UM OLHAR COMPARADO SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM CARIACICA (ES)

A comparative look at policies of inclusion in basic education schools in Cariacica, ES, Brazil

Denise Meyrelles de Jesus Sônia Aparecida Alvarenga Vieira Karolini Galimberti Pattuzzo Breciane Alexandro Braga Vieira Sobre os autores

RESUMO:

Este trabalho apresenta uma perspectiva de estudos comparados em políticas públicas de Educação Especial das redes públicas de ensino de Cariacica (ES). Dialoga com a legislação vigente, com autores que discutem políticas educacionais e com o aporte da Sociologia do Conhecimento, de Souza Santos (2008). As análises abarcam as equipes centrais, a identificação dos alunos e os serviços disponíveis. Ao olhar comparativamente as políticas de Educação Especial das redes públicas de ensino, encontram-se similaridades e especificidades atravessando o processo de inclusão escolar dos alunos.

Palavras-chave:
Educação especial; Inclusão escolar; Políticas em ação

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br