental Coordination Disorder (DCD). A cross-sectional descriptive study of 22 children aged 7 to 11 years old with DCD, assessed with the Brazilian version of the Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brazil), Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) and Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration Sixth Edition (VMI). Four girls and 18 boys participated. Considering the 25th percentile in VMI as the cutoff point, 12 children presented a below-average performance in the visual-motor integration domain, 13 in the visual domain, and 19 in the motor coordination domain. We observed a statistically significant correlation between the motor dexterity and the total MABC-2 percentiles, but not between the MABC-2 percentiles and the different domains evaluated with the VMI. The results suggest that the combined use of tests for better assessment of children with DCD is needed and important to detect their real difficulties in both visuomotor integration and manual dexterity and their implications on the performance of children's daily activities.
  • Descrição dos fatores que determinam a escolha das práticas clínicas dos estudantes de graduação em terapia ocupacional Artículo Original

    Cantero-Garlito, Pablo; Rodríguez-Hernández, Marta; López-Martín, Olga

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A realização de ensino prático nos contextos reais de trabalho supõe um dos aspectos-chave na organização, desenvolvimento e avaliação dos programas universitários, como o Curso de Graduação em Terapia Ocupacional. Além disso, permite adquirir habilidades pessoais e profissionais, favorecendo a integração da teoria com a prática, assim como a identidade profissional. Método Estudo descritivo transversal. 164 alunos do 2º, 3º e 4º anos do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Castilla-La Mancha foram avaliados por meio de questionário on-line, após o processo de alocação de recursos. Foi explorada a importância que os alunos do curso de graduação em Terapia Ocupacional atribuem aos recursos de aprendizagem na prática e foram identificados os fatores que determinam a escolha dos dispositivos nos quais eles realizaram sua formação prática. O recrutamento dos alunos foi realizado no ano letivo 2017-2018, sendo sua participação voluntária. Resultados Foram obtidas diferenças estatisticamente significantes, dependendo do ano acadêmico (2º, 3º e 4º), entre as variáveis ​​dependentes vinculadas à avaliação de práticas no currículo acadêmico: ajudam a resolver problemas práticos (p = 0,007) e ensinam habilidades interpessoais (p = 0,025). Mais da metade da amostra de estudantes pesquisados ​​(51,2%) indicou a proximidade do centro de prática à casa da família como o fator mais importante na seleção do dispositivo no qual eles realizaram o estágio prático. Conclusão Este trabalho contribui para a compreensão do impacto da tomada de decisão, além de facilitar a melhoria do processo por parte dos alunos, promovendo experiências em recursos práticos bem-sucedidos, bem como o desenvolvimento profissional satisfatório futuro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Introducción La realización de prácticas en los contextos reales de trabajo supone uno de los aspectos clave en la organización, desarrollo y evaluación de los programas universitarios, tales como el Grado en Terapia Ocupacional. Además, permiten adquirir habilidades personales y profesionales, favoreciendo la integración de la teoría con la práctica, así como la identidad profesional. Método Estudio descriptivo transversal. 164 estudiantes de 2º, 3º y 4º curso del Grado en Terapia Ocupacional de la Universidad de Castilla-La Mancha fueron evaluados mediante un cuestionario online, tras el proceso de asignación de recursos. Se exploró la importancia que los estudiantes del Grado en Terapia Ocupacional atribuyen a su aprendizaje en recursos de prácticas y se identificaron los factores que determinan la elección de los dispositivos en los que realizarán su formación práctica. El reclutamiento de los estudiantes se llevó a cabo en el curso 2017-2018, siendo su participación voluntaria. Resultados Se obtuvieron diferencias estadísticamente significativas en función del curso académico (2º, 3º y 4º) entre las variables dependientes vinculadas con la valoración de las prácticas en el currículum académico: ayudan a solucionar problemas prácticos (p= 0,007) y enseñan habilidades interpersonales (p = 0,025). Más de la mitad de la muestra de estudiantes encuestados (51,2%) señaló la cercanía del centro de prácticas a su domicilio familiar como el factor más importante a la hora de seleccionar el dispositivo en el que realizará su formación práctica. Conclusiones Este trabajo contribuye a comprender el impacto de la toma de decisiones, así como a facilitar la mejora de dicho proceso por parte de los estudiantes, promoviendo experiencias en recursos de prácticas que resulten exitosas, así como un futuro desarrollo profesional satisfactorio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Carrying out internships within a real work context is one of the key aspects for the organisation, development and evaluation of university programmes such as the Degree in Occupational Therapy. In addition, it allows acquiring personal and professional skills, favouring this way the integration between theory and practice as well as the sense of a professional identity. Method This is a cross-sectional descriptive study. 164 students of 2nd, 3rd and 4th year of the Degree in Occupational Therapy of the University of Castilla-La Mancha were assessed by an online questionnaire after the process of allocation of resources. We explored the importance that students of the Occupational Therapy Degree attribute to their learning in practice resources and identified the factors that determine the choice of devices in which they will carry out their practical training. The selection of students was made during the 2017-2018 academic year and all of them participated voluntarily. Results Statistically significant differences were obtained depending on the academic year (2nd, 3rd and 4th) among the dependent variables linked to the assessment of the internship in the academic curriculum: it helps to solve practical problems (p = 0.007) and teach interpersonal skills (p = 0.025). More than half of the sample of students surveyed (51.2%) pointed out the proximity of the internship centre to their family home as the most important factor when selecting the device in which place where they would carry out their practical training. Conclusions This work helps to understand the impact of decision making as well as to facilitate the improvement of this process for students, promoting experiences in practical resources that are successful as well as a satisfactory future professional development.
  • Identificação das tecnologias assistivas no esporte paralímpico: contribuições e barreiras1 Artigo Original

