Mágica de leitura de mente |
36 cartas dupla face, feitas com material reciclado ou peças de quebra-cabeça |
Contar até 6 e conhecer números pares e ímpares |
Detecção e correção de erros |
Matemática: cálculo e estimativa; álgebra: padrões e relacionamentos |
Números binários |
Cinco cartões, que podem ser confeccionados com materiais recicláveis |
Contar até 31 e realizar adição |
Números binários |
Matemática: números em outras bases além da base decimal; sequências e padrões sequenciais |
Adivinhe meu número |
Pelo menos dois participantes, lápis e dois ou três pedaços de papel |
Comparar números até 100 |
Lógica booleana |
Matemática: padrões e sequência; números; faixa de valores; funções – maior que e menor que |
Encontre meu cartão |
Pelo menos dois participantes, lápis, oito pedaços pequenos de papel |
Comparar números de 0 a 7 |
Lógica booleana |
Matemática: padrões e sequência; números; faixa de valores; funções de maior que e menor que |
Adivinhe a frase |
Pelo menos dois participantes, lápis e dois ou três pedaços de papel |
Conhecer a ortografia (pode ser adaptada à idade do aluno) e estruturar sentenças |
Lógica booleana |
Matemática: estrutura de sentença |
Destravando o segredo nos códigos de produtos |
Lápis, papel e itens domésticos com códigos de produto de 12 ou 13 dígitos |
Somar números até cerca de 150 e multiplicar números por 3. |
Detecção e correção de erros |
Matemática: adição e multiplicação |
Crianças-robô |
Pelos menos dois participantes, uma grade 8 × 8 marcada no chão (com giz, fita, papelão), lápis e papel |
Dar e seguir instruções simples de direção (esquerda, direita, avançar). |
Linguagens de programação |
Matemática: plano, espaço e coordenadas |
Apertando imagens em códigos |
Lápis (de colorir ou escrever), borracha, papel com grade 20 × 20, códigos para as imagens |
Ler números e contar até 20 |
Representação de imagens |
Matemática: exploração de formas e espaços |