Open-access CADERNOS CEDES 2025: PERSISTE O PROJETO EDITORIAL, ALTERA-SE A SISTEMÁTICA

CADERNOS CEDES 2025: THE EDITORIAL PROJECT PERSISTS, THE SYSTEMATICS CHANGES

CADERNOS CEDES 2025: EL PROYECTO EDITORIAL PERSISTE, LA SISTEMÁTICA CAMBIA

O presente Volume dos Cadernos Cedes é composto por três Dossiês que se organizam em torno de temáticas específicas. Esse novo modo de organização dos Cadernos visa a atender à demanda de publicação em fluxo contínuo, como um dos critérios da política editorial da Ciência Aberta. Integrando a Coletânea da Scientific Electronic Library Online (SciELO) desde 1997, com a garantia do acesso aberto e gratuito aos artigos publicados nos três dossiês anuais, por todas as pessoas interessadas, os Cadernos chegam ao Volume 45 buscando manter o projeto editorial do periódico no curso dos 45 anos de existência. Como indicado pelas organizadoras do Catálogo Memória, de 2002, “sua linha de pesquisa multidisciplinar e suas diversas orientações representam as mais recentes discussões no campo educacional e priorizam os processos formativos mais abrangentes que caracterizam a educação” (De Rossi; Pino, 2002, p. 89).

Mostra-se oportuno, portanto, relembrar alguns fatos, colocar em perspectiva posicionamentos e projetar ações futuras.

Lembremos que a criação dos Cadernos resultou do esforço conjunto de um grupo de educadores da Faculdade de Educação da Unicamp, que havia gestado e concretizado, a contrapelo das condições de repressão impostas pela ditadura militar, a constituição de uma sociedade civil sem fins lucrativos, o Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes), bem como os projetos de publicação de duas revistas – Educação & Sociedade e Cadernos Cedes – com o objetivo de incentivar e realizar estudos e pesquisas sobre questões relevantes no campo da educação, visando à socialização do conhecimento. No transcorrer dessas quatro décadas e meia, as duas revistas tornaram-se referência nos âmbitos nacional e internacional.

O lançamento do primeiro número dos Cadernos Cedes, organizado por Ivany Pino e Silvia Manfredi, em 1980, enfocou as Concepções e experiências de educação popular. O primeiro artigo do primeiro número dos Cadernos Cedes foi de Carlos Rodrigues Brandão, intitulado Da educação fundamental ao fundamental da educação, no qual o autor analisa e problematiza propostas, objetivos e métodos do programa de Educação Fundamental (Unesco, 1949) nas décadas de 1950 e 1960, na América Latina. O autor explicita as diferenças nos modos de conceber a Educação de Base e a Educação Popular no contexto brasileiro, argumentando sobre os sentidos das mais diversas formas de participação popular. Diz o autor: “A Educação de Base considera necessário transformar homens para que eles transformem o seu mundo. A educação torna fundamental o que transforma o homem desde sua base: a sua dimensão de sujeito da história” (Brandão, 1980, p. 23, grifos do autor).

Com título tão sugestivo sobre assunto polêmico que apontava para as relações de forças no campo das políticas e práticas educacionais, abriam-se os Cadernos Cedes aos debates sobre a democratização da educação; sobre a formação de professores; os cursos, percursos e focos de formação no contexto brasileiro, provocando e convocando professores e educadores do país à participação.

Uma breve retrospectiva dos números publicados nos mostra a abrangência das temáticas e a complexidade da área, em que se destacam ênfases nas questões do ensino, das políticas públicas e da formação de professores, em diferentes contextos e tempos históricos. Os temas abordados nos três primeiros números – Educação Popular, Formação do Educador e Educação e Política – apontam para as tônicas que prevalecerão em pauta, permeando as publicações no periódico. Dentre essas tônicas, o compromisso com uma análise crítica dos processos educativos, a preocupação com os contornos e especificidades do campo educacional e a caracterização de tendências que mobilizam discussões em torno da legislação, das esferas de ensino, concepções e dos modos de atuação. Um estudo mais detido e aprofundado das publicações nos Cadernos poderá evidenciar marcas das transformações em suas nuances e múltiplas determinações no curso da história.

Ao longo das quatro décadas e meia, os Cadernos passaram por diversas mudanças, acompanhando as transformações das condições de produção e dos critérios que foram se estabelecendo no campo editorial. Com a publicação apenas do formato online a partir de 2019, os Cadernos mantêm suas particularidades: de caráter monotemático, publica somente dossiês que discutem assuntos específicos e cujas propostas devem ser previamente aprovadas pelo comitê editorial. As vozes e as experiências de atuação e pesquisa de professores e profissionais em exercício são valorizadas no conjunto das publicações de docentes pesquisadores que compõem um dossiê.

Na tessitura dessas vozes e das temáticas que ganham relevância no primeiro quartil do século 21, o Volume 45 marca uma nova etapa na história dos Cadernos e projeta três Dossiês Temáticos que envolvem acirradas disputas em torno de questões contemporâneas. O primeiro Dossiê que entra em produção editorial problematiza as Novas facetas da desfiguração do trabalho docente, em épocas em que os avanços de uma concepção mercantil da educação acoplada ao desenvolvimento das tecnologias, das redes sociais e da inteligência artificial (IA) constituem lócus de competição e ameaça às relações de ensino e às formas de produção, acesso e divulgação do conhecimento, provocando a desvalorização e o deslocamento do trabalho docente no cotidiano da instituição escolar. Assim, questões sobre o fundamental na educação se recolocam em novas bases, reiterando a importância de análises críticas das condições estruturais e conjunturais do trabalho de educar e das transformações nos meios e modos de ensinar nos tempos atuais.

Todos os artigos a serem publicados no Volume 45 integram propostas de dossiês temáticos que se encontram em análise pelo Comitê Editorial e em apreciação pelos pareceristas ad hoc. Os respectivos artigos estarão oportunamente disponibilizados, de acordo com a nova sistemática adotada pelo Comitê.

Vale aqui reconhecer e ressaltar o cuidadoso e dedicado trabalho – muitas vezes invisível – que vem sendo realizado, ao longo dos anos, pelas(os) professoras(es) pesquisadoras(es) que compõem o Comitê Editorial, as(os) quais dedicam parte de seu tempo às leituras e análises de textos e propostas; sugerem e incentivam temáticas relevantes; e participam dos encontros mensais para a discussão atenta e incansável das novas condições que se apresentam, das proposições e repercussões do periódico, tendo em vista o aprimoramento das publicações, assim como o compromisso de levar avante, de maneira consistente, seu projeto editorial.

Leitores e leitoras estão convidados a visitarem o site dos Cadernos, disponível em https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/cadernos-cedes, e acompanharem as publicações, apreciarem suas capas, acessarem os sumários de todos os números publicados, conhecerem seus organizadores e autores; ao mesmo tempo em que terão acesso aos textos publicados na plataforma SciELO – https://www.scielo.br/j/ccedes/ –, atentando para os temas e os termos que vão sendo pautados, aqueles que insistentemente persistem, aqueles que se recolocam ou se esvaem no curso das transformações históricas.

Agradecimentos

Não se aplica.

  • Financiamento
    Não se aplica.

Disponibilidade de dados de pesquisa

Todos os dados são apresentados no artigo.

Referências

  • BRANDÃO, C. R. Da educação fundamental ao fundamental da educação. Cadernos Cedes, n. 1, p. 5-34. Campinas, SP: CEDES, 1980.
  • DE ROSSI, V. L. S.; PINO, I. R. (orgs.). Catálogo Memória: Revista Educação & Sociedade e Cadernos Cedes. Campinas: CEDES, 2002.
  • Unesco. Summary report of the International Conference on Adult Education, Elsinore, Denmark, 19-25 June 1949, 1949. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000071263 Acesso em 20 Jan. 2025.
    » https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000071263

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Fev 2025
  • Data do Fascículo
    2025

Histórico

  • Recebido
    27 Jan 2025
  • Aceito
    07 Fev 2025
location_on
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro