Open-access NEGÓCIOS EM JOGO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA DISPUTA DE HEGEMONIA EM CAMPINA GRANDE-PB

BUSSINESS AT STAKE: THE TEACHING CONTINUED FORMATION IN AN HEGEMONICAL DISPUTE IN CAMPINA GRANDE-PB

NEGOCIOS EN JUEGO: LA FORMACIÓN CONTINUA DE DOCENTES EN LA DISPUTA DE HEGEMONÍA EN CAMPINA GRANDE-PB

RESUMO

O artigo analisa ações de formação docente continuada implementadas na rede municipal de ensino de Campina Grande-PB, em sintonia com aparelhos privados de hegemonia (APH), no âmbito dos programas Aprender Valor, do Banco Central do Brasil, e Alfabetização Campina de A a Z, da Secretaria de Educação do município (Seduc-CG) em parceria com o Instituto Gesto. Parte do pressuposto de que tais formações são coerentes com o aprofundamento das lógicas do mundo dos negócios e do capital financeiro, rentista, especulativo e de investimentos. Conclui-se que os APH promovem uma formação continuada que visa instrumentalizar os professores, para que estes se tornem, em sua prática pedagógica, disseminadores da sociabilidade capitalista, individualista, consumista e especulativa.

Palavras-chave
Formação continuada; Campina Grande-PB; Aparelhos privados de hegemonia; Lógica mercantil

location_on
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro