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Desenvolvimento e validação de instrumento de avaliação dos aspectos que influenciam a solicitação de exames * * Manuscrito extraído da Tese de Doutorado de Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito intitulada “Exames de apoio diagnóstico: a prática de médicos da Atenção Primária à Saúde e da Urgência e Emergência”, apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros no ano de 2014.

Development and validation of an instrument to evaluate the aspects that influence exam request

Resumo

Introdução

Os exames integram o sistema de saúde e contribuem para o avanço da assistência. A sua solicitação pelos médicos deve ser realizada adequadamente, podendo ser influenciada por diferentes aspectos.

Objetivo

Desenvolver e validar um instrumento de avaliação de aspectos que influenciam a solicitação de exames.

Método

Trata-se de um estudo transversal e analítico que passou pelas seguintes etapas: 1) identificação dos aspectos que influenciam a solicitação de exames na prática médica; 2) verificação da validade aparente e validade de conteúdo; 3) verificação da validade de construto; 4) análise da confiabilidade; 5) verificação da validade discriminante, aplicada a 158 médicos de família e emergencistas no norte de Minas Gerais.

Resultados

O instrumento permaneceu com 36 itens, psicometricamente válidos, agrupados em cinco dimensões: particularidade pessoal do médico; estrutura e processos do sistema de saúde; características do paciente; preparo profissional; e dificuldade para a realização do exame. O instrumento apresentou validade aparente, validade de conteúdo, validade de construto, nível satisfatório de confiabilidade e validade discriminante.

Conclusão

O instrumento de avaliação dos aspectos que influenciam a solicitação de exames na prática médica tem a possibilidade de identificar a influência particular de cada aspecto e de cada dimensão que interfere na prática de solicitação de exames.

Palavras-chave:
testes diagnósticos de rotina; exames médicos; psicometria; estudos de validação; educação médica

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