    Silva, Isabel Cristinna do Nascimento da; Alves, Ana Cristina de Jesus

    Resumo em Português:

    Resumo O esporte paralímpico diz respeito às modalidades de esportes que compõem os jogos paralímpicos, tendo adaptação nas regras, nos fundamentos e nas estruturas, tornando-se específicos para as pessoas com deficiências. O objetivo desta pesquisa foi apresentar as Tecnologias Assistivas (TA) utilizadas pelos paratletas, sua satisfação com estas e com o serviço prestado, além de identificar os principais quesitos para o bom uso de cada TA, relacionando barreiras e facilitadores para a prática do paraesporte. A pesquisa descritiva exploratória contou com 54 paratletas com deficiência física e sensorial, que responderam às Avaliação de Tecnologia Assistiva (ATD PA Br) e a Avaliação da Satisfação do Usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec QUEST B. Foram identificadas sete diferentes TA, as quais foram analisadas separadamente: cadeira de rodas manual, prótese, órtese, faixa para braço, palmilha, bola e raquete adaptadas. Dentre os itens considerados fundamentais para o bom uso do dispositivo, a segurança, o conforto e a eficácia foram citados em todas as TA. O dispositivo mais citado foi a cadeira de rodas: 43% dos paratletas se mostraram bastante satisfeitos com o dispositivo, e 54% insatisfeitos com o serviço prestado pela TA. Este estudo pôde identificar algumas Tecnologias Assistivas utilizadas no esporte paralímpico; concluiu-se que os itens considerados fundamentais ao uso da TA, assim como a satisfação do usuário e a assistência prestada, podem atuar como barreiras ou facilitadores à prática do paraesporte. Destaca-se que ainda são escassos os estudos que focam as Tecnologias Assistivas e o esporte paralímpico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Paralympic sport is the sport modalities that make up the Paralympic Games, applying adapted rules, specifics theories, and structures for people with disabilities. The objective of this research was to present the assistive technologies (AT) used by para-athletes, their satisfaction with AT devices and the services provided and, identify the main requirements for the good use of each AT and services, correlating barriers and facilitators for the practical of para-sports. The exploratory descriptive research consisted of 54 para-athletes with physical and sensory disabilities, who answered the Assistive Technology Device Predisposition Assessment (ATD PA-Br) and Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology QUEST B. Seven different AT were cited and analyzed singly: manual wheelchairs, prosthesis, bracing, arm strap, insole, ball, and racket adapted. Among the items considered fundamental for the good use of the device, the safety, the comfort, and effectiveness were cited in all AT devices. The most cited device was the wheelchair, 43% of the para-athletes were very satisfied with the device and 54% dissatisfied with the service provided to the AT. This study can identify some assistive technologies devices used in Paralympic sport and it is concluded that the items considered important to the use of AT, as well as user satisfaction and assistance provided, can either act as barriers or facilitators to the practice of parasport. It is noteworthy that there are still few studies that focus on assistive technologies and Paralympic sport.
  • O apoio matricial na rede de atenção às pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas Artigo Original

    Faria, Paula de Fátima Oliveira; Ferigato, Sabrina Helena; Lussi, Isabela Aparecida de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo tem como foco a relação entre os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas (CAPS AD) e à Atenção Básica por meio do Apoio Matricial. O objetivo do estudo foi identificar dificuldades e facilitadores do apoio matricial, com base na perspectiva dos profissionais matriciados e matriciadores, e analisar a dinâmica de trabalho destes profissionais pelo viés do Apoio Matricial. Optamos pela pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio da realização de dois grupos focais, um com os oito profissionais matriciadores dos CAPS AD e outro com os sete profissionais matriciados das UBS, participantes da pesquisa. Os dados foram analisados com base na técnica de análise temática que permitiu a identificação das categorias de análise: Dificuldades e facilitadores do processo de apoio matricial e Especificidades que permeiam as estratégias de cuidado com pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas. Os resultados apontam que os profissionais reconhecem que a metodologia do Apoio Matricial apresenta potencialidades ainda não alcançadas, mas em constante construção. Faz-se necessária uma ética de trabalho acolhedora, não estigmatizante e resolutiva, superando a lógica da especialização e da fragmentação das ações de saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study focuses on the relationship between the Centers for Psychosocial Care Alcohol and other drugs (CAPS AD) and Basic Care through the Matrix Support. The objective of the study was to identify difficulties and facilitators of the matrix support, based on the perspective of the professionals who receive the matrix support and the professionals who offer the matrix support and analyze the work dynamics of these professionals through the Matrix Support bias. We opted for qualitative research. Data collection took place through two focus groups. One group had eight CAPS AD professionals who offer the matrix support and the other had seven UBS (basic healthcare units) professionals who receive the matrix support. The data were analyzed using the thematic analysis technique that allowed the identification of the analysis categories: Difficulties and facilitators of the matrix support and Specificities that permeate care strategies of alcohol and drug problematic users. The results indicate that the professionals recognize that the Matrix Support methodology presents potential not yet achieved but in constant construction. A warm, non-stigmatizing, and resolutive work ethic is necessary, overcoming the logic of specialization and the fragmentation of mental health actions.
  • Situação ocupacional e recursos sociais das mulheres idosas em situação de dependência assistidas por um serviço de apoio domiciliar nas zonas rurais Artículo Original

    Prieto-Bueno, Juana María; Cantero-Garlito, Pablo A.

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A situação ocupacional das mulheres idosas pode gerar a necessidade de cuidados específicos. Objetivo O objetivo deste trabalho é analisar a situação ocupacional e os recursos sociais das mulheres idosas dependentes atendidas por um serviço de apoio domiciliar nas zonas rurais. Metodologia Foi utilizado um desenho qualitativo transversal e exploratório. Uma amostragem de conveniência foi realizada. Foram utilizadas entrevistas em profundidade para obter as narrativas de 10 mulheres idosas dependentes. As entrevistas foram gravadas para posterior transcrição e análise. A análise discursiva das informações narrativas foi realizada por meio de processos de codificação aberta, axial e seletiva e pelo método de comparação constante. Foi utilizado o software de análise qualitativa Atlas.ti. Resultados Quatro temas emergiram das narrativas dos participantes: 1) limitações para a realização de atividades instrumentais da vida diária e apoios informais; 2) restrições à participação social, lazer e tempo livre; 3) dificuldades decorrentes de problemas de saúde e 4) o peso dos valores e crenças no seu cotidiano. Conclusão As mulheres idosas nas zonas rurais têm limitações quando se trata de realizar algumas atividades instrumentais da vida cotidiana, especialmente as que estão mais estreitamente relacionadas com a mobilidade, a participação social e as atividades de lazer. Destaca-se a necessidade de implementar políticas públicas para cuidar das pessoas em suas casas e espaços comunitários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Introducción La situación ocupacional de las mujeres mayores puede generar la necesidad de cuidados específicos. Objetivo El objetivo de este trabajo es analizar la situación ocupacional y los recursos sociales de las mujeres mayores dependientes atendidas por un Servicio de Ayuda a Domicilio en el ámbito rural. Metodología Se utilizó un diseño cualitativo transversal y exploratorio. Se realizó un muestreo por propósito. A través de entrevistas en profundidad se obtuvieron las narrativas de 10 mujeres mayores en situación de dependencia. Las entrevistas fueron grabadas para su posterior transcripción y análisis. Se realizó un análisis del discurso de la información narrativa mediante los procesos de codificación abierta, axial y selectiva y el método de comparación constante. Se utilizó el software de análisis cualitativo Atlas.ti. Resultados A partir de las narrativas de las participantes emergieron cuatro temas: 1) las limitaciones para la realización de las actividades instrumentales de la vida diaria y los apoyos informales; 2) las restricciones en la participación social, ocio y tiempo libre; 3) las dificultades derivadas de los problemas de salud y, 4) el peso de los valores y creencias en su vida cotidiana. Conclusion Las mujeres mayores en el ámbito rural tienen limitaciones a la hora de realizar algunas actividades instrumentales de la vida diaria, especialmente aquellas que guardan una más estrecha relación con la movilidad, y las actividades de participación social y de ocio. Se pone de manifiesto la necesidad de poner en marcha políticas públicas de atención a las personas en sus domicilios y espacios comunitarios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The occupational situation of older women may generate the need for specific care. Objective The aim of this work is to analyse the occupational situation and social resources of dependent elderly women assisted by a Home Help Service in rural areas. Methodology A cross-sectional and exploratory qualitative design was used. A purposive sampling was carried out. In-depth interviews were used to obtain the narratives of 10 dependent older women. The interviews were recorded for later transcription and analysis. A discourse analysis of the narrative information was carried out using open, axial and selective coding processes and the constant comparison method. The qualitative analysis software Atlas.ti was used. Results Four themes emerged from the narratives of the participants: 1) limitations for the performance of instrumental activities of daily life and informal supports; 2) restrictions on social participation, leisure and free time; 3) difficulties arising from health problems and 4) the weight of values and beliefs in their daily lives. Conclusion Older women in rural areas have limitations when carrying out some instrumental activities of daily life, especially those more closely related to mobility, and social participation and leisure activities. The need to implement public policies to care for people in their homes and community spaces is highlighted.
  • A ocupação e a atividade humana em terapia ocupacional: revisão de escopo na literatura nacional Artigo De Revisão

    Figueiredo, Mirela de Oliveira; Gomes, Laysla Demonari; Silva, Carla Regina; Martinez, Claudia Maria Simões

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução As ocupações e as atividades humanas são temas centrais nos estudos e intervenções da terapia ocupacional no Brasil, embora não exista um consenso nos usos desses termos no país. Objetivo Esta pesquisa objetivou analisar parte da produção científica nacional da terapia ocupacional em relação ao uso dos termos ocupação e atividade. Método Foi realizada uma revisão de escopo da literatura entre 1980 e 2017, na biblioteca SciELO.br e nos periódicos nacionais da área de terapia ocupacional, utilizando a palavra-chave “terapia ocupacional” associada às palavras “atividade”, “ocupação” e “desempenho ocupacional”. A amostra foi composta por 155 artigos, sendo o primeiro publicado em 2002. Resultados As publicações se relacionam a oito campos ou áreas de atuação da terapia ocupacional e abordam 95 temas diferentes. O termo atividade foi utilizado em 128 artigos; ocupação e atividade em 22; e apenas 5 utilizaram ocupação. O termo atividade foi definido como instrumento da profissão ou relacionado à ação dos sujeitos. Já o termo ocupação foi definido como fundamental para a organização da vida humana, considerando que as atividades fazem parte das ocupações humanas. Em relação às perspectivas teóricas, os estudos que utilizaram a “atividade” apresentam várias teorias ou construções teóricas e metodológicas. Já os que adotaram “ocupação” e “atividade e ocupação” referenciam modelos teóricos específicos. Conclusão Com esta revisão, verificou-se que os termos apresentam significados e perspectivas teóricas que acompanham a pluralidade intrínseca à profissão e são pautados em construções socio-históricas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Human occupations and activities are central themes in occupational therapy studies and interventions in Brazil, although there is no consensus on the use of these terms in the country. Objective This research aimed to analyze part of the national scientific production of occupational therapy about the use of the terms of occupation and activity. Method A scoping review of the literature was carried out between 1980 and 2017, using SciELO.br and the Brazilian journals of occupational therapy, using the keyword 'occupational therapy' associated with the words 'activity', 'occupation', and 'occupational performance'. The sample consisted of 155 articles, the first one being published in 2002. Results The publications relate to eight fields or areas of occupational therapy and cover 95 different topics. The term “activity” was used in 128 articles, in 22 “occupation and activity” and only 5 used “occupation”. The term “activity” was defined as an instrument of the profession or related to the action of the subjects. The term “occupation” was defined as fundamental for the organization of human life considering that the activities are part of human occupations. Regarding the theoretical perspectives, the studies that used the “activity” present several theories or theoretical and methodological constructions. Those who have adopted “occupation” and “activity and occupation” refer to specific theoretical models. Conclusion With this review, we verified that the terms present theoretical meanings and perspectives that accompany the plurality intrinsic to the profession and are based on historical partner constructions.
  • Terapia ocupacional e medidas socioeducativas: uma revisão de literatura Atualização De Literatura

    Kobi, Elisa Cardoso; Machado, Marina Vilaça Cavallari; Monzeli, Gustavo Artur

    Resumo em Português:

    Resumo Adolescência e juventude têm sido temas de interesse crescente por parte da terapia ocupacional e, especificamente, a relação deste ciclo de vida com os atos infracionais tem aparecido mais recentemente nas práticas e nas pesquisas de terapeutas ocupacionais brasileiros. O presente artigo é uma revisão de literatura realizada em cinco bases de dados utilizando os termos “terapia ocupacional”, “medidas socioeducativas”, “medidas socioeducadoras” e “socioeducação”. Foram encontradas 22 produções científicas, sendo que quatro dessas foram analisadas de acordo com os critérios de inclusão e de exclusão. Em todos os textos selecionados foram abordados temas relacionados à adolescência e à juventude, vulnerabilidade, histórico das medidas socioeducativas e questões sobre o cotidiano dos jovens em conflito com a lei. Os conceitos e concepções dos temas abordados variam de acordo com a linha teórica dos autores e há a necessidade de mais trabalhos científicos serem produzidos sobre o tema. A terapia ocupacional é uma profissão que pode contribuir com o trabalho a ser desenvolvido com os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, seja em ações individuais, grupais e/ou na gestão dos serviços disponibilizados para o atendimento dessa população.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Adolescence and youth have been topics of growing interest in Occupational Therapy, and specifically, the relation of this life cycle to the infraction acts has appeared more recently in the practices and research of Brazilian occupational therapists. This article is a literature review carried out in five databases using the terms “occupational therapy”, “socio-educative measures”, “socio-educational measures” and “socio-education”. This research found 22 scientific productions, but only four were analyzed according to the inclusion and exclusion criteria. In all selected texts, topics related to adolescence and youth were discussed, vulnerability, history of socio-educational measures, and questions about the daily life of young people in conflict with the law. The concepts and conceptions of the topics covered vary according to the theoretical line of the authors and there is a need for more scientific works being produced on the theme. Occupational Therapy is a profession that can contribute to the work to be developed with young people in compliance with socio-educational measures, in individual procedures, group actions, and/or in the management of the services available for the care of this population.
  • Fatores relacionados à eficiência da propulsão em cadeira de rodas manual de usuários com paraplegia devido à lesão medular Artigo De Revisão

