Editorial Unity and plurality in occupational therapy in education: understanding the present and projecting futures in the theoretical and methodological field Borba, Patrícia Leme de Oliveira Jurdi, Andrea Perosa Saigh Souza, Joana Rostirolla Batista de Farias, Magno Nunes Reis, Stéphany Conceição Correia Alves Guedes Pan, Lívia Celegati |
Original Article Identification and characterization of occupational therapists on school-related actions Lins, Sarah Raquel Almeida Correia, Rebeca dos Santos Farias, Magno Nunes Abstract in Portuguese: Resumo Introdução A educação é um dos campos de atuação da terapia ocupacional; no entanto, pouco se sabe sobre a realidade do Distrito Federal, Brasil, em relação à presença e às práticas de terapeutas ocupacionais no contexto escolar. Objetivo Identificar e caracterizar terapeutas ocupacionais do Distrito Federal, Brasil, que realizaram intervenções relacionadas à escola, além de conhecer os locais de atuação e as práticas desenvolvidas. Método Estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem quantiqualitativa, com a participação de 40 terapeutas ocupacionais do Distrito Federal, Brasil, que responderam a um formulário online sobre informações socioeconômicas, formação acadêmica, experiência profissional e práticas no contexto escolar. Resultados A atuação dos terapeutas ocupacionais em relação ao contexto escolar ocorre, principalmente, a partir do contexto clínico, atendendo a demandas individuais. As práticas mais citadas envolvem orientações a professores e familiares, e indicação de tecnologias assistivas – práticas que contribuem para a melhoria da participação dos estudantes e da equipe na escola. Discute-se sobre a importância dessas práticas, que respondem a demandas necessárias, e o distanciamento entre os terapeutas ocupacionais e a escola, o que limita a identificação de demandas intrínsecas à diversidade desse ambiente e a articulação de práticas diretas no espaço escolar e em sua comunidade sob uma perspectiva mais ampla. Conclusão A ausência de terapeutas ocupacionais como profissionais atuantes no espaço escolar evidencia a urgência da discussão sobre a criação de tais oportunidades. Acredita-se que estudos dessa natureza podem fomentar reflexões e contribuir para o avanço das discussões sobre um campo ainda em aberto para a terapia ocupacional.Abstract in English: Abstract Introduction Education is one of the fields of occupational therapy practice; however, little is known about the reality of the Federal District, Brazil, regarding the presence and practices of occupational therapists within the school context. Objective To identify and characterize occupational therapists from the Federal District, Brazil, who have conducted interventions related to school, as well as to understand their workplace locations and the practices developed. Method This is a cross-sectional, descriptive, and exploratory study with a quantitative and qualitative approach, involving 40 occupational therapists from the Federal District, Brazil, who responded to an online questionnaire about socioeconomic information, academic background, professional experience, and practices within the school context. Results The work of occupational therapists in relation to the school context primarily occurs from a clinical standpoint, addressing individual demands. The most cited practices involve guidance for teachers and families, and indication of assistive technologies – practices that contribute to improving the participation of students and staff at school. It discusses the importance of these practices, which respond to necessary demands, and the distance between occupational therapists and the school, which limits the identification of demands intrinsic to the diversity of this environment and the articulation of direct practices in the school space and its surroundings. community from a broader perspective. Conclusion The absence of occupational therapists as professionals working within the school setting highlights the urgency of discussing the creation of such opportunities. It is believed that studies of this nature can foster reflection and contribute to advancing discussions about a field still open to occupational therapy. |
Original Article Repercussions of the COVID-19 pandemic on preschoolers’ occupations Pinheiro, Carolinne Linhares Vitorio, Sylvia Gois Santos Figueiredo, Mirela de Oliveira Abstract in Portuguese: Resumo Introdução O distanciamento físico decorrente da pandemia de COVID-19 acarretou restrição ao domicílio e alterou as formas usuais de concretização das ocupações de crianças, privando-as de experiências promotoras do desenvolvimento. Objetivo Identificar as repercussões da fase inicial da pandemia de COVID-19 nas ocupações de pré-escolares. Método Estudo descritivo, quantitativo, transversal, com 35 responsáveis por pré-escolares de 3 anos, do município do Rio de Janeiro. Utilizou-se questionário autoaplicável para investigar as modificações nas ocupações infantis na fase inicial da pandemia. Resultados Ocorreram transformações em todas as ocupações investigadas: interação com pares (100%), parentes (94,2%) e participantes (91,4%); lazer (97,1%); brincar (91,4%); alimentação (88,6%); atividades em tela (88,6%); atividades físicas (80%); e sono (68,6%). Identificou-se redução/ausência de brincadeiras em ambientes externos, maior demanda pelo adulto na brincadeira, ausência do brincar com pares e maior tempo de brincadeira em eletrônicos. O lazer tornou-se menos frequente, mais restrito e voltado às telas. Destarte, aumentou o tempo de exposição diária às telas. Verificou-se ausência/diminuição importante da interação presencial com pares e parentes, redução das atividades físicas (frequência e variedade), dificuldade em manter uma rotina alimentar organizada e mudanças nos horários de sono. Tais resultados são discutidos e corroborados pela literatura atual sobre o tema. Conclusão Na fase inicial da pandemia, de maior rigor do distanciamento físico, as crianças enfrentaram restrições importantes em suas ocupações, com limitações na diversidade, quantidade e qualidade das oportunidades para seu pleno desenvolvimento. Logo, a vivência do contexto pandêmico pode ter se configurado como força despotencializadora do desenvolvimento infantil.Abstract in English: Abstract Introduction The physical distancing resulting from the COVID-19 pandemic led to home confinement and altered the usual ways in which children’s occupations were conducted, depriving them of experiences that promote development. Objective To identify the repercussions of the initial phase of the COVID-19 pandemic on the preschoolers’ occupations. Method A descriptive, quantitative, cross-sectional study conducted with 35 guardians of 3-year-old preschoolers from the city of Rio de Janeiro. A self-administered questionnaire was used to investigate changes in children's occupations during the initial phase of the pandemic. Results Changes occurred in all occupations investigated: interaction with peers (100%), relatives (94.2%), and participants (91.4%); leisure (97.1%); play (91.4%); eating (88.6%); screen activities (88.6%); physical activities (80%); and sleep (68.6%). There was a reduction/absence of playing in outdoor environments, greater demand for adult participation in play, absence of play with peers, and increased time spent on electronic play. Leisure became less frequent, more restricted, and screen-oriented. Thus, the daily screen exposure time increased. There was a significant absence/decrease of in-person interaction with peers and relatives, a decrease in physical activities (frequency and variety), difficulty in maintaining an organized eating routine, and changes in sleep schedules. These results are discussed and corroborated by current literature on the subject. Conclusion During the initial phase of the pandemic, when physical distancing was more stringent, children faced significant restrictions in their occupations, with limitations in the diversity, quantity, and quality of opportunities for their full development. Therefore, the experience of the pandemic context may have been acted as a hindering force in children’s development. |
Original Article Experience of family members of children with disabilities in the process of school inclusion in the regular public education system: a case study Nakamura, Bianca Miyuki Souza, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Abstract in Portuguese: Resumo Introdução Para respeitar a diversidade humana e atender às diferentes necessidades educacionais, o processo de escolarização requer diálogos e construções compartilhadas entre educadores, famílias e estudantes. Objetivo Este estudo visa analisar como familiares de crianças com deficiência matriculadas na rede pública regular de ensino do município de São Paulo compreendem o impacto da escolarização dessas crianças em seus cotidianos. Método Realizou-se um estudo de caso descritivo. Foram entrevistadas quatro mães de crianças com deficiência estudantes matriculadas no 1º ciclo do ensino fundamental. Após a seleção intencional do primeiro participante, os demais foram identificados via método Bola de Neve. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a análise de conteúdo temática. Resultados Quatro núcleos temáticos foram identificados: 1) a relação entre família e escola; 2) a escola e o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência; 3) os impactos da escolarização no cotidiano de estudantes com deficiência e seus familiares; 4) o papel da mãe e das redes de apoio na escolarização dos filhos com deficiência. As mães relataram dificuldades na relação com as escolas. Perceberam que as escolas implementaram ações que dificultaram a participação de estudantes com deficiência. Contaram com o apoio de outras mães de crianças com deficiência para assegurar o direito à educação de seus filhos. Além da melhoria na socialização, não foram observados impactos significativos da escolarização no cotidiano familiar. Conclusão É necessário repensar o papel das escolas na construção de uma educação transformadora para todos. O terapeuta ocupacional pode atuar como facilitador desse processo.Abstract in English: Abstract Introduction To respect human diversity and meet different educational needs, the schooling process requires dialogue and shared efforts between educators, families, and students. Objective This study aims to analyze how family members of children with disabilities enrolled in the regular public education system of the municipality of São Paulo understand the impact of schooling on their everyday lives. Method A descriptive case study was conducted. Four mothers of children with disabilities enrolled in the 1st cycle of elementary school were interviewed. After the intentional selection of the first participant, the others were identified using the Snowball Sampling method. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using thematic content analysis. Results Four thematic cores were identified: 1) the relationship between family and school; 2) the school and the process of school inclusion for students with disabilities; 3) the impact of schooling on the everyday lives of students with disabilities and their families; 4) the role of the mother and support networks in the schooling of children with disabilities. The mothers reported difficulties in their relationship with the schools. They noticed that the schools implemented actions that hindered the participation of students with disabilities. They relied on the support of other mothers of children with disabilities to ensure their children’s right to education. Aside from improvements in socialization, no significant impacts of schooling on family life were observed. Conclusion It is necessary to rethink the role of schools in the construction of a transformative education for all. The occupational therapist can act as a facilitator in this process. |
