Open-access OS PROJETOS DE ESCOLA PÚBLICA PARA OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

PUBLIC SCHOOL PROJECTS FOR STUDENTS OF THE SPECIAL EDUCATION

PROYECTOS DE ESCUELAS PÚBLICAS PARA ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN ESPECIAL

RESUMO

Este artigo investiga os projetos de escola pública para estudantes da educação especial, conforme a perspectiva hegemônica e a disputa por outra hegemonia. A partir de uma abordagem teórico-metodológica que dialoga com o materialismo histórico-dialético, a pedagogia histórico-crítica e a teoria histórico-cultural, este estudo apresenta uma reflexão sobre o projeto de escola, considerando as tensões e contradições da política educacional. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a leitura e análise de documentos oficiais e textos acadêmicos. Os resultados indicam que a educação especial ainda está marcada por práticas segregadoras. O artigo propõe um projeto de escola pública ancorado no desenvolvimento do humano genérico e que conceba a educação especial como formação escolar.

Palavras-chave
Escola pública; Educação especial; Educação escolar; Organização escolar

location_on
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro