Acessibilidade / Reportar erro

Saberes Docentes e Formação em Saúde: uma revisão da literatura

Teachers' Knowledge and Health Education: a literature review

Resumo

Introdução

Na área da saúde, a discussão sobre a necessidade de repensar a formação e a atuação docentes vem incorporando de forma proeminente a perspectiva dos saberes docentes.

Objetivo

Discutir a docência na área da saúde, por meio da análise das contribuições do referencial de Maurice Tardif na produção acadêmica nacional.

Método

Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nas bases Portal Periódicos Capes e Biblioteca Virtual de Saúde. Foram selecionados 12 artigos, organizados segundo seus objetos e problemáticas de pesquisa, conceitos e referenciais teóricos e principais achados.

Resultados

Identificou-se três objetos de pesquisa: saberes mobilizados na prática docente; modelos de formação: abordagens e percepções docentes; e trajetórias de vida e constituição de saberes.

Conclusão

Pautando-se na necessária renovação das práticas educativas, os trabalhos ressaltam a importância do protagonismo aos professores, assim como de se rever os modelos de formação docente, valorizando seus saberes socialmente construídos. Destacam o ainda prevalente desequilíbrio entre atividades de pesquisa, ensino, extensão e assistência, que marcam a tensão na construção da profissionalidade docente em saúde.

Palavras-chave:
docentes; educação em saúde; ensino; literatura de revisão

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br