A formação do pedagogo e a educação nas prisões: reflexões acerca de uma experiência

Pedagogue training and education in prisons: reflections about an experience

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Alexandre Filordi de Carvalho Luiz Carlos Novaes Sobre os autores

RESUMO:

O objetivo deste artigo foi problematizar a formação do educador para atuar no novo contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais, tendo como referência as diretrizes que orientam e organizam o curso de Pedagogia e a oferta da educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas regulares e nos estabelecimentos penais. Para tanto, a partir de pesquisas sobre a temática, realizou-se um debate teórico-crítico em torno dos limites e das possibilidades implicados no exercício da docência em estabelecimentos penitenciários, bem como das condições de contratação de professores, no estado de São Paulo, para este tipo de atuação docente. A formação do pedagogo, numa perspectiva crítica, foi abordada desde a experiência inovadora realizada na Universidade Federal de São Paulo.

Palavras-chave:
Educação nas prisões; Educação de jovens e adultos; Formação do pedagogo; Exercício da docência; Política educacional.

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