    Curi, Haidar Tafner; Lima, Jaqueline de; Ferretti, Eliana Chaves

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Indivíduos com paraplegia devido à lesão medular (LM) realizam propulsão de cadeira de rodas manual (CRM), a fim de promover mobilidade funcional para realização das atividades cotidianas. No entanto, a ineficiência da propulsão causada pela inadequada configuração da CRM, assim como dores e lesões nos membros superiores (MMSS), pode resultar na diminuição da mobilidade do usuário. Objetivo Por meio da metodologia da revisão integrativa, buscou-se identificar e avaliar fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM. Método Foram selecionados estudos indexados na PubMed, LILACS e SciELO sobre a biomecânica da propulsão de usuários de CRM com paraplegia devido à LM, entre os anos de 2008 e 2018. Resultados Dentre os 10 estudos incluídos na revisão, dois foram classificados como nível III-2 e oito como nível IV de evidência. Foram identificados como fatores relacionados à eficiência da propulsão: os momentos não propulsivos; a velocidade dos MMSS na fase de recuperação; a posição da mão no período de liberação; o tamanho do encosto; a manutenção do peso corporal; o nível de atividade diária e a força de adutores de ombro; a intensidade da propulsão; a orientação dos MMSS; e o tempo de LM. Conclusão As evidências sobre ciclo e padrões de propulsão, configurações de CRM, características do usuário e dores e lesões nos MMSS demonstraram ser fatores relacionados à eficiência da propulsão em CRM de usuários com paraplegia devido à LM.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Individuals with paraplegia due to spinal cord injury (SCI) perform manual wheelchair (MWC) propulsion to promote functional mobility to perform daily activities. However, the inefficiency of propulsion caused by inadequate MWC setting, as well as pain and upper limb injury (UL), can result in decreased user mobility. Objective Through the methodology of the integrative review, sought to identify and evaluate factors related to propulsion efficiency in MWC of users with paraplegia due to SCI. Method We selected indexed studies in PubMed, LILACS, and SciELO on the biomechanics of the propulsion of users with paraplegia due to SCI between 2008 and 2018. Results Among the 10 studies included in the review, two studies were classified as level III-2 and eight as level IV evidence. Factors related to propulsion efficiency were identified as: non-propulsive moments; the speed of the UL in the recovery phase; the position of the hand in the release period; the size of the backrest; maintaining body weight; the level of daily activity and shoulder adduction strength; the intensity of the propulsion; the orientation of the UL and the SCI time. Conclusion Evidence regarding the cycle and propulsion patterns, MWC settings, user characteristics, and pain and injury in the UL proved to be factors related to propulsion efficiency in MWC of users with SCI paraplegia.
  • Nível de atividade física auto-informado em escolares que realizam educação física: uma revisão sistemática Revisión

    López-Gil, José Francisco; Caetano, Cristiano Israel; Sentone, Rafael Gomes; Cavichiolli, Fernando Renato; Lucas, Juan Luis Yuste

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A falta de atividade física, junto com o consumo inadequado de alimentos, tem sido um dos tópicos mais presentes em investigações sobre mortalidade e doenças crônicas não transmissíveis. Por isso, conhecer o nível de atividade física em escolares ostenta grande importância, posto que é possível empregar ações para diminuir os níveis alarmantes de sedentarismo, especialmente nas aulas de Educação Física. Objetivo Examinar sistematicamente o nível de atividade física auto-informado em crianças em idade escolar não isentos da participação em sessões de Educação Física. Método Revisão sistemática de estudos transversais que determinam o nível de atividade física auto-informado mediante o questionário PAQ-C. Resultados Identificou-se 23 artigos mediante a busca em cinco bases de dados distintas, entre 2014 e 2019. Para seleção dos artigos foi considerado o tipo de estudo e o lugar de realização, faixa etária analisada, assim como os não participantes de Educação Física. Conclusão A maioria dos estudos analisados mostraram níveis insuficientes de atividade física, não obstante, é necessário levar em consideração a realização de novas investigações relacionadas com o nível de atividade física auto-informado, para diagnosticar com maior precisão a realidade de crianças em idade escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Introducción La falta de actividad física, junto con el consumo inadecuado de alimentos, ha sido uno de los tópicos más presentes en la investigación sobre mortalidad y las enfermedades crónicas no transmisibles. Por ello, conocer el nivel de actividad física en escolares ostenta gran importancia, puesto que podrían desplegarse acciones para disminuir los alarmantes niveles de sedentarismo, especialmente desde la asignatura de Educación Física. Objetivo Examinar sistemáticamente el nivel de actividad física autoinformado en escolares no exentos de la participación en las sesiones de Educación Física. Método Revisión sistemática de estudios transversales que determinaron el nivel de actividad física autoinformado a través del cuestionario PAQ-C. Resultados Se identificaron 23 artículos mediante la búsqueda en cinco bases de datos distintas, entre 2014 y 2019. Para la selección de los artículos, fue preciso considerar el tipo de estudio y lugar de realización, la fase etaria analizada, así como la no participación en las sesiones de Educación Física. Conclusiones La mayoría de estudios analizados señalan unos niveles insuficientes de la misma; no obstante, resulta necesario llevar a cabo más investigaciones relacionadas con el nivel de actividad física autoinformado, para diagnosticar con mayor precisión la realidad de los niños en edad escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The lack of physical activity, together with inadequate food consumption, has been one of the most present topics in research on mortality and chronic non-communicable diseases. Therefore, knowing the level of physical activity in schoolchildren is of great importance, since actions could be deployed to reduce the alarming levels of sedentary life, especially from the subject of Physical Education. Objective To systematically examine the level of self-reported physical activity in schoolchildren not exempt from participation in Physical Education sessions. Method A systematic review of cross-sectional studies that determined the level of self-reported PAQ-C questionnaire. Results Twenty-three articles were identified by searching five different databases between 2014 and 2019. For the selection of the articles, it was necessary to consider the type of study and location, the age phase analyzed, as well as the non-participation in the Physical Education sessions. Conclusion Most of the studies analyzed indicate insufficient levels of physical activity; however, it is necessary to carry out more research related to the level of self-reported physical activity, enabling to diagnose with greater precision the reality of school-age children.
  • Atividades, mundo comum e formas de vida: contribuições do pensamento de Hannah Arendt para a terapia ocupacional Artigo De Reflexão/ensaio

    Lima, Elizabeth Maria Freire de Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo No campo da terapia ocupacional, as atividades – que se atualizam na ação e no fazer das gentes – são abordadas com base em múltiplas óticas: como recurso, instrumento, ferramenta ou objeto de estudo. Este texto buscará pensar as atividades na terapia ocupacional com base em uma perspectiva ontológica, isto é, como elemento constitutivo da vida dos seres humanos. Do ponto de vista ontológico, as ações e os fazeres constituem o seres humanos na medida em que, por meio delas, as gentes criam e recriam as relações que estabelecem entre si, o mundo em que vivem juntas e uma multiplicidade de formas de vida, ao mesmo tempo em que perseveram na existência, perpetuando a vida que atravessa seus corpos. Considerando as atividades com base em uma perspectiva ontológica, apresentaremos o pensamento de Hannah Arendt e o seu conceito de ação, buscando um diálogo com a terapia ocupacional. Arendt colocou a vida ativa no centro de sua reflexão, privilegiando a política e a coexistência entre os seres humanos em sua pluralidade. Para a autora, a liberdade, exercida e experimentada no mundo comum e na esfera pública, garante a existência de seres singulares que, por meio do pensamento, da palavra e da ação vivas, exercem uma ética na forma de cuidado com o mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Occupational Therapy, activities - which take shape in actions and doings - are approached from multiple perspectives: as a resource, instrument, tool, or object of study. This text will try to think about activities in occupational therapy from an ontological perspective, as a constitutive element of human life. From the ontological point of view, actions and doings constitute human beings: through them, people create and recreate the relationships they establish among themselves, the world in which they live together, a multiplicity of forms of life, and, at the same time, they persevere in existence, perpetuating the life that goes through their bodies. Considering activities from an ontological perspective, we will present Hannah Arendt's thinking and her concept of action, proposing a dialogue with occupational therapy. Arendt placed vita activa at the center of her reflection, focusing on politics and coexistence among human beings in their plurality. For her, freedom, exercised and experienced in the common world and the public sphere, guarantees the existence of singular beings who, through living thought, word and action, exercise an ethic in the form of caring for the world.
  • A ocupação como objeto e ferramenta: quando a ocupação está viva? Artículo De Reflexión/ensayo

