Open-access RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO PROJETO DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO 2050

RE-SIGNIFICATION OF TEACHING WORK IN THE UNESCO´S EDUCATION 2050 PROJECT

REDEFINICIÓN DE LA LABOR DOCENTE EN EL PROYECTO DE LA UNESCO PARA EDUCACIÓN 2050

RESUMO

Este artigo analisa o relatório Reimaginar nosso futuro juntos, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2021. Evocando um futuro justo, sustentável e pacífico, o relatório propõe reformas no currículo, na formação docente e na organização escolar. Recomenda a aproximação da educação não formal e informal à formal, apoiando o setor privado como provedor de serviços públicos. Ainda, desqualifica a escola pública e a universidade como instituições formadoras e incentiva o crescimento da indústria educacional global. Assim, atribui novo significado à escola e ao trabalho docente, visando assegurar as condições de produção e reprodução social capitalistas.

Palavras-chave
Trabalho e educação; Política educacional; Desenvolvimento sustentável; Unesco

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