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A (des)estabilização das redes sociais e o impacto na saúde do professor universitário: o caso português

Social networks (in)stability and its impacts on higher education teachers health: the portuguese case

Resumo

Este estudo se propõe analisar o impacto das redes sociais na saúde do professor do ensino superior em Portugal. A adesão ao Processo de Bolonha exigiu uma reestruturação do ensino superior e uma ressignificação do papel docente. A prática de avaliação individual e a estruturação da carreira em pirâmide estimularam a competitividade entre os professores, minando a cooperação e a dinâmica do reconhecimento e fragilizando as redes entre pares. Por meio de entrevistas semiestruturas, identificamos as percepções e as visões dos docentes como atores diretamente envolvidos em redes educacionais. A análise das falas aponta que eles têm buscado apoio e segurança emocionais na família, nos amigos fora do trabalho e em pares de outros departamentos, em experiências exitosas de cooperação em rede – fato que tem viabilizado a construção e a manutenção de laços sociais geradores de saúde, interação, solidariedade, bem-estar e qualidade de vida, além de redes sociais com caráter preventivo e de promoção de saúde.

Palavras-chave:
redes sociais; capital social; professor; psicodinâmica do reconhecimento; promoção de saúde

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