Open-access TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL: INCIDÊNCIAS SOBRE TRABALHO NA GESTÃO ESCOLAR

DIGITAL TECHNOLOGIES IN NATIONAL ACADEMIC PRODUCTION: IMPACT ON WORK IN SCHOOL MANAGEMENT

TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA NACIONAL: INCIDENCIAS SOBRE EL TRABAJO EN LA GESTIÓN ESCOLAR

RESUMO

Neste estudo objetiva-se analisar as implicações da introdução de tecnologias e plataformas digitais no processo de trabalho de dirigentes escolares. Com revisão sistemática da produção acadêmica brasileira sobre o tema, procedeu-se à pesquisa em duas bases: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – considerando teses de doutorado –; e Portal de Periódicos da Capes – restrito a artigos. Optou-se por não aplicar recorte temporal a fim de apreender a trajetória histórica da produção. Identificou-se cinco tópicos principais, que caracterizam o trabalho do gestor escolar com o uso das plataformas: despreparo; facilidade; extensão de jornada; controle; e burocratização.

Palavras-chave
Gestor escolar; Tecnologias digitais; Trabalho

location_on
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro