Acessibilidade / Reportar erro

Tamanho e época de coleta de cladódios para propagação de pitaya

RESUMO

A estaquia é o método de propagação que tem como vantagem a precocidade de produção e a uniformidade do cultivo. Alguns fatores influenciam na propagação e enraizamento dentre eles, o tamanho da estaca e a época do ano para sua coleta. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o tamanho ideal de cladódios de pitaya vermelha com polpa branca (Hylocereus undatus Haw.), bem como a época de sua retirada na propagação da cultura por estaquia, tendo em vista a qualidade fisiológica de mudas produzidas, viabilizando manejos culturais mais adequados e incremento na área de cultivo. O experimento foi conduzido na Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira - UNESP, utilizando três tamanhos de cladódios (estacas) com 10, 20 e 40 cm de comprimento, coletada em duas épocas (verão e inverno). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema de parcelas sub-divididas no tempo, sem dependência dos fatores, com 20 repetições. As avaliações foram realizadas 60 dias após o estaqueamento, avaliando-se fatores biométricos relacionados às brotações e ao enraizamento dos cladódios. De acordo com os resultados, observa-se que houve diferença estatística entre os tratamentos, com interação significativa para número de brotos. Pode-se concluir que, quanto ao tamanho dos cladódios, recomenda-se, quando possível, a utilização daqueles com 40 cm e em relação à época de coleta, recomenda-se que seja feito no período de inverno, favorecendo o desenvolvimento de plantas clonais de melhor qualidade.

Termos para indexação:
Hylocereus undatus; estaquia; produção de mudas clonadas; clima de coleta; produção de frutas exóticas; sustentabilidade.

Editora da Universidade Federal de Lavras Editora da UFLA, Caixa Postal 3037 - 37200-900 - Lavras - MG - Brasil, Telefone: 35 3829-1115 - Lavras - MG - Brazil
E-mail: revista.ca.editora@ufla.br