Open-access Características do trabalho dos agentes comunitários de saúde no primeiro ano da pandemia da COVID-19 no Brasil

Characteristics of the work of community health workers in the first year of the COVID-19 pandemic in Brazil

Resumo

Introdução:  O trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) é apontado como essencial para o controle da transmissão comunitária da COVID-19.

Objetivo:  Realizou-se um estudo descritivo, de análise documental, sobre a caracterização do trabalho dos ACS de março de 2020 a janeiro de 2021.

Métodos:  Os dados sistematizados foram analisados conforme categorias: apoio à saúde e segurança ocupacional; atribuições rotineiras e novas competências para resposta à COVID-19; gestão de recursos humanos; capacitação especifica sobre a COVID-19; suporte social dos usuários.

Resultados:  A análise empreendida permitiu identificar dois tipos de respostas: do campo científico/militante, essencial para caracterizar o trabalho dos ACS conforme a orientação comunitária e territorial e com direcionamentos propositivos aos estados e municípios; e a resposta do campo político e burocrático do governo federal, insuficiente e descoordenada, que suscitou recomendações e diretrizes genéricas e escassas, que não contemplaram uma normatização de ações em todo o território nacional.

Conclusão:  A sistematização das respostas à pandemia da COVID-19 pode desdobrar lições e debates sobre a governança em saúde, fundamentais para o enfrentamento de outros eventos sanitários.

Palavras-chaves:
agentes comunitários de saúde; COVID-19; atenção primária à saúde

location_on
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro