Importância do acolhimento de pais que tiveram diagnóstico do transtorno do espectro do autismo de um filho

The importance of embracing parents of a child diagnosed with autism spectrum disorder

Fernanda Alves Maia Maria Tereza Carvalho Almeida Liliane Marta Mendes de Oliveira Stéffany Lara Nunes Oliveira Vanessa Souza de Araújo Saeger Victória Spínola Duarte de Oliveira Marise Fagundes Silveira Sobre os autores

Resumo

Introdução

Este trabalho tem como objetivo avaliar os resultados de uma capacitação oferecida aos membros de uma equipe de acolhimento de pais cujo filho(a) teve diagnóstico de transtorno de espectro do autismo (TEA).

Métodos

Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foi oferecida uma capacitação aos membros da equipe responsável pelo acolhimento da Associação Norte Mineira de apoio ao Autista (ANDA), compreendendo três módulos. Além disso, um questionário foi aplicado aos participantes antes e após a capacitação.

Resultados

Observou-se a mudança de percepção na assertiva que avaliava a necessidade de se compreender a importância do acolhimento de pais de crianças com TEA. Verificou-se que, antes da capacitação, os participantes apresentavam um envolvimento emocional com o trabalho a ser desenvolvido no acolhimento; após a capacitação, eles deram ênfase à importância de orientar os pais na busca por profissionais qualificados e à importância do acompanhamento da criança por uma equipe multiprofissional. A escuta também foi referida antes e após a capacitação.

Conclusão

A capacitação promoveu uma sensibilização dos participantes quanto à necessidade de se desenvolverem nos aspectos cognitivo, psicomotor e atitudinal para o acolhimento dos pais. São necessárias outras capacitações para garantir maior sensibilização, bem como intensificar a melhoria das competências adquiridas.

Palavras-chave:
transtorno autístico; acolhimento; pesquisa qualitativa

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br