Acessibilidade / Reportar erro

Análise espacial dos casos de COVID-19 notificados no estado da Bahia, Brasil

Spatial analysis of COVID-19 cases notified in the state of Bahia, Brazil

Resumo

Introdução

Estudos que utilizam georreferenciamento se mostram úteis para tomada de decisão nas ações em saúde.

Objetivo

Analisar a distribuição espacial de Coronavirus Disease-2019 (COVID-19) no estado da Bahia e unidades de saúde geridas pela rede.

Método

Estudo ecológico com análise da distribuição espacial dos casos notificados em boletins epidemiológicos da Secretária de Saúde entre 6 de março e 6 de junho de 2020. Na análise espacial foram utilizados os “I de Moran” bruto e ajustado pelo Estimador Bayesiano Global e criados mapas para visualização dos resultados. Foi realizada regressão espacial multivariável, sendo que a variável dependente esteve relacionada com os coeficientes de incidência de COVID-19, ao passo que para as independentes, identificaram-se o Índice de Desenvolvimento Humano, renda per capita, densidade demográfica, quantidade de leitos, profissionais e unidades de saúde.

Resultados

Foram identificados 26.823 casos em 322 municípios, totalizando 58,2% na capital; municípios com maior coeficiente de incidência foram Ipiaú (718,0), Itajuípe (678,2) e Uruçuca (638,0), em macrorregiões diversas e 42 unidades de saúde em diversos níveis de complexidade, sendo 18 na capital.

Conclusão

Métodos de análise espacial são evidenciados como meio essencial para compreensão da espacialização da COVID-19, sendo útil como ferramenta no planejamento das ações de prevenção e controle do COVID-19.

Palavras-chave:
COVID-19; análise espacial; epidemiologia; Brasil

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br