Acessibilidade / Reportar erro

Tendências da mortalidade em decorrência de traumas de trânsito no Brasil e nas unidades federativas entre os anos de 1997 e 2015 na população masculina

Resumo

Introdução

Acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo.

Objetivo

O estudo teve por objetivo realizar uma análise temporal da tendência de mortalidade por acidentes de transportes terrestres no Brasil.

Método

Estudo ecológico de séries temporais da mortalidade por acidentes de transporte terrestre no Brasil no período de 1997 a 2015 para a população masculina. Os dados são provenientes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), processados pelo Datasus e classificados nas rubricas V01 a V89 (CID-10). Foram calculadas as taxas específicas de mortalidade, ajustadas por idade, e realizada análise da tendência temporal através do software Joinpoint Regression Program.

Resultados

A população brasileira masculina não apresentou mudanças na taxa de mortalidade ao longo dos anos (-0.8%; CI 95% - 1.7;0.1). Dez estados tiveram aumento nas taxas de mortalidade, nove reduziram e oito mantiveram as taxas.

Conclusão

A população masculina não apresentou diferença nas taxas, entretanto, a população geral apresentou redução de 1% ao ano na taxa mortalidade. Além disso, ambas populações geral e masculina mostraram uma redução de 4,6% e 4,9% ao ano durante os últimos anos (2012- 2015).

Palavras-chave:
causas externas; acidentes; acidentes de transporte; mortalidade

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br