Original Article Occupational therapy in Basic Education in Brazil: a panoramic overview and some of its voices Souza, Joana Rostirolla Batista de Borba, Patrícia Leme de Oliveira Lopes, Roseli Esquerdo Abstract in Portuguese: Resumo À luz da dialética materialista-histórica, apresentamos uma pesquisa que se debruçou sobre a apreensão do campo profissional da terapia ocupacional na educação no Brasil. Seguindo o caminho metodológico do estudo, o texto traz um panorama inicial que se refere à relação dessa área com a Educação Básica brasileira e à nossa apreensão sobre a prática profissional específica de terapeutas ocupacionais contratadas pelo setor da educação, público e privado, para atuarem em escolas do país. Os dados foram obtidos por meio de: (1) formulário on-line distribuído nacionalmente com o apoio da rede profissional e de entidades representativas da categoria; e (2) entrevistas com terapeutas ocupacionais do setor da educação. Esse campo profissional vem se delineando principalmente desde os anos 2000, assumindo contornos porosos e um dimensionamento amplo, porém pouco denso, com um corpo conceitual irregular e dispersão quanto aos referenciais que informam essas práticas. Práticas que, por sua vez, decorrem de certo espontaneísmo, somado à incorporação do que é familiar, do ponto de vista teórico-metodológico, e, de certa forma, sujeitas ao que atores externos à área acreditam ser o papel dessas profissionais. Comumente, a motivação para a contratação de terapeutas ocupacionais advém do conhecimento de sua atuação em instituições de reabilitação, na forma da atuação clínica, ou na prática reabilitativa em instituições de educação especial. Diante disso, propomos que o horizonte a ser buscado seja o das possibilidades de ações de terapeutas ocupacionais direcionadas para uma educação formal básica de qualidade, pública, diversa, radicalmente inclusiva e, portanto, democrática, dotando a todos das ferramentas necessárias para o bem viver.Abstract in English: Abstract Guided by dialectical and historical materialism, we present research that focused on understanding the professional field of occupational therapy in education in Brazil. Following the study’s methodological path, the text provides an initial overview that addresses the relationship between this field and Brazilian Basic Education, as well as our understanding of the specific professional practice of occupational therapists hired by the education sector, both public and private, to work in schools across the country. The data were obtained through: (1) an online form distributed nationwide with the support of professional networks and entities representing the category; and (2) interviews with occupational therapists from the education sector. This professional field has mainly been taking shape since the 2000s, assuming porous contours and a broad but not very dense scope, with an irregular conceptual framework and dispersion regarding the references that inform these practices. These practices, in turn, arise from a certain spontaneity, combined with the incorporation of what is familiar from a theoretical-methodological standpoint, and, to some extent, are subject to what external actors to the field believe the role of these professionals should be. Often, the motivation for hiring occupational therapists stems from knowledge of their work in rehabilitation institutions, either in clinical practice or in rehabilitative practice within special education institutions. Considering this, we propose that the horizon to be pursued is one of possibilities for occupational therapists’ actions aimed at a quality, public, diverse, radically inclusive, and thus democratic formal basic education, equipping everyone with the necessary tools for well-being. |
Original Article Planning, implementation, and evaluation of occupational therapists’ actions in a support network for school inclusion Calheiros, David dos Santos Mendes, Enicéia Gonçalves Dounis, Alessandra Bonorandi Santos, Emanuele Mariano de Souza Silva, Flávia Calheiros da Nabuco, Thaís Quintela de Andrade Abstract in Portuguese: Resumo Introdução A atuação em redes de o apoio à inclusão escolar é uma recomendação recorrente na literatura da Educação Especial, que enfatiza a adoção de estratégias diversificadas para garantir a permanência e a participação de estudantes com deficiência. Objetivo Analisar o processo de planejamento, implementação e avaliação das ações de terapeutas ocupacionais em uma rede de apoio à inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral, matriculada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Maceió/AL. Método Desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, a investigação caracteriza-se como uma pesquisa-ação. O trabalho em rede seguiu o modelo e as etapas da Consultoria Colaborativa. Profissionais do CMEI envolvidos com a estudante e um grupo de terapeutas ocupacionais da rede pública de saúde participaram do estudo. Os dados obtidos foram tratados por meio da análise temática. Resultados As ações da rede desempenharam um papel positivo tanto na participação da criança nas atividades escolares quanto na reflexão dos envolvidos sobre o processo de inclusão e suas interfaces. O processo colaborativo mostrou-se um importante instrumento de formação, tanto para os terapeutas ocupacionais quanto para os profissionais do CMEI. A análise realizada comprova a tese de que uma política educacional de inclusão escolar voltada para garantir o direito à educação de crianças com deficiência requer a implementação de uma rede de apoios diversificados. Conclusão Para estudos futuros, sugere-se a investigação em contextos que já possuam serviços diversificados, visando analisar seu funcionamento, avaliar o nível de articulação e identificar formas de aperfeiçoá-los.Abstract in English: Abstract Introduction Working within support networks for school inclusion is a recurring recommendation in the literature on Special Education, emphasizing the adoption of diverse strategies to ensure the permanence and participation of students with disabilities. Objective To analyze the process of planning, implementation, and evaluation of occupational therapists’ actions within a support network for the school inclusion of a student with cerebral palsy, enrolled in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in Maceió, state of Alagoas, Brazil. Method Developed under a qualitative approach, this investigation is characterized as action-research. The network-based work followed the model and stages of Collaborative Consultation. Professionals from the CMEI involved with the student and a group of occupational therapists from the public health system participated in the study. The data obtained were analyzed using thematic analysis. Results The network’s actions played a positive role in both the child’s participation in school activities and the participants’ reflections on the inclusion process and its interfaces. The collaborative process proved to be an important tool for professional development, both for the occupational therapists and for the CMEI staff. The analysis conducted supports the argument that an inclusive education policy aimed at ensuring the right to education for children with disabilities requires the implementation of a network of diversified support. Conclusion It is suggested that future studies investigate contexts that already have diversified services to analyze their functioning, assess the level of collaboration, and identify ways to improve them. |
Original Article Youth, the unitary school, and the path to leadership formation Amorim, Gilberto José de Abstract in Portuguese: Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da escola unitária de Gramsci no processo de formação e conscientização das juventudes provenientes das classes subalternas. Para tanto, foram analisados textos escritos por esse autor antes e durante o cárcere. A partir deles, buscamos demonstrar que Gramsci acreditava que a escola deveria garantir aos jovens o acesso aos conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção. Além disso, este trabalho também buscou demonstrar como, no modo de produção capitalista, o processo de escolarização da juventude ocorre de forma dicotômica: enquanto alguns terão acesso a uma escolarização que visa formar dirigentes (especialistas + políticos), a maioria terá acesso a um conhecimento destinado apenas à execução passiva das tarefas demandadas pelo atual estágio de desenvolvimento do capital. Nesse sentido, a luta pela escola unitária representa a defesa do direito de todos os estudantes ao acesso ao conhecimento sistematizado e a uma cultura geral, humanista, constituindo-se como antítese à formação burguesa, de caráter dualista.Abstract in English: Abstract This study aims to analyze the role of Gramsci’s unitary school in the process of educating and raising awareness among Young people from the working classes. To this end, texts written by Gramsci before and during his imprisonment were analyzed. Through them, we seek to demonstrate that Gramsci believed the school should guarantee young people access to the knowledge necessary for exercising leadership roles. Furthermore, this study also aims to show how, under the capitalist mode of production, the schooling process for youth occurs in a dichotomous manner: while some will have access to an education geared toward forming leaders (specialists + politicians), the majority will have access to knowledge intended only for the passive execution of tasks required by the current stage of capital development. In this sense, the struggle for a unitary school represents the defense of every student’s right to access systematized knowledge and a general, humanistic culture, which constitutes an antithesis to the bourgeois, dualistic model of education. |
