Open-access OBSCURA CLARIDADE NO TRABALHO DOCENTE: DEBATES TEÓRICOS E EMPÍRICOS

OBSCURE CLARITY IN TEACHING WORK: THEORETICAL AND EMPIRICAL DEBATES

CLARIDAD OSCURA EN LA LABOR DOCENTE: DEBATES TEÓRICOS Y EMPÍRICOS

RESUMO

Discutem-se, neste artigo, categorias analíticas que envolvem diretamente a profissão docente. Considera-se que uma das intencionalidades do Estado Gerencialista é reduzir e desvalorizar a função pública. Sustentam esta análise dados concernentes às formas de contratação de docentes no Brasil e na França, de 2010 a 2020, anos inicial e final da publicação do Censo Escolar no Brasil. Constata-se que, a despeito de haver mais docentes concursados em ambos os países, os contratos temporários crescem em diversos estados brasileiros e chegam a 74% no Acre, por exemplo; já na França, os não concursados concentram-se em territórios mais vulneráveis socialmente.

Palavras-chave
Professor; Precariedade objetiva; Precariedade subjetiva; Precariedade multiforme; Função pública

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