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Padrões alimentares e qualidade de vida de docentes universitários

Eating patterns and quality of life among university faculty

Resumo

Introdução:

A qualidade de vida (QDV) favorável tem sido associada a dietas de melhor qualidade nutricional.

Objetivo:

Identificar padrões alimentares e estimar sua associação com a QDV em docentes universitários.

Método:

Estudo seccional com 112 docentes de uma universidade do Rio de Janeiro. Foram obtidos dados sociodemográficos, laborais, de saúde, estilo de vida, QDV e desgaste psíquico utilizando questionário autopreenchido. Consumo alimentar foi avaliado por questionário de frequência alimentar. Os padrões alimentares foram identificados por análise fatorial com extração por componentes principais, e sua associação com a QDV foi estimada por regressão linear múltipla.

Resultados:

65% eram mulheres, 45% tinham ≥45 anos de idade e 43% apresentavam excesso de peso. O escore médio de QDV geral foi 70. Foram identificados os padrões alimentares: “lanche”, “fast food”, “restrito” e “básico”. O padrão “restrito”, composto por manteiga/margarina, pão, suco de fruta, laticínios e bebidas cafeinadas, apresentou associação direta com QDV geral e domínios psicológico e relações sociais; o padrão “lanche”, composto por vegetais, carnes, frutas e bebidas cafeinadas, se associou diretamente ao domínio psicológico.

Conclusões:

Os padrões que mais explicaram a ingestão alimentar dos docentes eram de baixa qualidade nutricional. Padrão com teor reduzido de carboidratos associou-se com melhor QVD geral.

Palavras-chave:
comportamento alimentar; qualidade de vida; docentes; análise fatorial

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