Acessibilidade / Reportar erro

Consumo de drogas ilícitas como fator de risco para traumatismo dentário em adolescentes

Illicit drugs use as risk factor of dental trauma among adolescents

Resumo

Traumatismo dentário e consumo de drogas ilícitas podem comprometer gravemente a saúde dos adolescentes e são considerados sérios problemas de saúde pública.

Objetivo

Investigar a associação do traumatismo dentário com o uso de drogas ilícitas e condição socioeconômica entre adolescentes de 12 anos de idade.

Métodos

Estudo transversal envolvendo 633 adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Diamantina, no Estado de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de exame clínico e questionários. Traumatismo dentário foi avaliado pela classificação de Andreasen, e consumo de drogas ilícitas, pelo instrumento ASSIST (Teste para Triagem do Envolvimento com Álcool, Cigarro e Outras Substâncias). As associações foram testadas pelo teste do qui-quadrado e teste Exato de Fisher (p<0,05).

Resultados

A presença do traumatismo dentário foi observada em 176 adolescentes (29,9%). A prevalência reportada do uso de maconha foi de 1,5% (9/588), de cocaína, 0,3% (2/588), e de inalantes, 1,7% (10/588). Traumatismo dentário foi mais prevalente entre adolescentes do sexo masculino (p=0,010) que tinham usado maconha (p=0,024) na vida.

Conclusão

A associação observada entre o uso de drogas ilícitas e o sexo masculino com o traumatismo dentário sugere a necessidade de adoção de políticas voltadas para o controle efetivo dessas condições, principalmente em idade precoce.

Palavras-chave:
traumatismos dentários; saúde bucal; adolescentes; drogas ilícitas

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br