Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre indicadores de desenvolvimento municipal e de saúde bucal em uma mesorregião metropolitana do Brasil

Correlation between municipal development indicators and oral health in a Brazilian metropolitan mesoregion

Resumo

Introdução

O estudo da relação entre indicadores sociais e indicadores de saúde bucal pode contribuir para a avaliação dos impactos das políticas e ações de saúde.

Objetivo

Investigar a correlação entre indicadores de desenvolvimento municipal e indicadores de saúde bucal dos municípios integrantes da mesorregião metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil.

Método

Estudo epidemiológico do tipo ecológico, por meio de dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do ano 2010, obtidos no portal Atlas Brasil; Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) dos anos 2015 e 2016, obtidos no portal do Ipardes; e indicadores de saúde bucal dos anos 2015 a 2018, oriundos do SIA/SUS. Posteriormente, foi empregado o teste de correlação de Spearman.

Resultados

Verificou-se correlação positiva estatisticamente significativa entre indicadores de desenvolvimento municipal e indicadores de primeira consulta odontológica programática no ano de 2017; correlação negativa entre IDHMs e exodontias nos anos de 2015 e 2016; correlação positiva entre IPDMs e procedimentos odontológicos individuais básicos dos anos 2015 a 2018.

Conclusão

Houve correlação significativa entre os indicadores de desenvolvimento municipal e os indicadores de saúde bucal. Municípios com maiores índices de desenvolvimento proporcionaram maior acesso aos serviços de saúde bucal e menores proporções de exodontias por habitante.

Palavras-chave:
desenvolvimento humano; saúde bucal; promoção da saúde; sistemas de informação em saúde; indicadores sociais

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br