Open-access MAPEAMENTO DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA AOS ESTUDOS EM POLÍTICA EDUCACIONAL

MAPPING THE PRIVATIZATION OF PUBLIC EDUCATION IN BRAZIL: A METHODOLOGICAL CONTRIBUTION TO STUDIES IN EDUCATIONAL POLICY

MAPEO DE LA PRIVATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN PÚBLICA EN BRASIL: UNA CONTRIBUCIÓN METODOLÓGICA A LOS ESTUDIOS EN POLÍTICA EDUCATIVA

RESUMO

O artigo apresenta metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (GREPPE) para análise da privatização da educação no Brasil, partindo do enquadramento teórico-metodológico que considera a política educacional em três dimensões (oferta educacional, gestão da educação e currículo) e em pesquisas denominadas mapeamento longitudinal realizadas a partir de: 1 – inventário e sistematização de dados primários em séries temporais para distintos contextos relativos com vistas a mapear e identificar formas de privatização; 2 – tendências visibilizadas em função da capilaridade dos processos analisados da tipificação de organizações privadas com maior incidência e as consequências para o direito à educação. Os resultados destacam a contribuição de pesquisas de tipo mapeamentos longitudinais de política educacional para a organização, sistematização e análise de dados e informações – possibilitando identificar e compreender tendências, padrões e mudanças de aspectos da política educativa ao longo de determinado período.

Palavras-chave
Mapeamento; Política educacional; Privatização no Brasil; Metodologia de pesquisa

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