Accessibility / Report Error

Avaliação comparativa da eficiência de armadilhas para a captura e coleta de Aedes aegypti em condições de campo * * Manuscrito redigido com base em trabalho de conclusão de curso de Carlos Eduardo Silva no curso de Gestão em Saúde Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2017.

Comparative evaluation of trap efficiency for the capture and collection of Aedes aegypti under field conditions

Resumo

Introdução

Estudos que aperfeiçoam e/ou aferem a capacidade de armadilhas na detecção de vetores auxiliam sobremaneira o processo de controle das doenças causadas por eles.

Objetivo

Objetivou-se comparar quatro tipos de armadilhas para captura/coleta de A. aegypti em condições de campo e avaliar a influência da temperatura e precipitação na eficiência destas armadilhas.

Método

Armadilhas ovitrampas (papel-filtro e paleta), mosquitéricas e MosquiTRAP ® foram instaladas em 10 quarteirões, que recebiam, em cada uma de suas faces, um tipo destas armadilhas. Foram calculados índices entomológicos qualitativos e quantitativos para todas as armadilhas.

Resultados

A armadilha mosquitérica apresentou o menor índice de positividade (3%). Apenas os índices IPAaegypti e IDAaegypti demonstraram relação positiva com a temperatura e a precipitação, respectivamente. As armadilhas ovitrampas tiveram até 6,6 vezes maiores chances de positividade para A. aegypti quando comparadas com as MosquiTRAP ®, sem diferença significante entre os substratos papel-filtro e paleta.

Conclusão

As armadilhas ovitrampas apresentaram os melhores índices para serem utilizadas na vigilância do A. aegypti. É recomendado de forma imperativa o uso do papel-filtro como substrato para oviposição, pelo seu menor custo, maior facilidade de confecção, transporte e armazenamento, além da melhor visibilidade dos ovos depositados.

Palavras-chave:
Aedes aegypti; controle de vetores; mosquitos vetores

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br