Open-access Apoio social afetivo e de interação no início da gestação está associado a padrão alimentar saudável em gestantes brasileiras

Resumo

Introdução:  O apoio social é fator essencial para o comportamento relacionado à saúde, incluindo os hábitos alimentares. Pouco se sabe sobre o apoio social na promoção de hábitos alimentares saudáveis na gestação.

Objetivo:  Testar a associação entre o apoio social no início da gestação e padrões alimentares gestacionais.

Métodos:  Análise secundária de um estudo de coorte prospectivo de 185 gestantes adultas do Rio de Janeiro, Brasil. O apoio social foi avaliado em 5–13 semanas de gestação por meio da Escala Social do Estudo de Resultados Médicos (MOS-SSS), e foram avaliadas cinco dimensões (material, afetiva, emocional, de informação e de interação). A alimentação foi avaliada por questionário de frequência alimentar aplicado entre 30 e 36 semanas de gestação. Foram identificados três padrões alimentares ges- tacionais (Saudável, Comum-Brasileiro, Processado) por análise de componentes principais.

Resultados:  A idade média foi 26,8±5,5 anos, e as dimensões sociais de maiores médias foram a afetiva (91,2±17,0) e de interação (83,5±17,4). Nos modelos de regressão linear ajustada, os domínios de apoio social afetivo (β 0,011; intervalo de confiança de 95% — IC95% 0,001–0,021) e de interação (β 0,011; IC95% 0,002–0,020) foram positivamente associados ao padrão alimentar Saudável. Nenhuma associação foi observada com os padrões Comum-Brasileiro e Processado.

Conclusão:  O apoio social afetivo e de interação ao início da gestação pode promover hábitos alimentares mais saudáveis na gestação.

Palavras-chave:
estudos de coorte; consumo alimentar; nutrição; gravidez; apoio social

location_on
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro