Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

Enid Abreu Dobranszky

A grande diversidade cultural com que devem lidar os professores atualmente nos ensinos fundamental e médio está/encontra-se diante de uma indagação fundamental: Como estabelecer pontes entre as diferentes práticas sociais que esses alunos trazem de seu meio cultural e a formalização do conhecimento característica do ensino escolar? Em outras palavras: De que modo conhecimentos transmitidos em outros contextos, mais específicos à educação não-formal, poderiam ser acolhidos na sala de aula?

Os textos que compõem este volume constituem diferentes perspectivas e reflexões sobre esse tema sob o ponto de vista da linguagem, as quais poderiam ser dispostas em dois grupos: o primeiro, mais centrado na questão do ensino de língua materna, na confluência do formal e do não-formal; o segundo, sobre os modos de produção do sentido em publicações de divulgação do conhecimento.

O traço que os une, o leitor facilmente depreenderá: a expressão "práticas educativas", que Cox, no artigo que abre esta coletânea — "Pedagogias da língua: muito siso e pouco riso" —, define pela interação: "Onde há homens interagindo, há homens, consciente ou inconscientemente, transmitindo e reinventando saberes". Assim também o artigo seguinte, de Mota, no qual se examina um caso particularmente ilustrativo — as estratégias empregadas entre famílias de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos na preservação da língua materna — da configuração de dois espaços de aprendizagem: o formal/escolar e o não-formal/doméstico. Encerra esse bloco o exame proposto por Guedes-Pinto e Fontana sobre a questão da leitura em Infância, de Graciliano Ramos, no qual vêem as autoras indícios do lugar expressivo ocupado pela mulher nas esferas educacionais pública e doméstica nas primeiras décadas do século XX.

As relações dos professores com o conhecimento veiculado na forma de revistas de divulgação — outro modo de confluência do formal e do não-formal —, sob o ponto de vista da produção do sentido operada por recursos retóricos e de agenciamento do leitor, constituem o segundo subtema deste volume. Smolka e Gentil tecem considerações acerca de duas revistas de larga circulação entre professores: Nova Escola e Presença Pedagógica, sob o ponto de vista do suporte material. Fecha esse grupo e esta coletânea o artigo de Grillo, Dobranszky e Laplane, no qual são examinados os diferentes recursos retóricos mobilizados em publicações de divulgação científica e em livros didáticos, mediante a análise de textos introdutórios — "apresentações", "cartas ao leitor" — de duas revistas de divulgação — Superinteressante e Pesquisa FAPESP — e dois livros didáticos de português.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jan 2005
  • Data do Fascículo
    Ago 2004
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br