Original Article Avaliação dos níveis de atividade física, índice de massa corporal e circunferência da cintura em crianças com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação Cavalcante Neto, Jorge Lopes Draghi, Tatiane Targino Gomes Rohr, Liz Araújo Tudella, Eloisa Resumo em Português: Resumo Objetivo Avaliar diferenças nos níveis de atividade física, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura entre crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e seus pares com desenvolvimento típico (TD). Além disso, nós correlacionamos os scores de desempenho motor, IMC e níveis de atividade física das crianças. Método No total, 329 crianças entre 7-10 anos de idade participaram do estudo, 96 com TDC severo (s-TDC), 94 com TDC moderado (m-TDC) e 139 TD. A MABC-2 e o Questionário de Atividade Física para crianças (PAQ-C) foram usados para avaliar o desempenho motor e os níveis de atividade física, respectivamente. O IMC e a circunferência da cintura (CC) das crianças foram avaliados por procedimentos padronizados. Resultados A maioria das crianças foi classificada como sedentária (74% das s-TDC, 80,9% das m-TDC e 71,94% das TD). Entretanto, não foram observadas diferenças significativas nos níveis de atividade física entre os grupos de crianças por desempenho motor. Crianças com s-TDC tiveram significativamente maior CC (p<0,01) e IMC mais elevado (p = 0,03) do que o grupo TD. Conclusões Os baixos níveis de atividade física são preocupantes, independente do desempenho motor. Crianças s-TDC tiveram significativamente valores mais elevados de CC e IMC do que os demais grupos, o que não foi explicado pelos níveis de atividade física na amostra estudada.Resumo em Inglês: Abstract Objective To evaluate differences in levels of physical activity, body mass index (BMI), and waist circumference between children with DCD and their typically developing (TD) peers. Additionally, we correlated motor performance, BMI, and physical activity levels in these children. Method Three hundred twenty-nine children aged 7-10 years participated: 96 with severe DCD (s-DCD), 94 with moderate DCD (m-DCD), and 139 TD children. The Movement Assessment Battery for Children-Second Edition (MABC-2) and the Physical Activity Questionnaire for Children (PAQ-C) assessed motor performance and physical activity levels, respectively. Children's BMI and waist circumference (WC) were assessed using standard procedures. Results Most children were classified as sedentary (74.0% s-DCD, 80.9% m-DCD, 71.9% TD). No significant differences in physical activity levels were found between motor performance groups. Children with s-DCD had significantly larger waist circumferences (p < 0.01) and higher BMIs (p = 0.03) than the TD group. Conclusions The low levels of physical activity observed, regardless of motor performance, are concerning. Children with s-DCD had significantly higher waist circumference and BMI than other groups, which is not explained by physical activity levels in this sample. |
Original Article Propriedades psicométricas do Oxford Happiness Questionnaire-Short Form em estudantes de graduação espanhóis Rubio-Belmonte, César García-Alandete, Joaquín Resumo em Português: Resumo O Oxford Happiness Questionnaire-Short Form (OHQ-SF) é uma escala de 8 itens que avalia a felicidade e foi adaptada para uso com indivíduos espanhóis. No entanto, nenhum estudo examinou a sua validade estrutural e invariância de gênero em adultos jovens. Para verificar isso, as propriedades psicométricas do OHQ-SF foram analisadas em uma amostra de 625 universitários espanhóis (175 homens, 28%, e 450 mulheres, 72%), com faixa etária entre 18 e 29 anos (M = 20,80, DP = 2,40). Foram utilizadas adaptações espanholas do OHQ-SF, Purpose In Life Test-10 Items (PIL-10), Satisfaction With Life Scales (SWLS) e Seeking of Noetic Goals (SONG). O OHQ-SF apresentou consistência interna de 0,66, confiabilidade composta de 0,68, correlação média entre itens de 0,21 e correlações totais de itens variando de 0,27 a 0,52 (M = 0,36). Os procedimentos confirmatórios revelaram um ajuste excelente para o OHQ-SF (SBχ2(20) = 22,387, p = 0,320, CFI = 0,996, TLI = 0,995, RMSEA = 0,014) e invariância configural, métrica, escalar e estrita entre grupos de gênero. A diferença entre a média das mulheres (36,40, DP = 5,3) e a média dos homens (36,27, DP = 5,09) no OHQ-SF não foi significativa (t(623) = -0,285, p = 0,776). As correlações entre o OHQ-SF, o PIL-10, o SWLS e o SONG-8 foram fortes e significativas (ρ = 0,61, p < 0,001; ρ = 0,64, p < 0,001; e ρ = -. 