    Tobar, Marjorie Schliebener

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca descrever e analisar uma compreensão de ocupação no que se refere a objeto e ferramenta. Isto é baseado a partir do constante esforço, na terapia ocupacional, de esclarecer seus fundamentos teóricos e delimitar seu campo de ação. Neste contexto surge a crítica de que compreender a ocupação como objeto poderia conduzir a uma noção coisificada da experiência ocupacional humana, desvirtuando o horizonte original da disciplina. Conclui-se, assim, em primeiro lugar, que entender a ocupação como “coisa” leva a compreendê-la como um objeto inerte e isolado da vivência humana. Em segundo lugar, com o propósito de alcançar uma compreensão que permita entender o fenômeno da ocupação em estreita relação com a existência do ser humano na sua cotidianidade, considerando, a partir do pensamento de Martin Heidegger, a possibilidade de entender, de forma “viva”, a ocupação humana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo busca describir y analizar una comprensión de ocupación como objeto y herramienta. Esto, basado en el constante esfuerzo, en terapia ocupacional, por clarificar sus fundamentos teóricos y definir su campo de acción. En este contexto, surge la crítica de que comprender a la ocupación como un objeto podría conducir a una noción cosificada de la experiencia ocupacional humana, distorsionando el horizonte original de la disciplina. Por lo tanto, se concluye, en primer lugar, que entender a la ocupación en cuanto “cosa”, lleva a comprenderla como un objeto inerte, aislado de la experiencia humana. En segundo lugar, bajo la pretensión de acceder a un modo de comprensión que permita acceder al fenómeno de la ocupación en íntima relación con la existencia del ser humano en su vida cotidiana, se considera, desde el pensamiento de Martin Heidegger, la posibilidad de comprender, de una manera “viva”, a la ocupación humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to describe and analyze an understanding of occupation as an object and tool. Based on the constant effort, in occupational therapy, it aims to clarify its theoretical foundations and define its field of action. In this context, the criticism arises that understanding the occupation as an object could lead to a reified notion of human occupational experience, distorting the original horizon of the discipline. Thus, it is concluded, first, how an understanding of occupation as a “thing” leads to understanding it as an inert object and isolated from human experience. Then, secondly, under the pretense of accessing a mode of understanding that allows us to understand the phenomenon of occupation in intimate relationship with the existence of human beings in their daily lives, it is considered, from the thought of Martin Heidegger, the possibility of understanding, in a “live” way, human occupation.
  • Os marcadores sociais da diferença: contribuições para a terapia ocupacional social Artigo De Reflexão/ensaio

    Melo, Késia Maria Maximiano de; Malfitano, Ana Paula Serrata; Lopes, Roseli Esquerdo

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto decorre de um esforço de reflexão em torno dos aspectos teóricos que vêm parametrizando a terapia ocupacional social no Brasil e aqueles sob os quais se fundamentam os “marcadores sociais da diferença”, visando a formulações que viabilizem a proposição de metodologias e ações terapêutico-ocupacionais que considerem os cotidianos que constituem a vida de diferentes sujeitos. Tais reflexões surgem com base nas demandas contemporâneas de diversos segmentos sociais e de preocupações quanto a uma melhor conformação do aporte teórico e metodológico que subsidia as práticas da terapia ocupacional social. Para tanto, retoma-se o processo histórico de constituição do social como um campo de ação da terapia ocupacional, apresenta-se a perspectiva dos marcadores sociais da diferença e, nesse entrelaçamento, o diálogo acerca das possibilidades e aproximações da e com a terapia ocupacional social. Pontua-se que os “marcadores sociais da diferença” podem se constituir como uma importante lente conceitual para informar a prática da terapia ocupacional social, à medida que inclui em seu arcabouço a constituição das diferenças – gênero, raça, etnia, classe, sexualidade, geração, entre outras – como ponto de partida para a compreensão das desigualdades sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This text results from an effort to reflect on the theoretical aspects that have been parameterizing social occupational therapy in Brazil, and those on which “social makers of difference” are based, aiming at formulations that enable the proposition of occupational therapy methodologies and actions that take into account the daily lives of different subjects. These reflections arise from the contemporary demands of various social segments and concerns about a better conformation of the theoretical contribution subsidizing social occupational therapy practices. For that purpose, we take up the historical constitution of the “social” as a field of action for occupational therapy, as we present the perspective of social difference markers and, in this interlacement, the discussion about their possibilities and approaches in and with social occupational therapy. It is pointed out that the social makers of difference can constitute an important conceptual lens for social occupational theory practice since it includes the constitution of differences in its references - gender, race, ethnicity, class, sexuality, generation, etc. - as a starting point for the understanding of social inequalities.
  • Características essenciais do sono na perspectiva da ciência ocupacional Reflection Article/essay

    Leive, Lorena; Morrison, Rodolfo

    Resumo em Português:

    Resumo A ocupação do sono apresenta características interessantes e particulares quando descrita pela perspectiva da Ciência Ocupacional. Este ensaio teórico examina a literatura de diferentes disciplinas, assim como os conceitos-chave da Ciência Ocupacional, a fim de contribuir para a perspectiva do sono. Primeiramente, o artigo descreve a ocupação do sono como um pilar da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos seres humanos. Em seguida, o ensaio se concentra em como a ocupação surge no início da vida, no contexto das rotinas e rituais da família. A participação diária e o sono foram analisados em resposta a duas questões principais que surgiram relacionadas a essas ocupações: como a participação pode ser observada em uma ocupação caracterizada por períodos de reversível perda da consciência e como estes períodos podem ser integrados em uma ocupação única e particular, como o sono. Posteriormente, o ensaio focaliza a orquestração e sincronização como processos essenciais na ocupação. Os significados da ocupação do sono são descritos como uma grande contribuição para a identidade e o sentimento de pertencimento das pessoas. Finalmente, a ocupação do sono é proposta como um direito ocupacional. A compreensão das características cruciais do sono oferece uma visão ampliada do ponto de vista ocupacional. A possibilidade de examinar essa ocupação essencial para a vida humana abre uma oportunidade para enriquecer a visão sobre o que os indivíduos fazem para dormir, como a organizam, e como isso promove a união à sua saúde, além de como os elementos contextuais apoiam ou não essa ocupação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Sleep occupation bears interesting and particular characteristics when described from the occupational science perspective. This theoretical essay examines literature from different disciplines, as well as key concepts of Occupational Science to contribute to this perspective of sleep. Firstly, the article describes sleep occupation as a pillar of health, wellbeing, and quality of life in human beings. Then, the essay focuses on how the occupation emerges in early life in the context of family routines and rituals. Daily participation and sleep are analyzed in response to two major questions that have arisen related to this occupation: how participation can be observed in an occupation characterized with periods of a reversible loss of consciousness, and how these periods could be integrated into a unique and particular occupation such as sleep. Afterward, the essay focuses on orchestration and synchronization as essential processes in the occupation. Sleep occupation meanings are described as a great contribution to people’s identity and sense of belonging. Finally, sleep occupation is proposed as an occupational right. Understanding crucial sleep characteristics offer a broad vision from an occupational perspective. The possibility to examine this essential occupation for human life opens an opportunity to enrich the vision about what individuals do to sleep, how they organize it, and promote or not their health, besides how contextual elements support or not this occupation.
  • A saúde do trabalhador em tempos de COVID-19: reflexões sobre saúde, segurança e terapia ocupacional Artigo De Reflexão/ensaio

    Barroso, Bárbara Iansã de Lima; Souza, Marina Batista Chaves Azevedo de; Bregalda, Marília Meyer; Lancman, Selma; Costa, Victor Bernardes Barroso da

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio teórico tem o objetivo de apontar importantes contribuições, no âmbito da Saúde e da Segurança do Trabalhador, no que se refere ao enfrentamento da COVID-19, baseando-se em leis, políticas, normas e recomendações internacionais sobre o assunto. Pretende-se, ainda, identificar possíveis atuações em Terapia Ocupacional, saúde e trabalho, levando em consideração o combate à pandemia no Brasil. A literatura aponta que profissionais da saúde têm três vezes mais chances de contrair o vírus do que a população em geral. Por essa razão, no Brasil, o Governo federal precisa se articular com os estaduais e os municipais para elaborar, adaptar, implementar e fiscalizar leis, políticas e normas sobre saúde e segurança do trabalhador, de forma a garantir condições de trabalho adequadas e diminuir os riscos à saúde dos trabalhadores durante a pandemia. Sobre a Terapia Ocupacional, foram pontuados direcionamentos iniciais acerca da atuação no âmbito da saúde do trabalhador, considerando o que preconizam o Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Convém enfatizar que ações não devem ser direcionadas somente aos trabalhadores dos serviços de saúde, mas também aos de outros serviços assistenciais essenciais e considerar estratégias para alcançar os que trabalham de forma desregulamentada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This theoretical essay aims to point out the main contributions in the health and workers' safety aspects, considering the laws, public policies, international recommendations, and point out possible paths and roles of Occupational Therapy to fight against COVID-19 Brazilian pandemic. The literature shows that health care workers have three times more likely to get infected than the general population. Thus, in Brazil, the Federal Government needs to articulate with the local and regional sphere to create, adapt, implement and inspect laws, policies, and standards on workers' health and safety to ensure conditions to work and reduce health risks for workers during the pandemic. Regarding Occupational Therapy, initial guidelines were pointed out about the work in the occupational health, considering policies of the Unified Health System, National Health Policy for Workers and Federal Council of Physiotherapy and Occupational Therapy. The actions must be directed not only to health service workers, but also to other essential assistance services, and those who work in an unregulated manner.
  • Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia Artigo De Reflexão/ensaio

    Borba, Patrícia Leme de Oliveira; Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco; Pereira, Beatriz Prado; Vasters, Gabriela Pereira; Correia, Ricardo Lopes; Barreiro, Rafael Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Covid-19 pandemic has led to the adoption of measures that bring about changes in the routine and organization of work in universities. The virtual environments have been considered vectors for undergraduate courses during the pandemic, and it is necessary to reflect on this new context. The Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO (National Network of Education and Research in Occupational Therapy), Brazil, attentive to the issues involved in the formation and production of knowledge in the field, has been searching with peers for ways to carry out a complex reading of reality and, from this, create and implement strategies to be able to deal with the demands imposed, respecting the regionalities and institutional nature in which the undergraduate courses are running on. Thus, based on a survey carried out with the coordinators of Occupational Therapy courses, which aimed to understand how the undergraduate courses have adhered or not to teaching through digital platforms, this paper reflects on decision making about pedagogical, ethical, and political dimensions in the scope of academic activities not only in the context of the pandemic, but also considering the projections of the new reality imposed by the pandemic.
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
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