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O óbvio/silenciado das marcas do humano: comentários sobre os processos educativos escolares, a partir de uma leitura das contribuições de Angel Pino

The obvious/silenced human marks: comments on the school educational processes, based on the reading of Angel Pino's contributions

Resumo:

Este texto tem como objetivo analisar práticas escolares direcionadas a alunos identificados como "deficientes" e ressaltar aspectos do desenvolvimento cultural dessas pessoas, a partir da abordagem histórico-cultural, em especial das contribuições de trabalhos de Angel Pino. Para tanto analisa registros de estagiários, acadêmicos de Pedagogia, que acompanharam alunos matriculados em escolas comuns, dentro da perspectiva que tem se denominado de "educação inclusiva". As análises ressaltam situações identificadas como de "invisibilidade" e de "silenciamento" desses alunos. Argumenta-se que essas situações são práticas sociais plenas de significação e que essa produção social marca o desenvolvimento cultural e a constituição de todos os sujeitos envolvidos: os alunos, as professoras e as estagiárias.

Palavras-chave:
Educação inclusiva; Alunos com deficiência; Psicologia histórico-cultural; Alunos 'incluídos'

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