38, p < 0,001 respectivamente). Estes resultados confirmam que a versão espanhola do OHQ-SF, utilizada com estudantes espanhóis no presente estudo, é uma escala confiável e válida.Resumo em Inglês: Abstract The Oxford Happiness Questionnaire-Short Form (OHQ-SF) is an 8-item scale that assesses happiness, and it has been adapted for use with Spanish individuals. However, no study has examined its structural validity and gender invariance in young adults. To check this, the psychometric properties of the OHQ-SF were analyzed in a sample of 625 Spanish undergraduates (175 men, 28%, and 450 women, 72%), with an age range between 18 and 29 years (M = 20.80, SD = 2.40). Spanish adaptations of the OHQ-SF, Purpose In Life Test-10 Items (PIL-10), Satisfaction With Life Scales (SWLS), and Seeking of Noetic Goals (SONG) were used. The OHQ-SF showed an internal consistency of .66, a composite reliability of .68, an average inter-item correlation of .21, and total-item correlations ranging from .27 to .52 (M = .36). Confirmatory procedures revealed an excellent fit for the OHQ-SF (SBχ2(20) = 22.387, p = .320, CFI = .996, TLI = .995, RMSEA = .014), and configural, metric, scalar, and strict invariance across gender groups. The difference between the women’s mean (36.40, SD = 5.3) and the men’s mean (36.27, SD = 5.09) in the OHQ-SF was not significant (t(623) = -.285, p = .776). Correlations between the OHQ-SF, the PIL-10, the SWLS, and the SONG-8 were strong and significant (ρ = .61, p < .001; ρ = .64, p < .001; and ρ = -.38, p < .001 respectively). These results confirm that the Spanish version of the OHQ-SF, used with Spanish undergraduates in the present study, is a reliable and valid scale. |
Artículo Original Agência de terapeutas ocupacionais que exercem a função docente em instituições de ensino superior Marchant Castillo, Jose Ignacio Helbig Soto, Fabiola Durán Jara, Andrés Antonio Resumo em Português: Resumo Aborda-se a formação de terapeutas ocupacionais que lecionam no contexto universitário, especificamente a construção e o desenvolvimento da identidade profissional. Destaca-se a heterogeneidade dos papéis docentes, influenciada por dimensões disciplinares, organizacionais e outras que configuram condições materiais e simbólicas, onde a identidade se apresenta como uma construção cultural profundamente enraizada e em constante remodelação, influenciada pela atividade em que os professores participam. Nessa linha, é de extrema importância considerar experiências subjetivas de aprendizagem para compreender as mudanças no posicionamento identitário e como isso afeta os professores, independentemente de sua experiência, especialidade e contexto de trabalho. Como metodologia, utiliza-se uma análise temática de uma investigação anterior onde foram encontradas quatro modalidades de agência nas narrativas de seis terapeutas ocupacionais que exercem a docência universitária no Chile, que são: deliberada, forçada, facilitada e concedida. Destaca-se a estreita relação entre identidade e agência no trabalho docente, identificando diversas modalidades de agência e sua ligação com os processos identitários dos terapeutas ocupacionais. Contudo, sugere-se a necessidade de pesquisas empíricas específicas para aprofundar essa relação e abordar como a comunidade estudantil percebe essas dinâmicas. Ressalta-se também a importância de compreender a diversidade de hábitos na aquisição e participação de papéis, mesmo no mesmo contexto de execução.Resumo em Espanhol: Resumen Abordase la formación de terapeutas ocupacionales que ejercen docencia en el contexto universitario, específicamente la construcción y desarrollo de la identidad profesional. Se destaca la heterogeneidad de los roles docentes, influenciados por dimensiones disciplinares, organizacionales y otras que configuran condiciones materiales y simbólicas, en donde la identidad se presenta como una construcción cultural arraigada que está en constante remodelación, influenciada por la actividad en la que las profesoras participan. En esta línea, se hace de suma importancia considerar las experiencias subjetivas de aprendizaje para comprender los cambios en los posicionamientos identitarios y como esto afecta a las docentes, independientemente de su experiencia, especialidad y contexto de trabajo. Como metodología, se utiliza un análisis temático de una investigación previa donde se hallaron cuatro modalidades de agencia en las narrativas de seis terapeutas ocupacionales que ejercen docencia universitaria en Chile, las cuales son: deliberada, forzada, facilitada y otorgada. Destacase la estrecha relación entre identidad y agencia en la labor docente, identificando diversas modalidades de agencia y su conexión con los procesos identitarios de los terapeutas ocupacionales. Sin embargo, se sugiere la necesidad de investigaciones empíricas específicas para profundizar en esta relación y abordar cómo la comunidad estudiantil percibe estas dinámicas. También se enfatiza la importancia de comprender la diversidad de hábitos en la adquisición y participación de roles, incluso en el mismo contexto de ejecución.Resumo em Inglês: Abstract This study addresses the education of occupational therapists serving as educators in the university context, specifically the construction and development of professional identity. The heterogeneity of teaching roles is highlighted, influenced by disciplinary, organizational, and other dimensions that shape material and symbolic conditions, where identity appears as a deeply rooted cultural construct in constant transformation, influenced by the activities in which educators engage. In this regard, it is crucial to consider subjective learning experiences to understand changes in identity positioning and how this affects educators, regardless of their experience, specialty, and work context. The methodology employed is a thematic analysis of previous research that identified four types of agency in the narratives of six occupational therapists teaching in universities in Chile: deliberate, forced, facilitated, and granted. The close relationship between identity and agency in teaching practice is emphasized, identifying different forms of agency and their connection to the identity processes of occupational therapists. However, the need for specific empirical studies to further explore this relationship and address how the student community perceives these dynamics is suggested. Additionally, the importance of understanding the diversity of habits in role acquisition and participation, even within the same teaching context, is underscored. |
Artículo Original Mulheres migrantes: ocupações de tempo livre em espaços públicos e privados Cirineu, Cleber Tiago Meléndez Pacheco, Camila Paz Ocares Lara, Barbara Iriel Orellana Zuñiga, Valentina Isidora Oyarzún Mejías, Francisca Camila Resumo em Português: Resumo Introdução A migração envolve o deslocamento de pessoas de seu local habitual de residência, enfrentando problemas de identidade e adaptação. No Chile, o número de migrantes aumentou, destacando-se as mulheres haitianas que enfrentam discriminação e racismo, afetando sua saúde mental e desempenho ocupacional. Objetivo Este estudo analisa o desempenho ocupacional nas ocupações de tempo livre das mulheres migrantes haitianas na região metropolitana do Chile. Método Utiliza-se uma abordagem fenomenológica e qualitativa, com um desenho descritivo que utiliza a entrevista semiestruturada como método de coleta de dados. O estudo foi conduzido com três mulheres migrantes que residem em uma Região Metropolitana do Chile. Resultados Os resultados mostram que nos espaços privados predomina o cuidado do lar e da criança, enquanto nos espaços públicos as ocupações de lazer são priorizadas. A escolha dessas atividades é influenciada por diversos fatores, como o tempo disponível, a motivação, aspectos econômicos, climáticos e raciais, entre outros. Conclusão Apesar da importância atribuída às ocupações de tempo livre, estas estão condicionadas e hierarquizadas, ressaltando a necessidade de potencializar facilitadores, como a motivação, para superar as barreiras contextuais identificadas. Este estudo qualitativo aponta aspectos que podem ser reconsiderados para futuras investigações.Resumo em Espanhol: Resumen Introducción La migración implica el desplazamiento de personas fuera de su lugar habitual de residencia, enfrentando problemas de identidad y adaptación. En Chile, el número de migrantes ha aumentado, destacando las mujeres haitianas que enfrentan discriminación y racismo, lo que afecta su salud mental y desempeño ocupacional. Objetivo En este estudio se analiza el desempeño ocupacional en las ocupaciones de tiempo libre de las mujeres migrantes haitianas en la región metropolitana de Chile. Método Se emplea un enfoque fenomenológico y cualitativo, con un diseño descriptivo que utiliza la entrevista semiestructurada como método de recolección de datos. El estudio ocurrió con tres mujeres migrantes que residen en la Región Metropolitana de Chile. Resultados Los resultados muestran que en los espacios privados predomina el cuidado del hogar y la crianza, mientras que en los espacios públicos se priorizan las ocupaciones de ocio. La elección de estas actividades está influenciada por diversos factores como el tiempo disponible, la motivación, aspectos económicos, climáticos y raciales, entre otros. Conclusión A pesar de la importancia atribuida a las ocupaciones de tiempo libre, estas están condicionadas y jerarquizadas, lo que resalta la necesidad de potenciar facilitadores, como la motivación, para superar las barreras contextuales identificadas. Este estudio cualitativo señala aspectos que podrían ser reconsiderados para futuras investigaciones.Resumo em Inglês: Abstract Introduction Migration involves the displacement of people from their usual place of residence, leading to identity and adaptation challenges. In Chile, the number of migrants has increased, notably Haitian women who face discrimination and racism, affecting their mental health and occupational performance. Objective This study analyzes the occupational performance in the leisure occupations of Haitian migrant women in the metropolitan region of Chile. Method A phenomenological and qualitative approach with a descriptive design was employed, using semi-structured interviews for data collection. The study was conducted with three migrant women residing in the Metropolitan Region of Chile. Results The results show that in private spaces, home care and child-rearing are predominant, while leisure occupations are prioritized in public spaces. The choice of these activities is influenced by various factors such as available time, motivation, economic, climatic, and racial aspects, among others. Conclusion Despite the importance attributed to leisure occupations, they are conditioned and hierarchized, highlighting the need to enhance facilitators like motivation to overcome identified contextual barriers. This qualitative study points out aspects that could be reconsidered for future research. |
Artigo Original Práticas de terapeutas ocupacionais no âmbito das dissidências de gênero e sexualidade: um panorama da atuação no Brasil Leite Junior, Jaime Daniel Lopes, Roseli Esquerdo Resumo em Português: Resumo Introdução É tarefa do terapeuta ocupacional desenvolver ações técnicas, políticas e éticas que buscam dirimir o sofrimento e isolamento de diferentes sujeitos e grupos, especificamente aqueles historicamente subalternizados. Neste artigo, voltamo-nos para as dissidências de gênero e sexualidade, noção que pretende abarcar os sujeitos para além das categorias identitárias (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, entre outras). Objetivos Apresentar um panorama das práticas de terapeutas ocupacionais com a população dissidente de gêneros e sexualidades no Brasil. Método Divulgamos um formulário on-line, utilizando a amostragem por bola de neve. Iniciamos o convite à participação nos valendo de informantes sementes, entidades profissionais e redes sociais. Para a organização, análise e discussão dos dados, lançamos mão de estatística simples, além dos postulados da terapia ocupacional social, estudos queer e ciência ocupacional crítica. Resultados Foram analisadas 95 respostas. Os informantes relataram diferentes motivos para o envolvimento com a temática, desde afinidades pessoais/familiares até necessidades com as quais se defrontaram no campo de intervenção. Reunimos uma diversidade de práticas, desenvolvidas a partir de diferentes abordagens e nas variadas áreas de atuação profissional, que foram agrupadas em quatro eixos: atendimentos individuais, atendimentos em grupo, atividades acadêmicas e articulação de rede. Quanto aos referenciais teórico-metodológicos que subsidiaram a ação, a menção foi restrita, tanto sobre estudos de gêneros e sexualidades quanto sobre a terapia ocupacional. Conclusão Ainda que atestada a contribuição para a população dissidente de gêneros e sexualidades, não identificamos práticas aventadas exclusivamente para essa população ou temática. Terapeutas ocupacionais utilizam recursos estabelecidos no núcleo profissional e da formação geral.Resumo em Inglês: Abstract Introduction Occupational therapists are tasked with developing technical, political, and ethical actions that address the suffering and isolation of diverse groups, particularly those historically marginalized. This study focuses on gender and sexual dissidences – a term encompassing individuals who exist beyond or outside of identity categories (such as lesbians, gays, bisexuals, transgenders, among others). Objectives To present an overview of the practices of occupational therapists in Brazil with the population who experience dissidence of gender and sexuality. Method Data were collected through an online survey using snowball sampling, initially reaching out to seed informants, professional entities, and social media networks. Data organization, analysis, and discussion were conducted using descriptive statistics, supplemented by the theoretical background of social occupational therapy, queer studies, and critical occupational science. Results Ninety-five responses were analyzed, with informants reporting various motivations for their involvement with the topic, including personal and familial affinities and needs encountered within their professional contexts. A wide array of practices emerged, developed from distinct approaches across various professional domains. These were grouped into four main categories: individual consultations, group consultations, academic activities, and network articulation. Despite the relevance of theoretical-methodological frameworks, informants infrequently mentioned studies specifically addressing gender, sexuality, or occupational therapy in their responses. Conclusion While contributions to the population who experience dissidence of gender and sexuality were noted, we identified no practices explicitly tailored to these populations or themes. Occupational therapists predominantly employ resources aligned with their core professional training and general education. |
Artigo Original Delineamentos do núcleo profissional da terapia ocupacional em saúde mental a partir de seus objetos, objetivos e instrumentos Constantinidis, Teresinha Cid Colato, Érika Regina de Oliveira Ricci, Thamy Eduarda Costa, Fabiola da Silva Dantas, João Gabriel Trajano Melo, Cleber Henrique de Rocha, Laura Sanches Krutli, Renata Luiza dos Santos Faria, Isabela Brito Alves de Lussi, Isabela Aparecida de Oliveira Resumo em Português: Resumo Introdução Nos encontros científicos, tem-se constatado a necessidade de discutir as práticas da terapia ocupacional em saúde mental a partir do núcleo profissional. Objetivo Delinear o núcleo profissional da terapia ocupacional em saúde mental no Brasil por meio de seus objetos, objetivos e instrumentos, verificados na produção científica sobre a prática deste profissional. Método Trata-se de pesquisa bibliográfica para levantamento de ocorrências de temas relacionados aos elementos objeto, objetivo e instrumentos. Foram analisados 71 artigos a partir de um estudo que havia se dedicado ao tema até 2018, adicionando-se a atualização de busca para 2022. Resultados Dentre os elementos analisados, destaca-se que a maioria dos estudos aponta a atividade como objeto profissional. O cotidiano, que também é abordado como objeto, oferece suporte ao conhecimento que, ao ser aplicado à prática profissional, apresenta especificidades na abordagem e intersecções com o campo da saúde mental. O elemento objetivo apresentou como temas principais a participação social, a autonomia, a inclusão e a emancipação social, que se inter-relacionam com os princípios da Atenção Psicossocial no Brasil. Os instrumentos de maior expressividade foram a atividade, o grupo e a oficina. Conclusão Enquanto para outros profissionais, atuantes no campo da saúde mental, a atividade é um recurso — um suporte ou auxílio em suas intervenções —, para terapeutas ocupacionais ela se constitui como instrumento fundamental para o alcance de objetivos, que são inseparáveis do campo da atenção psicossocial. Destaca-se a atuação dos terapeutas ocupacionais no trabalho territorial, intersetorial e interprofissional no campo da saúde mental.Resumo em Inglês: Abstract Introduction In scientific meetings there has been a need to discuss occupational therapy practices in mental health from the professional core. Objective To outline the professional core of occupational therapy in Mental Health in Brazil, through its objects, objectives and instruments, verified in scientific production on the practice of this professional. Method This is a bibliographical search to survey occurrences of themes related to the elements object, objective and instruments. 71 articles were analyzed from a previous study, which approached articles until 2018, adding the search update for 2022. Results Among the elements analyzed, it is worth noting that most studies point to activity as a professional object. Daily life, which is also addressed as an object, supports knowledge that, when applied to professional practice, presents specificities in the approach and intersections with the field of mental health. The objective element presented as main themes social participation, autonomy, inclusion and social emancipation, which are interrelated with the principles of Psychosocial Care in Brazil. The instruments of greatest expressiveness were the activity, the group and the workshop. Conclusion While for other professionals working in the field of mental health, activity is a resource — a support or aid in their interventions —, for occupational therapists, it constitutes a fundamental instrument for achieving objectives, which are inseparable from the field of psychosocial care. The performance of occupational therapists in territorial, intersectoral and interprofessional work in the field of mental health stands out. |
Artículo Original Tradução e adaptação transcultural para o espanhol do questionário de Equilíbrio Ocupacional dos Cuidadores Informais para utilização com pais cuidadores Peral-Gómez, Paula Belda-Martí, Ainhoa Prieto-Botella, Daniel Navarrete-Muñoz, Eva-María Hurtado-Pomares, Miriam Resumo em Português: Resumo Objetivo Traduzir e adaptar o questionário de Equilíbrio Ocupacional dos Cuidadores Informais (OBI-Care) para espanhol, para ser utilizado com os pais prestadores de cuidados. Método Seguiu-se um processo de tradução-retrotradução, incluindo discussão de peritos e teste piloto. A versão utilizada no teste incluía diferentes perguntas (abertas e de classificação numérica) que recolhiam comentários e avaliações dos participantes. A equipe de investigação introduziu as alterações que constituíram a versão final do questionário. Resultados O relatório sobre a tradução direta mostra a comparação entre a tradução A e B e as decisões tomadas pelo painel de peritos que resultaram na primeira versão do questionário adaptado. Foram acrescentadas várias modificações para melhorar a compreensão (no título, na explicação, nos enunciados das subescalas e nos itens). O relatório de retroversão não indica quaisquer diferenças entre as retroversões A e B em termos de significado. No teste-piloto, participaram 30 indivíduos (11 pais que são prestadores de cuidados informais, 7 terapeutas ocupacionais ativos e 12 estudantes de mestrado) que fizeram diferentes sugestões. Estas foram avaliadas e foram introduzidas alterações, tais como a adição da definição de equilíbrio ocupacional, a indicação do objetivo do questionário e a utilização de uma linguagem que incluísse o género. O resultado foi a versão final da adaptação espanhola, que mantém todos os itens do questionário original. Conlusões O OBI-Care-E é a versão traduzida e adaptada para espanhol do OBI-Care. Esta versão pode ser útil na avaliação do equilíbrio ocupacional dos pais prestadores de cuidados informais, embora as suas propriedades psicométricas devam ser estudadas.Resumo em Espanhol: Resumen Objetivo Traducir y adaptar transculturalmente el cuestionario de Equilibrio Ocupacional de los Cuidadores Informales (OBI-Care) al español para su uso en padres/madres cuidadores/as. Método Se siguió un proceso de traducción-retrotraducción, incluyendo discusión de expertos y prueba piloto. La versión utilizada en la prueba incluía diferentes preguntas (abiertas y valoraciones numéricas) que recogían comentarios y valoraciones de los participantes. El equipo investigador introdujo los cambios que formaron la versión final del cuestionario. Resultados El informe sobre la traducción directa recoge la comparación entre la traducción A y B y las decisiones del panel de expertos que derivaron en la primera versión del cuestionario adaptado. En él se añadieron modificaciones para mejorar la comprensión (en título, explicación, enunciados de las subescalas e ítems). El informe sobre la retrotraducción no indica diferencias entre las traducciones inversas A y B en cuanto a significado. En la prueba piloto participaron 30 sujetos (11 padres y madres cuidadores/as informales, 7 terapeutas ocupacionales activos y 12 estudiantes de máster) que hicieron diferentes propuestas. Se valoraron y se introdujeron cambios como añadir la definición del equilibrio ocupacional, indicar la finalidad del cuestionario y utilizar un lenguaje de género inclusivo. Así se llegó a la versión final de la adaptación española, que mantiene todos los ítems del cuestionario original. Conclusiones El OBI-Care-E es la versión traducida y adaptada al español del OBI- Care. Esta versión podría ser útil en la evaluación del equilibrio ocupacional de padres y madres cuidadores/as informales, aunque es necesario estudiar sus propiedades psicométricas.Resumo em Inglês: Abstract Objetive To translate and cross-culturally adapt the questionnaire on Occupational Balance in Informal Caregivers (OBI-Care) into Spanish for use with parent caregivers. Method A translation–back translation process was employed, including expert panel discussions and a pilot test. The version used in the pilot test included various question types (open-ended and numerical ratings) to gather participant feedback and evaluations. The research team incorporated changes based on this feedback to create the final version of the questionnaire. Results The direct translation report compared translations A and B and documented the decisions of the expert panel, resulting in the first version of the adapted questionnaire. Modifications were introduced to enhance comprehension, including changes in the title, explanations, subscale descriptions, and items. The back-translation report showed no differences in meaning between back-translations A and B. The pilot test included 30 participants (11 informal parent caregivers, seven practicing occupational therapists, and 12 master’s students), who provided various suggestions. Changes were made, such as adding a definition of occupational balance, specifying the questionnaire’s purpose, and using inclusive gender language. These revisions led to the final Spanish adaptation, which retained all items of the original questionnaire. Conclusions The OBI-Care-E is the Spanish-translated and cross-culturally adapted version of the OBI-Care. This version could be useful for assessing the occupational balance of informal parent caregivers, although its psychometric properties still need to be studied. |
Artigo Original Estimulação cognitiva em idosos: uma proposta de intervenção online em tempos de pandemia Firmino, Rafael Gomes Arruda, Leonardo Farias de Nunes, Victória Maria de Freitas Eulálio, Maria do Carmo Resumo em Português: Resumo Sabe-se que há declínio cognitivo no envelhecimento humano. A estimulação cognitiva (EC) é compreendida como uma ferramenta essencial para a potencialização das funções cognitivas. Este estudo teve como objetivo avaliar os benefícios da EC online e comparar o desempenho de idosos após sessões de intervenção cognitiva. Participaram 20 mulheres idosas, recrutadas por amostragem não probabilística e selecionadas por conveniência. As participantes foram divididas em dois grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), cada um com 10 integrantes. As intervenções cognitivas ocorreram em seis encontros semanais, realizados em grupo e online por meio da plataforma virtual Google Meet. Os dados foram analisados no programa estatístico R (R Core Team, 2019). Utilizou-se a análise descritiva para as médias e o teste t para comparação entre o GE e o GC. Os resultados indicaram que o GE apresentou melhorias significativas na cognição, especialmente nos domínios da atenção e da adoção de estratégias, assim como discreta melhora na sintomatologia depressiva após as sessões de EC. Portanto, conclui-se que a EC tem efeitos significativos nos idosos.Resumo em Inglês: Abstract It is known that cognitive decline occurs with human aging. Cognitive stimulation (CS) is understood as an essential tool for enhancing cognitive functions. This study aimed to evaluate the benefits of online CS and compare the performance of older adults after cognitive intervention sessions. Twenty older women were recruited through non-probability sampling and selected for convenience. The participants were divided into two groups: Experimental Group (EG) and Control Group (CG), with 10 members each. The cognitive interventions occurred in six weekly group sessions conducted online via the Google Meet platform. Data were analyzed using the R statistical software (R Core Team, 2019). Descriptive analysis was used for the means, and the t-test was applied for comparisons between the EG and CG. The results indicated that the EG showed significant improvements in cognition, particularly in the domains of attention and strategy adoption, as well as slight improvement in depressive symptoms after the CS sessions. Therefore, it is concluded that CS has significant effects on older adults. |
Artigo Original Terapia ocupacional e objeto profissional: concepções teórico-práticas de profissionais no nordeste brasileiro França, Ewerton Vieira da Silva Gontijo, Daniela Tavares Santos, Luanna Correia dos Correia, Ricardo Lopes Resumo em Português: Resumo Introdução Na terapia ocupacional brasileira, diversas formas de expressar e compreender seu objeto de intervenção e elementos constituintes são observadas. Contudo, a literatura revela uma produção escassa de estudos sobre como os terapeutas ocupacionais, atuantes na prática, descrevem e conceituam esse objeto de trabalho, especialmente considerando vivências em outras regiões do país, distintas da região Sudeste. Objetivo Identificar como terapeutas ocupacionais que atuam na região nordeste do Brasil descrevem o objeto profissional da terapia ocupacional. Método Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, realizado entre setembro e novembro de 2022, com 33 profissionais de diversos campos de intervenção. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line semiestruturado e analisados com base na técnica de análise temática. Resultados As(os) terapeutas ocupacionais descreveram o objeto profissional a partir do seu papel profissional e de sua finalidade, destacando as competências e atribuições da terapia ocupacional. Essas(es) profissionais utilizaram ainda uma variedade de termos para nomear e caracterizar seu objeto de trabalho na atuação prática, como ocupação, fazer humano, desempenho ocupacional, atividades práticas, entre outros. Conclusão Embora o termo “ocupação” tenha se destacado nos discursos, ele nem sempre se associava diretamente a referenciais teóricos, metodológicos ou práticos concordantes. A experiência prática das(os) terapeutas ocupacionais deste estudo demonstrou ser o principal substrato para explicarem o seu saber-fazer profissional.Resumo em Inglês: Abstract Introduction In Brazilian occupational therapy, various ways of expressing and understanding its object of intervention and its constituent elements are observed. However, the literature reveals a scarce production of studies on how occupational therapists in practice describe and conceptualize this work object, especially considering experiences in other regions of the country, distinct from the Southeast region. Objective To identify how occupational therapists working in northeastern Brazil describe the professional object of occupational therapy. Method This is a qualitative, exploratory study conducted between September and November 2022 with 33 professionals from various fields of intervention. Data were collected using a semi-structured online questionnaire and analyzed using thematic analysis. Results The occupational therapists described the professional object based on their professional role and its purpose, highlighting the competencies and responsibilities of occupational therapy. These professionals also used a variety of terms to name and characterize their work object in practice, such as occupation, human doing, occupational performance, practical activities, among others. Conclusion Although the term “occupation” stood out in their discourses, it did not always align directly with consistent theoretical, methodological, or practical frameworks. The practical experience of the occupational therapists in this study proved to be the main foundation for explaining their professional know-how. |
Artículo de Revisión y/o Actualización de Literatura Effectiveness of supported employment for people with severe mental disorders Moreno Castaño, Elena López-Martín, Olga Resumo em Português: Abstract Introduction People with severe mental disorders experience high unemployment rates, leading to the development of targeted employment interventions. Supported employment, which prioritizes securing competitive employment with ongoing support, has been shown to be more effective than vocational rehabilitation. Objective To examine the effectiveness of occupational therapy interventions that focus on supported employment in improving the employability of people with severe mental disorders. Method A systematic review was conducted following the PRISMA guidelines. Searches were performed in PubMed, Web of Science, and Scopus, yielding a total of 1,814 records. After applying inclusion and exclusion criteria, seven articles published up to April 2024 were selected. The risk of bias was assessed using Review Manager Web and ROBINS-1. The review protocol was registered in PROSPERO (CRD4202424536471). Results The total sample comprised 866 participants (M=123.71, SD=52.45). Participants’ ages ranged from 38 to 47 years, with a predominance of males. Supported employment interventions combined with specific interventions such as Cognitive Behavioral Therapy or Cognitive Remediation were found to improve employment rates. Conclusion Further studies with greater methodological rigor are needed to confirm the effectiveness of these programs and to support occupational therapy professionals in making evidence-based decisions.Resumo em Espanhol: Resumen Introducción Las personas con trastornos mentales graves enfrentan altas tasas de desempleo, lo que ha impulsado intervenciones específicas en el área laboral. El empleo con apoyo, centrado en garantizar empleo competitivo con apoyo continuo, es más efectivo que la rehabilitación vocacional. Objetivo Explorar la eficacia de las intervenciones de terapia ocupacional que se centran en el empleo con apoyo, en la mejora de la inserción