Acessibilidade / Reportar erro

Percepção sobre a segurança alimentar e nutricional de instituições cadastradas no Banco de Alimentos de Itapecerica da Serra

Perception of food and nutritional security of institutions registered in the Food Bank of Itapecerica da Serra

Resumo

Introdução

O Banco de Alimentos recebe gêneros alimentícios fora dos padrões para comercialização, mas que estão próprios para o consumo humano e sem nenhuma restrição sanitária.

Objetivo

Verificar a percepção das instituições beneficiadas pelo Banco de Alimentos de Itapecerica da Serra sobre a segurança alimentar e nutricional.

Método

Estudo qualitativo realizado com 12 instituições cadastradas no Banco de Alimentos, por meio de entrevista gravada com roteiro semiestruturado.

Resultados

As instituições participantes atenderam cerca de 2.140 indivíduos em situação de vulnerabilidade social, sendo que sete delas distribuíam os alimentos doados, quatro utilizavam os alimentos doados no preparo de refeições e apenas uma realizava as duas atividades. A partir dos dados obtidos, foram extraídos cinco temas: segurança alimentar e nutricional; contribuição à instituição; vulnerabilidade social; falta de cadastro; e monotonia alimentar.

Conclusão

Os responsáveis das instituições beneficiadas pelo Banco de Alimentos apresentaram uma percepção sobre segurança alimentar e nutricional fundamentada no acesso aos alimentos pelas famílias atendidas. Isso satisfaz, parcialmente, o conceito de segurança alimentar e nutricional adotado no Brasil.

Palavras-chave:
segurança alimentar e nutricional; política pública; assistência alimentar

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br