Original Article Occupational therapy in education in Latin America: an analysis from the Occupational Therapy in Education (TOE in Spanish) Community of Practice López Díaz, Carolina Parra-Esquivel, Eliana Salazar Rivera, Javiera Abstract in Portuguese: Resumo Introdução A Comunidade de Prática do Terapia Ocupacional na Educação (TOE) reúne terapeutas ocupacionais da América Latina e do Caribe relacionados ao setor educacional. Enquadrado nesta comunidade, entende-se que há avanços na incursão da terapia ocupacional na educação, mas que faltam estudos que analisem a realidade da região. Objetivo Analisar o estado do terapia ocupacional na educação na América Latina e no Caribe a partir da perspectiva da membros de Comunidade de Prática TOE para compreender seu alcance, desafios e oportunidades. Métodos Membros do Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru, Brasil, Venezuela, México, Costa Rica e Panamá apresentaram o estado da terapia ocupacional na educação em seus países; Essas informações foram analisadas sob abordagem qualitativa, adotando-se o método de análise de conteúdo. Resultados Em todos os países participantes a presença do terapeuta ocupacional na educação especial é uma constante. Em alguns, o seu desempenho na educação regular inclusiva começa a ser visível, mas a existência de legislação que apoia a sua ligação é variável. A necessidade de incorporar novos paradigmas que orientem o exercício da terapia ocupacional ficou evidente, uma vez que na maioria dos países a abordagem de reabilitação ainda persiste. Conclusões A prática da terapia ocupacional na América Latina e no Caribe é observada como eclética; os profissionais utilizam diversas abordagens baseadas nas necessidades de seus sistemas educacionais e nas oportunidades legislativas. São necessários enquadramentos teóricos ajustados às realidades de cada país, acompanhados de formação académica em educação e da geração de políticas para a sua incorporação no sistema regular inclusivo.Abstract in Spanish: Resumen Introducción La Comunidad de Práctica Terapia Ocupacional en Educación (TOE) reúne terapeutas ocupacionales de Latinoamérica y del Caribe relacionados al sector educativo. Enmarcado en esta comunidad se comprende que existen avances en la incursión de la terapia ocupacional en educación, pero que faltan estudios que analicen la realidad regional. Objetivo Analizar el estado de la terapia ocupacional en educación en Latinoamérica y el Caribe desde la perspectiva de miembros de la Comunidad de Práctica TOE para comprender su alcance, desafíos y oportunidades. Métodos Miembros provenientes de Chile, Argentina, Bolivia, Colombia, Perú, Brasil, Venezuela, México, Costa Rica y Panamá expusieron el estado de la terapia ocupacional en educación en sus países; dicha información fue analizada bajo un enfoque cualitativo, adoptando el método de análisis de contenido. Resultados En todos los países participantes la presencia del terapeuta ocupacional en educación especial es una constante. En algunos empieza a ser visible su actuación en educación regular inclusiva, pero es variable la existencia de legislación que avale su vinculación. Se evidenció la necesidad de incorporar nuevos paradigmas que orienten el ejercicio de la terapia ocupacional ya que en la mayoría de países aún persiste el enfoque de rehabilitación. Conclusiones La práctica de la terapia ocupacional en Latinoamérica y el Caribe se observa como ecléctica, los profesionales usan varias aproximaciones basados en las necesidades de sus sistemas educativos y las oportunidades legislativas. Se requieren marcos teóricos ajustados a las realidades de cada país, acompañados por formación académica en educación y la generación de políticas para su incorporación en el sistema regular inclusivo.Abstract in English: Abstract Introduction The Occupational Therapy in Education (TOE in Spanish) Community of Practice brings together occupational therapists from Latin America and the Caribbean related to the educational field. Framed in this community, it is understood that there is progress in the incursion of occupational therapy in education, but there is a lack of studies that analyze the reality of the region. Objective Analyze the state of occupational therapy in education in Latin America and the Caribbean from the perspective of members of the TOE Community of Practice to understand its scope, challenges and opportunities. Methods Members from Chile, Argentina, Bolivia, Colombia, Peru, Brazil, Venezuela, Mexico, Costa Rica and Panama presented the state of occupational therapy in education in their countries. This information was analyzed under a qualitative approach, adopting the content analysis method. Results In all participating countries, the presence of the occupational therapist in special education is a constant. In some, their actions in regular inclusive education are beginning to be visible, but the existence of legislation that supports this, varies. The need to incorporate new paradigms that guide the exercise of occupational therapy was evident since in most countries the rehabilitation approach persists. Conclusions The practice of occupational therapy in Latin America and the Caribbean is observed as eclectic; professionals use different approaches based on the needs of their educational systems and legislative opportunities. Theoretical frameworks adjusted to the realities of each country are required, followed by academic training in education and the generation of policies for occupational therapists’ incorporation into the inclusive regular system. |
Reflection Article/Essay Producing meanings from and with the school: Ivan Illich’s contributions to occupational therapy in the field of education Moreira, Adriana Belmonte Kreutzer, Lais Thaina Nenemann Abstract in Portuguese: Resumo Este ensaio oferece uma reflexão sobre os referenciais teórico-metodológicos da terapia ocupacional na educação, explorando sua interface com contextos sociais e considerando as regulamentações e os parâmetros relativos à inserção profissional e às práticas previstas nessa área de atuação. O estudo teórico-conceitual sobre terapia ocupacional e educação foi somado com leituras sobre as instituições escolares e por fundamentos filosóficos e sociológicos da educação, com o objetivo de, ao final, agregar contribuições à área. Os resultados indicam que o pensamento sociopedagógico de Ivan Illich não se destaca como um referencial