Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos

Memory and (re)creation in teacher education: treading paths

Simone Cristiane Silveira Cintra Ana Angélica Albano Sobre os autores

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as possibilidades formativas estabelecidas na relação entre memória, criação e formação docente. O texto traz reflexões sobre aspectos de uma prática de formação realizada com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Objetivamos, com esta reflexão, estabelecer relações entre os processos de rememoração e de criação de narrativas cênicas vivenciados pelas alunas, na perspectiva de que essas relações venham a contribuir para a pesquisa e as práticas de formação docente. Constituem os referenciais teóricos deste trabalho estudos sobre a pesquisa (auto)biográfica e aportes da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Resulta dessa análise a identificação dos processos de criação como espaços privilegiados para a produção e elaboração de símbolos, potencializando a ordenação do vivido por meio do rememorar, do encenar histórias de vida e do registro das experiências de formação com palavras e imagens.

Memória; Símbolo; Formação de professor; Psicologia Analítica


CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
Accessibility / Report Error