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Influência do apoio social e capital social no consumo alimentar de adultos no sul do Brasil

Influence of social support and social capital on food consumption of adults in southern Brazil

Resumo

Introdução

As escolhas alimentares podem ser influenciadas por apoio social e capital social.

Objetivo

Investigar as relações do apoio social e capital social com o consumo alimentar.

Método

Trata-se de um estudo transversal, de base populacional, com uma amostra aleatória de 1.098 adultos (≥ 18 anos de idade) de uma cidade no Sul do Brasil. O apoio social foi mensurado por meio da escala Medical Outcomes Study (MOS), e o capital social contemplou a avaliação dos indicadores de coesão social, apoio dos vizinhos, controle social informal, eficácia política e ação social. Para o consumo alimentar, utilizou-se de uma escala com base nas orientações do guia alimentar para a população brasileira.

Resultados

A média de idade da amostra foi de 44 anos (DP[Desvio-padrão] = 15,8), e identificou-se um consumo alimentar adequado em 38,6% (IC95%: 35,7 a 41,5). Após ajuste, observou-se uma probabilidade 40% maior para adoção de consumo alimentar adequado (saudável) entre os indivíduos com maior nível de apoio social (OR = 1,47; IC95%: 1,07 a 2,03), coesão social (OR = 1,40; IC95%: 1,02 a 1,92) e apoio dos vizinhos (OR = 1,45; IC95%: 1,04 a 2,02).

Conclusão

Os aspectos psicossociais, tanto individual quanto contextual, podem desempenhar um papel importante no consumo alimentar saudável em adultos.

Palavras-chave:
aspectos psicossociais; capital social; apoio social; consumo alimentar

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