laboral de personas con trastorno mental grave. Metodología Se llevó a cabo una Revisión sistemática, siguiendo la declaración PRISMA. La búsqueda se realizó en las bases de datos: PubMed, Web of Science y Scopus, que arrojaron un total de 1.814 registros. Tras aplicar los criterios de inclusión y exclusión, se seleccionaron 7 artículos, publicados hasta abril de de 2024. El riesgo de sesgo se evaluó con las herramientas Review Manager Web y ROBINS-1. El protocolo de revisión se registró en PROSPERO: CRD42024536471. Resultados La muestra total fue de N= 866 (M=123,71, SD= 52,45). El rango de edad de los participantes osciló entre los 38 y 47 años, predominando el género masculino. Se evidenció que las intervenciones de empleo con apoyo, combinadas con intervenciones específicas como la Terapia Cognitivo-Conductual o la Remediación Cognitiva mejoran las tasas de empleo. Conclusión Se requieren estudios con mayor rigor metodológico para confirmar la efectividad de estos programas, que permitan orientar a los profesionales de la terapia ocupacional en la toma de decisiones enfocada a la práctica basada en la evidencia.Resumo em Inglês: Resumo Introdução As pessoas com transtornos mentais graves enfrentam elevadas taxas de desemprego, o que tem motivado intervenções específicas na área do emprego. O emprego apoiado, centrado na obtenção de um emprego competitivo com apoio contínuo, é mais eficaz do que a reabilitação profissional. Objetivo Explorar a eficácia das intervenções de terapia ocupacional que se centram no emprego apoiado para melhorar a empregabilidade das pessoas com transtornos mentais graves. Método Foi efetuada uma revisão sistemática, seguindo ao modelo PRISMA. A pesquisa foi efetuada nas seguintes bases de dados: PubMed, Web of Science e Scopus, que produziram um total de 1.814 registos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 7 artigos, publicados até abril de 2024. O risco de viés foi avaliado usando as ferramentas Review Manager Web e ROBINS-1. O protocolo de revisão foi registado no PROSPERO: CRD4202424536471. Resultados A amostra total foi de N= 866 (M=123,71, DP= 52,45). A idade dos participantes variou entre 38 e 47 anos, com predominância do sexo masculino. As intervenções de emprego apoiado combinadas com intervenções específicas, como a terapia cognitivo-comportamental ou a remediação cognitiva, mostraram melhorar as taxas de emprego. Conclusão São necessários estudos com maior rigor metodológico para confirmar a eficácia destes programas, de modo a orientar os profissionais de terapia ocupacional na tomada de decisões centradas na prática baseada na evidência. |
Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura Esclerose múltipla e ocupações: uma revisão de escopo Cardoso, Jeice Sobrinho Cunha, Israel Fernandes de França Borges, Viviane Magno Cardoso, Marcelo Marques Souza, Airle Miranda de Bento-Torres, Natáli Valim Oliver Corrêa, Victor Augusto Cavaleiro Resumo em Português: Resumo Introdução A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune que afeta o Sistema Nervoso Central, que cursa com múltiplos sintomas nas dimensões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais e ocupacionais. Objetivo Este estudo teve o objetivo de mapear as repercussões da Esclerose Múltipla nas ocupações e atividades de vida diária de pessoas que vivem com Esclerose Múltipla. Metodologia Foi realizada uma revisão de escopo considerando artigos científicos originais publicados entre janeiro de 2017 e dezembro de 2022. Resultados A análise dos 14 estudos incluídos apresenta poucas relações entre as ocupações na saúde e o envolvimento ocupacional da pessoa com Esclerose Múltipla, principalmente, em Atividades de Vida Diária e Atividades Instrumentais de Vida Diária. Os resultados originaram a categoria Repercussões da Esclerose Múltipla nas Atividades Diárias da Pessoa que vive com Esclerose Múltipla. Conclusão Foi possível identificar que os estudos que investigaram as ocupações das pessoas com Esclerose Múltipla relatam limitações quanto ao engajamento no cotidiano e carecem de mais aprofundamento e investigação em diferentes ocupações.Resumo em Inglês: Abstract Introduction Multiple sclerosis is an autoimmune disease that affects the central nervous system and causes multiple symptoms in the physical, cognitive, sensory, psychosocial, and occupational dimensions. Objective This study aimed to map the repercussions of multiple sclerosis on occupations in different treatment environments. Methodology A scope review was carried out considering original scientific articles published in the last five years comprising January 2017 - December 2022. Results The analysis of the 14 included studies shows reduced relationships between occupations in health and occupational involvement of people with Multiple Sclerosis, mainly in Activities of Daily Living and Instrumental Activities of Daily Living. The results gave rise to the category Repercussions of Multiple Sclerosis on the Daily Activities of People Living with Multiple Sclerosis. Conclusion It was possible to identify that the studies that investigated the occupations of people with Multiple Sclerosis report limitations regarding engagement in daily life and that they need more depth and investigation in different occupations. |