Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência, tratamento e controle da hipertensão arterial com método diferenciado de busca ativa

Prevalence, treatment and control of hypertension with a differential method of active search

Resumo

Introdução

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) atinge cerca de 30% da população adulta, sendo o maior fator de risco para lesões cardíacas e cerebrovasculares, e a terceira causa de invalidez.

Objetivo

Determinar a prevalência de indivíduos com HAS e os níveis de conhecimento, tratamento e controle da doença, por meio de um método diferenciado de busca ativa.

Método

Realizou-se estudo transversal, de base populacional, com amostra representativa composta por 409 indivíduos adultos, na área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde com Estratégia de Saúde da Família, na periferia da zona sul da cidade de São Paulo. As visitas domiciliares compreenderam medidas antropométricas e de pressão arterial (PA), além da aplicação de um questionário sociodemográfico.

Resultados

A prevalência de HAS na população foi de 42,5%. A maior parte dos indivíduos hipertensos (94%) tinha conhecimento da doença, 95% deles faziam tratamento e 48% apresentavam PA controlada. Foram identificados 45 novos casos de HAS, desses, 77% foram encontrados em horário diferenciado (domingos das 10 às 16h), representando 27% dos hipertensos.

Conclusão

O método diferenciado mostrou-se eficiente como estratégia de busca ativa para novos casos de HAS em locais onde ainda existe aparente subnotificação.

Palavras-chave:
prevalência; hipertensão; estilo de vida; saúde da família

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br