Acessibilidade / Reportar erro

Insucesso de imidacloprid e thiacloprid no controle do psilídeo-da-goiabeira, Triozoida limbata (Enderlein) (Hemiptera: Psyllidae)

O psilídeo-da-goiabeira, Triozoida limbata (Enderlein), é uma praga severa que compromete a produtividade da goiabeira. Esta comunicação apresenta os resultados de um experimento em que objetivou-se testar inseticidas nicotinóides para o controle do psilídeo-da-goiabeira, em elevada densidade populacional. Não se conseguiu controle satisfatório com imidacloprid AL 100 g/L, pulverizado uma única vez na base do tronco da goiabeira a 5, 10 ou 20 mL/planta; com imidacloprid SC 200 g/L, usando-se 0,6 mL em 2 L de água/planta e com o thiacloprid SC 480 g/L, usando-se 0,2 mL em 2 L de água/planta, ambos pulverizados duas vezes (15 dias de intervalo) na folhagem. Como a eficácia desses produtos havia sido constatada anteriormente, as possíveis causas da atual falha de controle são discutidas em relação a vários fatores.

Goiaba; inseticidas nicotinóides; aplicação via tronco; pulverização da folhagem


Editora da Universidade Federal de Lavras Editora da UFLA, Caixa Postal 3037 - 37200-900 - Lavras - MG - Brasil, Telefone: 35 3829-1115 - Lavras - MG - Brazil
E-mail: revista.ca.editora@ufla.br