Open-access PRECARIZAÇÃO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

PRECARIZATION OF TEMPORARY TEACHERS IN BASIC EDUCATION: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW

PRECARIZACIÓN DE LOS PROFESORES TEMPORALES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA: UNA REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de um amplo levantamento bibliográfico sobre a história da produção acadêmica acerca do professor temporário no Brasil realizado no âmbito de uma pesquisa de doutorado desenvolvida entre os anos de 2018 e 2022. Para tal, as fontes utilizadas foram o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Revista Brasileira de Educação, a Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, a Revista de Financiamento da Educação e a Revista Educação & Sociedade, além de anais dos eventos acadêmicos selecionados. Apresentam-se os aspectos metodológicos que embasaram o levantamento bibliográfico, assim como uma síntese dos achados sobre os efeitos da precarização docente da educação básica.

Palavras-chave
Precarização; Professor temporário; Educação básica pública; Redes estaduais

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