Prevalência e fatores associados às quedas em idosos de Estação-RS: estudo transversal de base populacional

Prevalence and factors associated with falls in elderly from Estação-RS: a cross-sectional population-based study

Alisson Padilha de Lima Ezequiel Vitório Lini Marcos Paulo Dellani Marilene Rodrigues Portella Marlene Doring Sobre os autores

Resumo

Objetivo

Este estudo verificou os fatores associados às quedas em idosos de Estação, Rio Grande do Sul.

Método

Estudo transversal com 418 idosos. No questionário foram contempladas as informações pessoais e familiares: sexo, faixa etária, cor, com quem reside, zona de moradia, estado marital e aposentadoria. Condições de saúde e hábito de vida como: dor crônica, alimenta-se sozinho, banha-se, deita/levanta da cama, sobe/desce escadas, artrite/artrose, dificuldade auditiva, dificuldade visual, hipertensão arterial, reumatismo, osteoporose e isquemia cerebral. A variável dependente foi “ocorrência de quedas nos últimos 12 meses que antecederam a entrevista”. Realizada frequência relativa e absoluta para característica da amostra. Testou-se a associação entre o desfecho e as variáveis independentes através do teste qui-quadrado, análises brutas e multivariada mediante regressão de Poisson, estimando-se as razões de prevalência brutas e ajustadas, calculados os respectivos intervalos de confiança de 95% a um p≤0,050.

Resultados

A prevalência de quedas no ano anterior à pesquisa foi de 63,8%. Após a análise múltipla permaneceram associadas às quedas as variáveis: analfabetismo (RP=1,67), dor crônica (RP=2,34) e isquemia cerebral (RP=2,30).

Conclusão

A investigação apresentou elevada prevalência de quedas entre os idosos e demonstra que os fatores associados às quedas são modificáveis e evitáveis.

Palavras-chave:
acidentes por quedas; nível de saúde; envelhecimento da população

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br