Acessibilidade / Reportar erro

QUANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL É NA ALDEIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES INDÍGENAS EM FORMAÇÃO

WHEN EARLY CHILDHOOD EDUCATION OCCURS IN THE VILLAGE: NARRATIVES OF INDIGENOUS TEACHERS IN TRAINING

RESUMO

Este artigo visa refletir sobre a educação infantil no processo de formação de professores na educação escolar indígena. Tem como base as narrativas de professores no curso de Pedagogia Intercultural Indígena no Vale do Javari (AM), Brasil. Tais narrativas foram produzidas a partir das disciplinas “Infâncias e Escola Indígena” e “Estágio Supervisionado”, as quais foram organizadas em três procedimentos: as narrativas pessoais da própria infância; as narrativas por etnia, nas quais se destacaram a forma como as crianças vivem nas comunidades; e as narrativas sobre a criança nas escolas indígenas de educação infantil.

Palavras-chave
Infâncias indígenas; Educação infantil; Professores em formação

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br