Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados a acidentes com exposição a material biológico de trabalhadores da saúde da atenção básica e da média complexidade em cinco municípios baianos

Factors associated with occupational accidents involving exposure to biological material in primary care and medium complexity among workers in five municipalities in Bahia, Brazil

Resumo

Introdução

no trabalho em saúde podem ocorrer os acidentes de trabalho com exposição a material biológico, potencial fonte de infecção para doenças graves.

Objetivo

estimar os fatores associados aos acidentes com exposição a material biológico entre trabalhadores da saúde da atenção básica e da média complexidade.

Método

estudo transversal, exploratório, realizado com trabalhadores da atenção básica e da média complexidade em cinco municípios baianos. O processamento dos dados incluiu análises descritivas, uni e multivariadas.

Resultados

a incidência dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico foi de 3,4%, atingindo a faixa etária entre 19 a 33 anos (RR: 2,06; IC 95%: 1,2 - 3,4), revelando ausência de prática regular de atividade de lazer (RR: 1,8; IC 95%:1,1-2,8), atuação na média complexidade (RR: 1,8; IC 95%: 1,2-2,8), exposição a agentes biológicos (RR: 3,7; IC 95%: 2,4 - 5,9) e trabalho de alta exigência (RR: 1,9; IC 95%: 1,1 - 3,3).

Conclusão

verifica-se ser necessária a priorização dos trabalhadores da saúde em ações de vigilância em ambientes de trabalho e programas voltados à prevenção dos acidentes como compromisso da área de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave:
acidentes de trabalho; profissional de saúde; exposição ocupacional; atenção básica à saúde; atenção secundária à saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br