RESUMO
O objetivo deste estudo é analisar como a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se tornou uma expressão das instituições privado-filantrópicas representando o “terceiro setor” na área educação especial. Como fundamento teórico-metodológico buscamos o materialismo histórico-dialético, especificamente as contribuições de Gramsci nas categorias Estado Integral, Aparelho Privado de Hegemonia (APH) e hegemonia. Como procedimento metodológico foram analisados documentos legais e da Fenapaes no período de 1974 a 2016. O estudo evidenciou que a Fenapaes se consolidou uma instituição hegemônica na área da educação especial e, também, como APH, criando consenso de manutenção do atendimento das Pessoas com Deficiência (PcDs) em instituições privado-filantrópicas com autorização do Estado; para isso, passa a assumir a posição de “terceiro setor” por um modelo de frente liberal-ultraconservadora.
Palavras-chave
Educação especial; Público e privado; Terceiro setor; Fenapaes