Acessibilidade / Reportar erro

Uso do processo analítico hierárquico para eleger a preferência do paciente na avaliação da primeira linha de tratamento do câncer de mama metastático her2 hiperexpresso

Resumo

Introdução

As diversas combinações de agentes quimioterápicos e biológicos disponíveis no Sistema Único de Saúde brasileiro para o tratamento do câncer de mama metastático requerem análises que contribuam para a tomada de decisões.

Objetivo

O objetivo principal deste estudo foi avaliar o tratamento de primeira linha para câncer de mama metastático HER2 hiperexpresso sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde, utilizando a análise de decisão multicritérios (MCDA).

Método

As opções de tratamento avaliadas foram: (a) pertuzumabe em combinação com trastuzumabe e docetaxel, e (b) trastuzumabe em combinação com docetaxel. Usando o método analítico hierárquico, médicos oncologistas compararam a relevância dos cinco critérios predefinidos: sobrevida global, resposta ao tratamento, eventos adversos, custo-efetividade e impacto orçamentário.

Resultados

O esquema terapêutico considerado mais apropriado pelo modelo foi pertuzumabe em combinação com trastuzumabe e docetaxel. Os critérios mais sensíveis foram eventos adversos, custo-efetividade e impacto orçamentário. Os resultados sugerem que a classificação está associada à perspectiva do profissional de saúde participante do questionário.

Conclusão

Definir o tratamento de uma doença incurável associada a um tempo de sobrevida curto e opções de tratamento de alto custo requer uma tomada de decisão complexa. O MCDA permite ponderar e considerar critérios que seriam difíceis de medir em outros modelos de decisão. Esses aspectos contribuem para uma avaliação mais ampla da tomada de decisões em saúde.

Palavras-chave:
análise de decisão multicritério; processo analítico hierárquico; pertuzumabe; câncer de mama

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br