RESUMO
O presente estudo investiga a relação estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA (Semec) e o Centro Comunitário São Paulo, a partir dos convênios de 2018 a 2022, para oferta educacional. A pesquisa é fundamentada no materialismo histórico-dialético, utilizando documentos oficiais da Semec, do Censo Escolar e do portal da transparência. Os resultados indicam contradições na equivalência do quantitativo de matrículas ofertadas e nos recursos financeiros previstos e repassados.
Palavras-chave
Privatização da educação; Oferta educacional; Fundo público
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Fonte: Elaborado pelos autores com base nos microdados do Censo Escolar de 2018 a 2022 (
*Valores atualizados pelo IPCA a preços de janeiro de 2024. Fonte: Elaborado pelos autores com dados atualizados do IPCA (jan./2024), com base nos valores dos Termos de Colaboração n.º 032/2018 (
* Valores atualizados pelo IPCA a preços de janeiro de 2024. VAC = Valor Anual Calculado; VTC = Valores dos Termos de Colaboração. Fonte: Elaborado pelos autores com base nos Termos de Colaboração, publicados nos DOMs (
Fonte: Elaborado pelos autores com base na