Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do potencial quimioprotetor do fruto de Psidium guajava contra os efeitos genotóxicos da doxorrubicina

Evaluation of Psidium guajava fruit chemoprotective against the genotoxic effects of doxorubicin

Resumo

Introdução

A goiaba é um fruto amplamente utilizado como alimento e é considerada planta medicinal em países tropicais e subtropicais. Pesquisas têm mostrado que o fruto contém constituintes químicos com abrangente uso clínico. Além disso, a maior parte das substâncias utilizadas no tratamento contra câncer foi isolada a partir de produtos naturais.

Objetivo

Avaliar o potencial citotóxico, mutagênico, antimutagênico e quimioprotetor da fruta liofilizada de Psidium guajava, a goiaba, in vivo.

Método

A citotoxicidade, a mutagenicidade e a antimutagenicidade foram avaliadas em três diferentes dosagens (0,625, 1,25 e 2,50 g/kg) de goiaba.

Resultados

Os resultados mostraram que a goiaba não apresentou atividade citotóxica e mutagênica no ensaio de micronúcleo em sangue periférico e que não houve alterações nos valores de ALT e AST, indicando ausência de toxicidade hepática. Nos animais tratados com a goiaba, a dose de 0,625 mg/kg significativamente reduziu os danos induzidos pela doxorrubicina.

Conclusão

Esses resultados mostraram que o consumo de goiaba é seguro e capaz de proteger o material genético de alterações genômicas.

Palavras-chave:
goiaba; teste do micronúcleo; doxorrubicina

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br