Open-access A REPRODUÇÃO DO AUTORITARISMO SECUNDÁRIO VIA SISTEMA EDUCACIONAL, OU O QUE A PANDEMIA DE COVID-19 TAMBÉM REVELOU SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LA REPRODUCCIÓN DEL AUTORITARISMO SECUNDARIO POR MEDIO DEL SISTEMA EDUCATIVO O LO QUE LA PANDEMIA DEL COVID-19 HA SACADO A LA LUZ SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESSORADO

RESUMO

O presente artigo debate um modelo inovador de formação de professores desenvolvido entre 2020 e 2024 na Alemanha cuja hipótese reside na presença de ambiguidades, ambivalências e antinomias causadas pela mudança social que findam por constituir estruturas autoritárias latentes de significado não abordadas pelo sistema educacional alemão. A pesquisa apoiou-se em métodos mistos que correlacionaram análises de dados secundários, mesas-redondas de ativismo, entrevistas com estudantes e observação participante com métodos hermenêuticos de imagem e análises de impacto. Constatou-se que o programa contribuiu para ressignificar experiências anteriormente ancoradas na ordem, na submissão e no foco em si mesmos, além de avaliar o capitalismo digital, a quarta onda de digitalização.

Palavras-chave
Formação de professores; Digitalização; Autoritarismo; Sistema educacional alemão

location_on
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro