Acessibilidade / Reportar erro

Características agronômicas de cultivares de soja com aplicação tardia de nitrogênio em suplementação à inoculação de Bradyrhizobium spp.

RESUMO

A aplicação tardia de nitrogênio (N) pode ser uma prática agronômica para aumentar o rendimento da soja e o teor de proteína dos grãos em cultivares modernos de alto potencial produtivo. Um estudo para avaliar a resposta de cultivares de soja em relação à aplicação tardia de N em suplementação à inoculação de Bradyrhizobium spp. foi conduzido em dois solos do Cerrado de média e alta fertilidade durante a safra 2019/2020. Os tratamentos foram dispostos no delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 2 × 2 × 5: dois ambientes de produção agrícola [UFMS 1 (média fertilidade) e UFMS 2 (alta fertilidade)], duas cultivares de soja (TMG 7067 IPRO e BMX Bônus IPRO) e cinco doses de aplicação tardia de N (0, 50, 100, 150 e 200 kg N ha-1), com quatro repetições. As doses de N foram aplicadas em cobertura no estádio fenológico R5.3. Análise de correlação canônica foi utilizada para avaliar a relação entre o grupo de variáveis independentes (ambientes de produção agrícola, cultivar de soja e doses de aplicação de N) e dependentes (características agronômicas da soja). As aplicações tardias de N não afetaram as características agronômicas (altura de planta, altura da primeira vagem, número de vagens por planta, número de grãos por vagem e massa de 1.000 grãos) e não aumentaram a produtividade e o teor de proteína dos grãos das duas cultivares de soja, independentemente do nível de fertilidade (médio ou alto) da área produção agrícola. Conclui-se que quando estirpes eficientes de Bradyrhizobium spp. são utilizadas no cultivo da soja em solos do Cerrado de média e alta fertilidade, não há necessidade de aplicar doses tardias de fertilizante nitrogenado.

Termos para indexação:
Fixação biológica de N; Glycine max (L.) Merrill.; proteína; ureia.

Editora da Universidade Federal de Lavras Editora da UFLA, Caixa Postal 3037 - 37200-900 - Lavras - MG - Brasil, Telefone: 35 3829-1115 - Lavras - MG - Brazil
E-mail: revista.ca.editora@ufla.br