Acessibilidade / Reportar erro

O método Pilates como opção terapêutica para as queixas de dores musculoesqueléticas em mulheres idosas

The Pilates method as a treatment option for musculoskeletal pain complaints in elderly women

Resumo

Introdução

O processo de envelhecimento está relacionado a alterações fisiológicas que podem comprometer a autonomia, a independência e a qualidade de vida dos idosos.

Objetivo

Avaliar a prática de exercícios físicos com o método Pilates e sua relação com a melhora da qualidade de vida e redução das queixas de dores musculoesqueléticas em um grupo de mulheres idosas.

Método

Participaram do estudo 31 mulheres entre 40 e 86 anos que realizaram exercícios de Pilates solo durante oito semanas. Na coleta dos dados, foram utilizados os instrumentos SF-36 e o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. Após oito semanas, foi realizada a reavaliação com os mesmos instrumentos.

Resultados

O componente físico do SF-36 evoluiu de 58,5% para 90,5%, e o componente mental pontuou 93,5%, apresentando melhora evidente nestes domínios após os exercícios, e as queixas de dores musculoesqueléticas diminuíram em metade da amostra.

Conclusão

O Pilates foi associado com a redução das queixas de dores musculoesqueléticas e com a melhora da qualidade de vida nos domínios estudados.

Palavras-chave:
saúde coletiva; Pilates; envelhecimento; reabilitação

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br