teórico-metodológico na área da mesma forma que o de Paulo Freire, embora seu diálogo histórico com Freire sobre escola, escolarização e transformação social seja relevante. Buscou-se, portanto, compreender em que medida a ideia de desescolarização radical da sociedade de Illich e suas propostas educativas poderiam oferecer aportes para as ações profissionais no contexto escolar, considerando a educação informal como uma dimensão crucial da vida cotidiana, a troca de saberes e fazeres como uma atividade realizada por todos, e defendendo a educação formal como um direito social a ser garantido a todos, promovendo uma escola efetivamente aberta, participativa e socialmente transformadora.Abstract in English: Abstract This essay offers a reflection on the theoretical-methodological frameworks of occupational therapy in education, exploring its interface with social contexts and considering the regulations and parameters related to professional insertion and the practices established in this field. The theoretical-conceptual study on occupational therapy and education was enriched by readings on school institutions and by philosophical and sociological foundations of education, with the aim of ultimately contributing to the field. The results indicate that, although Ivan Illich’s social and pedagogical thought does not stand out as a theoretical-methodological framework in the field in the same way as Paulo Freire's, his historical dialogue with Freire on school, schooling, and social transformation remains relevant. Thus, an effort was made to understand to what extent Illich’s idea of the radical deschooling of society and his educational proposals could offer contributions to professional actions within the school context, considering informal education as a crucial dimension of everyday life, the exchange of knowledge and practices as an activity accessible to all, and advocating for formal education as a social right to be guaranteed for all, promoting a truly open, participatory, and socially transformative school. |
Reflection Article/Essay Challenges for an occupational-therapeutic practice that promotes autonomy and emancipation Cavicchioni, Sendy Carollina Pan, Lívia Celegati Abstract in Portuguese: Resumo Este texto discute a autonomia e a emancipação como objetivos da terapia ocupacional, inspirando-se nas reflexões de Vladimir Safatle para relacioná-las com conceitos como liberdade e democracia. Destaca-se a visão limitada da sociedade contemporânea, que frequentemente reduz a autonomia a um processo exclusivamente individual. Em diálogo com Luiz Silva e Paulo Freire, busca-se explorar dimensões dos processos de emancipação que incluem a conscientização das opressões vivenciadas e o exercício da autonomia de maneira livre. Argumenta-se que a terapia ocupacional social, ao adotar os princípios freirianos de educação crítica e libertadora, pode ser entendida como uma ferramenta para enfrentar os desafios postos. Discute-se, em particular, a prática de terapia ocupacional social desenvolvida com jovens na escola públic, que, ao buscar a promoção da autonomia e emancipação, pode contribuir para fortalecer o protagonismo juvenil e, de forma mais ampla, para uma inclusão e democracia radicais.Abstract in English: Abstract This text discusses autonomy and emancipation as goals of occupational therapy, drawing inspiration from Vladimir Safatle’s reflections to relate them to concepts such as freedom and democracy. It highlights the limited view of contemporary society, which often reduces autonomy to a strictly individual process. In dialogue with Luiz Silva and Paulo Freire, the text seeks to explore dimensions of emancipation processes, which include raising awareness of experienced oppressions and exercising autonomy in a free manner. It is argued that social occupational therapy, by adopting Freirean principles of critical and liberating education, can be understood as a tool to address the challenges posed. The text specifically discusses the practice of social occupational therapy developed with young people in public schools, which, by aiming to promote autonomy and emancipation, can contribute to strengthening youth leadership and, more broadly, to radical inclusion and democracy. |
Reflection Article/Essay Inclusive education policies in Portugal: implications for the practice of occupational therapists Silveira-Maia, Mónica Abstract in Portuguese: Resumo Este ensaio teórico pretende analisar implicações do atual quadro de valores e da política de educação inclusiva em Portugal para a prática dos terapeutas ocupacionais. Tendo como ponto de partida o imperativo de uma prática guiada pelo modelo biopsicossocial, pela abordagem multinível e pelo desenho universal para a aprendizagem, discutem-se as reconfigurações necessárias à prática dos terapeutas ocupacionais no contexto educativo. Assim, contrapõem-se as práticas estabelecidas de reabilitação, individuais (em sala de apoio) e remediativas, com a necessidade de expandir a ação dos terapeutas ocupacionais para a habilitação ambiental, para uma intervenção na e com a comunidade escolar e para respostas preventivas que abarquem a escola como um todo. Perante esses eixos de expansão, propõe-se a necessidade de incorporar na prática dos terapeutas ocupacionais abordagens estruturadas de trabalho colaborativo, modelos de avaliação e intervenção orientados para a participação e programas preventivos para a promoção da participação e sucesso de toda a comunidade escolar.Abstract in English: Abstract This essay aims to analyze the implications of the current value framework and inclusive education policies in Portugal for the practice of occupational therapists. Taking as starting point the need for a practice guided by the biopsychosocial model, a multitier model of services delivery, and the universal design for learning, we discuss reconfigurations needed for occupational therapists’ practice within the educational context. In such reflections, we oppose the established rehabilitation practices, which are individual (in resource rooms) and remedial, to the need of expanding occupational therapists’ actions towards environmental qualification, intervention in and with the school community, and preventive-oriented responses directed to the school as a whole. From these vectors of expansion, we highlight the need for structured approaches to collaborative work, participation-oriented assessment and intervention models, and preventive programs to promote successful participation in the entire school community. |
Reflection Article/Essay Inclusion in higher education and occupational therapy: accessibility and its dimensions Jurdi, Andrea Perosa Saigh Oliveira, Adriana Martins de Bastos, Ana Luiza Magalhães Silverio, Heloar Moreira Santos, Maria da Conceição dos Abstract in Portuguese: Resumo Este ensaio teórico resulta das reflexões de duas docentes terapeutas ocupacionais, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação, grupos de pesquisa e a organização de uma disciplina de pós-graduação, acerca dos estudos contemporâneos sobre deficiência. Essas reflexões foram enriquecidas pela participação em debates promovidos pelo Governo Federal sobre deficiência, direitos humanos e políticas públicas. O objetivo é contribuir para o campo da educação inclusiva no ensino superior e para a prática da terapia ocupacional. Com base em textos dos autores contemporâneos que discutem deficiência, interseccionalidade e inclusão no ensino superior, bem como em documentos oficiais que orientam a formulação de políticas públicas, entende-se a deficiência como uma experiência pessoal e coletiva de pessoas com diversidade corporal. Essas pessoas, por conta de algum tipo de impedimento nas estruturas e funções do corpo, em interação dinâmica com os fatores contextuais (pessoais e ambientais), enfrentam restrições à plena participação nos espaços sociais, decorrentes das barreiras de acessibilidade. Assim, ao tomar a acessibilidade e a inclusão como categorias de reflexão, em diálogo com alguns autores estudados no grupo de pesquisa, pretende-se trazer elementos sobre a prática da terapia ocupacional no campo da educação inclusiva no ensino superior.Abstract in English: Abstract This theoretical essay stems from the reflections of two occupational therapists who are also professors, in collaboration with undergraduate and graduate students, research groups, and a graduate course organization on contemporary studies of disability. These reflections were enriched by participation in debates promoted by the Federal Government on disability, human rights, and public policies. The objective is to contribute to the field of inclusive education in higher education and to the practice of occupational therapy. Drawing on texts by contemporary authors who discuss disability, intersectionality, and inclusion in higher education, as well as official documents that guide the formulation of public policies, disability is understood as both a personal and collective experience of individuals with bodily diversity. These individuals, because of some form of impairment in body structures and functions, in dynamic interaction with contextual factors (personal and environmental), face restrictions to full participation in social spaces, arising from accessibility barriers. Thus, by taking accessibility and inclusion as categories for reflection, in dialogue with some authors studied in the research group, the intention is to bring elements to the practice of occupational therapy in the field of inclusive education in higher education. |
Reflection Article/Essay Occupational therapy in schools: an analysis of Argentine written productions (1985-2015) Villagra, Andrea Beatriz Abstract in Portuguese: Resumo O presente ensaio tem por objetivo conhecer e divulgar as produções escritas sobre terapia ocupacional em escolas, apresentadas nos congressos argentinos de terapia ocupacional no período de 1985-2015. Ao longo do texto, aborda-se a questão da produção nacional de conhecimento sobre a área escolar como um problema atual no nosso país. As produções escritas sobre terapia ocupacional e escolas presentes nas memórias dos congressos nacionais são uma fonte documental de relevância histórica que contribui para o conhecimento sobre o papel profissional e permite descartar a ideia instalada sobre a escassez de informações sobre o tema. Torna-se urgente, então, compreender desde a formação inicial que nosso trabalho nas escolas é uma atividade que se situa em uma matriz cultural própria e que a atuação do terapeuta ocupacional nas escolas da Argentina tem sido baseada na experiência prática, e que a partir daí foi amalgamado com quadros conceituais que deram forma a uma pluralidade de intervenções no contexto escolar.Abstract in Spanish: Resumen El presente ensayo tiene por objetivo conocer y difundir las producciones escritas sobre terapia ocupacional en escuelas, presentadas en los congresos Argentinos de Terapia Ocupacional en el periodo 1985-2015. A lo largo del escrito se aborda la cuestión de la producción nacional de conocimiento sobre el área escolar como un problema actual en nuestro país. Las producciones escritas sobre terapia ocupacional y escuelas presentes en las memorias de los congresos nacionales son una fuente documental de relevancia histórica que contribuyen al conocimiento sobre el rol profesional y permite desechar la idea instalada sobre la escasez de información sobre el tema. Se torna urgente, entonces, comprender desde la temprana formación que nuestro trabajo en escuelas es una actividad que se sitúa en una matriz cultural propia y que la actuación del terapista ocupacional en escuelas de Argentina se ha sustentado sobre la base de la experiencia práctica, y que a partir de ella se fue amalgamando con marcos conceptuales que dieron forma a una pluralidad de intervenciones en el contexto escolar.Abstract in English: Abstract This essay aims to identify and disseminate written works on occupational therapy in schools, presented at the Argentine Congresses of Occupational Therapy from 1985 to 2015. Throughout the text, the issue of national knowledge production in the school area is addressed as a current problem in our country. Written works on occupational therapy and schools present in the proceedings of national congresses are a documentary source of historical relevance that contribute to knowledge about the professional role and dispel the established idea of a lack of information on the subject. It is therefore urgent to understand from early training that our work in schools is an activity that is situated in its own cultural matrix and that the work of the occupational therapist in schools in Argentina has been based on practical experience, and that from this it was amalgamated with conceptual frameworks that shaped a plurality of interventions in the school context. |
Experience Report Occupational therapist practices in inclusive higher education Fernández-Moreno, Carmen Aleida Abstract in Portuguese: Resumo O artigo apresenta experiências de terapeutas ocupacionais no ensino superior inclusivo, realizadas na Universidade Nacional da Colômbia e sistematizadas a partir de registros que as documentam, em diálogo com a experiência da autora. Identificam-se quatro áreas de atuação: na gestão administrativa, no acompanhamento dos estudantes, nas políticas universitárias e no observatório da inclusão. A Vice-Diretoria de Bem-Estar da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional da Colômbia é um cargo administrativo e de gestão que desde o final da década de 1980 foi assumido em alguns períodos por terapeutas ocupacionais. Desde 2004, tem havido significativa participação profissional em programas voltados, especialmente, para o acompanhamento de candidatos e alunos com deficiência, e que ao longo do tempo resultaram em uma política institucional. A criação do Observatório da Inclusão tem sido um cenário para o desenvolvimento das funções do terapeuta ocupacional e uma estratégia fundamental para influenciar o cotidiano de diferentes grupos que demandavam que suas vozes e sentimentos fossem acolhidos na universidade. São também sintetizadas algumas abordagens em relação à ocupação no contexto universitário, tema a que várias terapeutas ocupacionais atribuem relevância.Abstract in Spanish: Resumen El artículo presenta experiencias de terapeutas ocupacionales en la educación superior inclusiva, realizadas en la Universidad Nacional de Colombia y sistematizadas a partir de registros que las documentan, en diálogo con la experiencia de la autora. Se identifican cuatro ámbitos de prácticas: en la dirección administrativa, en acompañamiento a estudiantes, en políticas universitarias y en el observatorio de inclusión. La Vicedecanatura de Bienestar en la Facultad de Medicina en la Universidad Nacional de Colombia es un cargo administrativo y de gestión que desde finales de la década de 1980 ha sido asumido en algunos periodos por terapeutas ocupacionales. A partir de 2004, se registra una importante participación profesional en programas dirigidos, especialmente, al acompañamiento de aspirantes y estudiantes con discapacidad y que derivaron con el tiempo en una política institucional. La creación del Observatorio de Inclusión ha sido un escenario de desarrollo de funciones de terapeutas ocupacionales y una estrategia clave para incidir en la cotidianidad de diferentes colectivos que reclamaban que sus voces y sentires fueran acogidas en la universidad. Se sintetizan además algunas aproximaciones en relación con la ocupación en el contexto universitario, tema al que varias terapeutas ocupacionales le han dado relevancia.Abstract in English: Abstract The article presents experiences of occupational therapists in inclusive higher education, carried out at the National University of Colombia, and systematized from records that document them, in dialogue with the author's experience. Four areas of practice are identified: in administrative management, in student follow-up, in university policies and in the Inclusion Observatory. The Vice-Deanship of Welfare in the Faculty of Medicine in National University of Colombia is an administrative and management position that since the late 1980s has been assumed in some periods by occupational therapists. Since 2004, there has been significant professional participation in programs aimed, especially, at the follow-up of applicants and students with disabilities, and which over time have resulted in an institutional policy. The creation of the Inclusion Observatory has been a scenario for the development of occupational therapist functions and a key strategy to influence the daily life of different groups that demanded that their voices and feelings be welcomed at the university. Some approaches in relation to occupation in the university context are also synthesized, a topic to which several occupational therapists have given relevance. |