Acessibilidade / Reportar erro

Mortalidade infantil e Saúde da Família nas unidades da Federação brasileira, 1998-2008

Infant mortality and Family Health units in the Brazilian Federation, 1998-2008

Objetivo:

Analisar a relação entre mortalidade infantil e cobertura populacional da Saúde da Família nas unidades da Federação brasileira.

Métodos:

Estudo ecológico cuja unidade de análise foi composta pelos 26 Estados brasileiros, na série histórica de 1998 a 2008. Foram descritos o percentual de cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a taxa de mortalidade infantil e construídas curvas de regressão linear das variáveis estudadas. A associação estatística foi realizada por meio do teste de correlação de Pearson e da regressão linear simples.

Resultados:

Houve aumento de 857% nas equipes da ESF, ampliação de 43% na cobertura populacional e diminuição da mortalidade infantil em 58% no Brasil. A expansão da cobertura da ESF esteve associada à redução das taxas de mortalidade infantil em 73% dos Estados brasileiros (p<0,05).

Conclusão:

Os achados permitem explorar uma possível associação entre o aumento da cobertura populacional da ESF e a redução das taxas de mortalidade infantil no Brasil.

mortalidade infantil; saúde da família; estudos ecológicos; mortalidade; atenção primária à saúde


Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br