Open-access Qualidade dos ovos, perfil de ácidos graxos da gema e eclodibilidade de matrizes suplementadas com Ácido Linoleico Conjugado (CLA)

RESUMO

O ácido linoleico conjugado (CLA) compreende o grupo de isômeros posicionais e geométricos do ácido linoleico. Na dieta de matrizes, aumenta a proporção de ácidos graxos saturados dos ovos e pode ser uma importante ferramenta para o estudo dos efeitos da suplementação materna de CLA sobre o metabolismo lipídico da progênie. Objetivou-se avaliar o efeito da inclusão de CLA na dieta de matrizes de frango de corte sobre o perfil de ácidos graxos da gema, a qualidade dos ovos e a incubação. Dois lotes comerciais de matrizes Cobb500®, com 58 semanas de idade, foram suplementados com 0% ou 0,025% de CLA (trans-10, cis-12). Após 26 dias, 300 ovos por tratamento foram coletados, dois quais 30 foram utilizados para as análises de qualidade e perfil de ácidos graxos da gema, enquanto os ovos restantes foram submetidos à incubação. A qualidade das aves foi avaliada à eclosão, e o peso e conteúdo do saco vitelínico residual foram avaliados à eclosão. Ovos não eclodidos foram submetidos a análise residual. A suplementação das matrizes não influenciou os parâmetros de incubação e peso dos pintos à eclosão. Contudo, modificou o perfil de ácidos graxos da gema e do saco vitelínico, levando ao acúmulo de CLA no saco vitelínico após a eclosão. Conclui-se que a suplementação de 0,025% de CLA na dieta de matrizes não altera parâmetros de incubação e o peso da progênie à eclosão, mas modifica os perfis de ômega-6 e ácidos palmitoleico, linoleico e araquidônico tanto na gema quando no saco vitelínico residual.

Termos para indexação:
Desenvolvimento embrionário; metabolismo lipídico; nutrição da matriz.

location_on
Editora da Universidade Federal de Lavras Editora da UFLA, Caixa Postal 3037 - 37200-900 - Lavras - MG - Brasil, Telefone: 35 3829-1115 - Lavras - MG - Brazil
E-mail: revista.ca.editora@ufla.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro